Educação e sociedade

uma discussão a partir dos autores Émile Durkheim e Antonio Gramsci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n2.p41-56

Palavras-chave:

pedagogia, consciência, transformação social

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar o conceito de Educação apresentado por Émile Durkheim e Antonio Gramsci, levando em consideração os contextos históricos de cada autor. A análise é baseada em uma revisão bibliográfica das obras A Educação e a Sociologia (1892) e Cartas do Cárcere, escritos do caderno 12 publicado em 1948 e 1951. Os resultados obtidos apontam que, para Durkheim, a educação desempenha um papel fundamental na transmissão e na internalização da moral social, adequando os indivíduos para se integrarem à sociedade. Já para Gramsci, a educação, por intermédio da pedagogia, mostra-se como instrumento mediador e fundamental no processo de compreensão da sociedade, possibilitando o desenvolvimento da consciência da posição social, podendo contribuir com a transformação da sociedade, pois desafia as estruturas de poder e promove a emancipação das classes subalternas.

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Biografia do Autor

  • Francieli Betiate, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (2023-2024) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Educação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Assis Gurgacz (2007). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana pela UNIPAN (2009) e em Psicopedagogia pela Universidade Positivo (2018). Atua como Professora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Cascavel desde 2012. Ocupou o cargo de Diretora de CMEI entre 2019 e 2020 e desempenhou a função de Coordenadora Pedagógica de CMEI de 2021 a 2023.

  • Maria Helena da Silva Arceles, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Atualmente é professora de educação infantil na rede pública do município de Cascavel, Pr. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação - Nível Mestrado, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro do Grupo de estudos da Pedagogia Histórico-Crítica 2025.

  • Aparecida Favoreto , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

     Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Docente Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Professora no Mestrado e Doutorado em Educação e no Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel. Membro e líder do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE/CNPq).

Referências

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

BETIATE, Francieli; ARCELES, Maria Helena da Silva; FAVORETO, Aparecida. Educação e sociedade: uma discussão a partir dos autores Émile Durkheim e Antonio Gramsci. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 25, n. 2, p. 41–56, 2025. DOI: 10.25247/P1982-999X.2025.v25n2.p41-56. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2867.. Acesso em: 5 dez. 2025.

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