A relevância da cultura popular e a educação cidadã na perspectiva filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n1.p%25p

Palavras-chave:

educação, cultura popular, educação cidadã, filosofia

Resumo

A prática educativa se encontra com vieses e nuances extremadamente complexas que convergem no cotidiano escolar e em especial na sala de aula. A cultura é necessária para formar um ambiente frutífero para pesquisa e investigação para todo aquele que ambiciona encontrar o caminho exitoso do fazer educativo. Nesse cenário de busca constante pela compreensão das dinâmicas sociais, correntes pedagógicas, ideologias e filosofias aplicáveis, o presente artigo se propõe a estudar sobre a relevância da cultura popular e a educação cidadã na perspectiva filosófica. O referenciado estudo pretende uma reflexão permeada em torno do processo educacional e a inserção da cultura popular na práxis pedagógica, bem como sua conjunção com o conceito e compreensão de educação cidadã em um olhar filosófico. Por meio do pensamento de Gramsci, o recorte expressa a relevância no que tange ao necessário uso da cultura popular como elemento didático para alcance de uma educação holística e preparatória para a inserção e formação de um aluno para assumir o papel de cidadão em uma sociedade diversamente plural.

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Biografia do Autor

  • Diego Alves da Silva

    Mestrando em Filosofia pelo PROF-FILO, Núcleo IFSertãoPE, Petrolina, Pernambuco, Brasil

  • Gabriel Kafure da Rocha, IFSertãoPE

    Graduação em Filosofia: Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialização em Metodologia do Ensino Superior na UFMA. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia da UFPI. Doutorado em Filosofia pela UFRN. Pós-doutorado no PPG Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste. Professor efetivo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano em Petrolina - PE, Campus Zona Rural e Docente Permanente nos PPGs Mestrado Profissional em Educação Tecnológica PROF-EPT Salgueiro IFSertãoPE, no PPGFIL UECE. Atualmente coordena o Núcleo do Mestrado Profissional em Filosofia PROF-FILO IFSertãoPE. Editor-chefe das revistas: Kalagatos, Cadernos Cajuína e Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online.

    Tel: 87 996601221

  • Aurélio Secundo Ferreira

    Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo PROFEPT, IFSertãoPE - Salgueiro, Pernambuco, Brasil

    Tel: 89 9975-6943

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Publicado

2025-03-10

Como Citar

SILVA, Diego Alves da; ROCHA, Gabriel Kafure da; FERREIRA, Aurélio Secundo. A relevância da cultura popular e a educação cidadã na perspectiva filosófica. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 25, n. 1, p. 127–142, 2025. DOI: 10.25247/P1982-999X.2025.v25n1.p%p. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2522.. Acesso em: 17 mar. 2025.

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