Teoria crítica da tecnologia: uma reflexão a partir das contribuições de Andrew Feenberg

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p184-196

Palabras clave:

tecnologias digitais, eixos teóricos, significados, concepção democrática

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar formas de compreender tecnologias a partir da teoria crítica de Andrew Feenberg. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo bibliográfico que aborda os fundamentos do instrumentalismo, determinismo e substantivismo, bem como as influências que contribuíram para a formulação da teoria crítica da tecnologia. Conclui-se que tecnologias podem ser compreendidas como neutras, inevitáveis, fiéis às regras da eficiência, autônomas e capazes de incorporar valores substanciais. A teoria crítica da tecnologia acrescenta que elas podem ser consideradas resultado do conhecimento técnico dos especialistas envolvidos no projeto tecnológico somado às experiências dos seus usuários. A concepção democrática da tecnologia emerge dessa compreensão, como um caminho para que usuários possam influenciar o projeto tecnológico, de forma a representar interesses diversos e contextos distintos.

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Biografía del autor/a

  • Luciana de Lima Dusi, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Departamento de Finanças e Controladoria. Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Especialização Lato Sensu em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – RJ. Graduação em Ciências Contábeis pela FCCAMS - JF.

Referencias

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Publicado

2024-10-01

Número

Sección

Artigos Temática Livre

Cómo citar

DE LIMA DUSI, Luciana. Teoria crítica da tecnologia: uma reflexão a partir das contribuições de Andrew Feenberg. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 3, p. 184–196, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p184-196. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2453.. Acesso em: 2 oct. 2024.

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