A superação da alienação em Karl Marx

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2022.v22n3.p98-117

Palabras clave:

Salvação, Política, Religião, Filosofia, Proletariado

Resumen

O texto a seguir versa sobre a problemática da alienação humana em Karl Marx. Nosso objetivo é tratar esta questão proposta por ele em contraposição ao ponto de vista político, religioso e econômico de sua época. O texto está dividido em três tópicos. No primeiro, analisaremos o problema da alienação do ponto de vista religioso (judaico e cristão) e; no segundo, a análise será do ponto de vista político; por último, apontaremos a filosofia e o proletariado como agentes de salvação através do comunismo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Tadeu Batista de Souza, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

    Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), Mestre(1996) e graduado em Filosofia(1991) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco e dos programa de pós-graduação-mestrado e doutorado em ciências da religião e Filosofia (mestrado). Tem experiência nas áreas de Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e ética, com ênfase nos seguintes temas: Levinas, Deus, religião, ética, alteridade, hermenêutica e subjetividade.

  • Edson Pereira da Silva, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, graduado em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná e graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua no grupo de pesquisa: Religião Cristã, Fundamentos e Desafios Contemporâneos da Universidade Católica de Pernambuco. Desenvolve atualmente suas pesquisas sobre: a existência de descrições de métodos e conceitos na Religião, Filosofia e Ciências de metamorfoses cerebrais da imagem humana, que podem ser aplicadas em toda as esferas da vida humana. Com efeito, demonstra a importância e a aplicabilidade da pesquisa para as áreas voltadas para a formação humana como: a Teologia, a Filosofia e a Pedagogia.

Referencias

ALVES, Rubem Azevedo. O suspiro dos oprimidos. São Paulo: Ed. Paulinas, 1984.

BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2008.

LÖWIT, Karl. De Hegel a Nietzsche: A ruptura revolucionária no pensamento do século XIX: Marx e Kierkegaard. São Paulo: Editora da Unesp, 2014.

MALINA, Bruce J. O Evangelho de Jesus – O reino de Deus em perspectiva mediterrânea. São Paulo: Paulus, 2004.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2013.

MÉSÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2016.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social: princípios do direito político. São Paulo: EDIPRO, 2015.

Publicado

2022-12-22

Cómo citar

SOUZA, José Tadeu Batista de; SILVA, Edson Pereira da. A superação da alienação em Karl Marx. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 22, n. 3, p. 98–117, 2022. DOI: 10.25247/P1982-999X.2022.v22n3.p98-117. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2249.. Acesso em: 30 jun. 2024.

Artículos similares

1-10 de 265

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.