Formação Humana e Espiritualidade em Dostoiévski: Uma Leitura Levinasiana

Authors

  • José Afonso Chaves Universidade Católica de Pernambuco
  • Adriana Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2019.v19n3.p115-134

Keywords:

Formação Humana. Espiritualidade. Rosto. Lévinas. Dostoiévski.

Abstract

O artigo tem por objetivo problematizar e evidenciar que o amadurecimento espiritual é um aspecto constitutivo dos processos educativos da formação humana e a literatura é um recurso eficaz para pensar a dinâmica desses processos existenciais no âmbito da educação. Dessa forma, desenvolve-se uma análise do uni-verso romanesco de Dostoiévski, especificamente das personagens Sônia e Raskolnikov do romance Crime e castigo, em seus percur-sos existenciais a partir do con-ceito de Rosto de Emmanuel Lévinas. Conclui que as persona-gens do romance dostoieviskiano oferecem substantiva contribuição para pensar processos educativos que visem a Formação Humana que contemplem a dimensão espi-ritual dos indivíduos em sentido antropológico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • José Afonso Chaves, Universidade Católica de Pernambuco

    Doutor em Sociologia pela UFPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião/Unicap.

  • Adriana Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Filosofia da Educação pela UFPE.

References

ABBAGNANO. Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ANCILLI, Ermanno. Dicionário de espiritualidade. São Paulo: Loyola, 2012.

BEZERRA, Paulo. Prefácio do tradutor. In: DOSTOIÉVSKI, F. Crime e castigo. São Paulo: Editora 34, 2008.

BOLLNOW, O. F. Pedagogia e Filosofia da Existência. Petrópolis: Vozes, 1974.

BOLLNOW, O. F. Filosofia Existencial. Saraiva & C.a Editores. São Paulo, 1946.

BOLLNOW, O. F. Filosofia de La Esperanza. Compañia General Fabril Editora. Buenos Aires, 1962.

COUTINHO, Adriana. Educar depois de Lévinas: para uma pedagogia do Rosto. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, 2008 (Dissertação de Mestrado).

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e Castigo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2008.

FRANK, Joseph. Dostoiévski: Os Anos Milagrosos, 1865-1871. São Paulo: Edusp, 2003.

FRANK, Joseph. Dostoiévski: O Manto do Profeta, 1871-1881. São Paulo: Edusp, 2007.

LÉVINAS, E. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 2000.

LÉVINAS, E. Ética e infinito. Lisboa: Edições 70, 2000a.

PAREYSON, Luigi. Dostoiéski: Filosofia, Romance e Experiência Religiosa. São Paulo: Edusp, 2012.

RÖHR, F. Educação e Espiritualidade. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

RÖHR, F. Fundamentos epistemológicos da educação na pesquisa em didática e prática do ensino. In: SILVA, Aída; et. al (orgs.). Educação formal e não formal: processos formativos e saberes pedagógicos. Recife: Bagaço, 2006.

STRINGARI, R. O Eu e o Outro na educação: uma abordagem filosófica a partir de E. Lévinas e E. Dussel. 2007. 78 p. Dissertação de Mestrado, 2007.

Published

2019-12-23

How to Cite

CHAVES, José Afonso; COUTINHO, Adriana. Formação Humana e Espiritualidade em Dostoiévski: Uma Leitura Levinasiana. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 19, n. 3, p. 115–134, 2019. DOI: 10.25247/P1982-999X.2019.v19n3.p115-134. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1574.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

61-70 of 93

You may also start an advanced similarity search for this article.