O infinito entre nós: verdade e justiça segundo Levinas [The infinity between us: truth and justice according to Levinas]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2013.v1n2.p77-96Resumo
Emmanuel Levinas (1906-1995), filósofo contemporâneo nascido na Lituânia e naturalizado francês, promove uma singular renovação da filosofia. Essa renovação começa com a sua tese segundo a qual há um primado da relação frente a frente – ou ética –, origem de todo o sentido, até mesmo o da teoria. Rompendo com a filosofia na primeira pessoa (imanente), Levinas propõe o diálogo como o modo autêntico do filosofar. Nesse sentido, ressalta em sua filosofia a figura de Outrem que, na expressão de seu Rosto, desafia os poderes da filosofia imanente-transcendental. Oriundo da tradição fenomenológica, Levinas extrapola seus limites – da Totalidade – introduzindo a noção de Infinito como “infinito ético”. No contexto da sua fi losofi a, noções importantes da tradição filosófica adquirem uma nova significação, entre elas a noção de “verdade”. O objetivo do presente artigo é apresentar, ainda que de um modo propedêutico, o modo como Levinas constitui a noção de verdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.