Construindo Pontes de Saberes entre a Filosofia e a Literatura: o Encontro Dramático de Antoine Roquetin com a Liberdade.
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2021.v21n1.p42-72Palavras-chave:
Desamparo. Angústia. Liberdade. Responsabilidade. Contingência.Resumo
Compreender a forma pela qual Jean Paul Sartre articulou seus principais conceitos teóricos para construir a narrativa do seu A Náusea, que marcou as suas primeiras posições frente ao existencialismo francês, levando-o, inclusive, ao panteão dos grandes escritores franceses. Para isso, adotou-se uma pesquisa qualitativa, aplicada, explora-tória e descritiva, na qual se construiu pontes de saberes entre a Filosofia e a Lite-ratura. Os resultados da pesquisa mostra-ram alguns recortes textuais extraídos do romance em questão, na qual se evidenciou a forma pela qual o pensador francês articulou os conceitos de contingência, responsabilidade, desamparo, angústia e má-fé para construir a narrativa literária que mar-cou o encontro dramático de Antoine Roquentin com a liberdade. A pesquisa concluiu que A Náusea pode ser entendida como uma espécie de espelho que permite aos leitores perceberem-se enquanto indivíduos cada vez menos determinados pelas circuns-tâncias históricas, econômicas, sociais, políticas e/ou culturais e cada vez mais livres para construírem as suas vidas com a maior autenticidade possível.
Downloads
Referências
ALLOUCHE, F. Ser livre com Sartre. Tradução de João Batista Kreuch. Petrópolis: Vozes, 2019.
ARANHA, M. L de A; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2000.
BEAUVOIR, S. Memórias de uma moça bem-comportada. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.
DIAZ, L. A. M. Roquentin, contingência e náusea. Eleuthería, Campo Grande, v.2, n.2, p.24-45, jun./nov. 2017.
ELKAIM-SARTRE, A. Situação da conferência. IN: SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2014
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2013.
MOUTINHO, L. D. S. Sartre: existencialismo e liberdade. São Paulo: moderna, 1995.
PERDIGÃO, P. Existencialismo e liberdade: uma introdução à filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&PM, 1995.
PEREIRA, E. F.; MELLO, T. V.; BERVIQUE, J. A. O homem e a angústia existencial em Jean-Paul Sartre. Revistas Científicas Eletrônicas, São Paulo, ano 9, n. 16, p.1-8, maio 2011.
PEREIRA, P. S. da M. A literatura como projeto filosófico: análise do romance A Náusea, de Jean-Paul Sartre. Revista Mosaicum, Teixeira de Freitas – BA, v.13, n.26, p.11-29, jul./dez.2017.
REALE, M. Introdução à filosofia. São Paulo: Saraiva, 1989.
SARTRE, J. P. As palavras. Tradução de J. Guinsburg. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
SARTRE, J. P. O ser e o nada: ensaio de fenomenologia ontológica. Tradução de Paulo Perdigão. 5.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
SARTRE, J. P. A náusea. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
SILVA, F. L. Literatura fundamental 72: A Náusea. 2015. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Wvt_2qeiP2g>. Acesso em: 03 mar. 2020.
SILVA, L. C. da; VACCARO, M. M. A constituição do sujeito: uma reflexão a partir de Jean-Paul Sartre. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.7, n.2, p.99-109, jul./dez.2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.