Narrativas visuais na paisagem semiótica urbana para construir a memória coletiva

uma abordagem transdisciplinar

Autores

  • Neyla Graciela Pardo Abril Universidad Nacional de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2022.v22n1.p19-45

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Discurso multimodal e multimídia, ECDMM, Arte pública, Mural, Memórias

Resumo

O século XXI caracterizou-se por vincular grandes grupos sociais a formas de comunicação em que todos os recursos semióticos disponíveis na sociedade são utilizados pelos interlocutores no processo de construção de sentido. A partir das reflexões de Kress (2010); Ledin e Machin (2018) e Van Leeuwen y Djonov (2015), entre outros, a investigação de discursos multimodais e multimídia, a partir de uma perspectiva crítica, continua sendo uma questão relevante para explicar como ocorrem os eventos comunicativos contemporâneos e determinar suas implicações para a construção de sociedades mais justas e inclusivas. A conceituação do discurso integra-se na abordagem dos processos de design, produção, interpretação e circulação social, através dos diferentes modos - sistemas de signos -, as formas como seus diferentes níveis estruturais e funcionais se inter-relacionam como ação social, e os formas como o conhecimento é socializado nos muros da cidade, como recurso tecnológico. Propõe-se refletir sobre a abordagem aplicada aos Estudos Críticos do Discurso Multimodal e Multimídia (ECDMM) para verificar a incontornável tarefa de assumir sua análise e interpretação a partir de um quadro epistêmico transdisciplinar, o que implica um projeto mais amplo que envolve memória e construção da paz. O discurso é assumido como parte da paisagem semiótica urbana de Bogotá, na qual se destaca a integração de sistemas de signos de ordem visual verbal, como a linguagem, e de ordem visual gráfica, como imagem e cor. O muro da Ruta de la Memoria é entendido como o suporte tecnológico pelo qual se distribuem os modos de conhecer a realidade, neste caso, na memória. Os muros tornam-se um recurso midiático urbano, ao apoiar a materialização de conteúdos multimodais, adquirindo um caráter multimídia. O discurso público que circula na "Rota da Memória" cria uma atmosfera para o cidadão que contribui para estruturar interações comunicativas, que podem ser assimiladas aos discursos das redes sociais, ou a outras formas de comunicação midiática contemporânea. Entende-se a importância da produção dos sentidos que surgem na integração dos sistemas semióticos articulados à ordem visual, para reconhecer a relevância do discurso multimodal e multimídia que se apropria da cidade em uma situação sociopolítica, articulado ao cumprimento dos Acordo de Paz (2016). Propõe-se continuar uma posição metodológica transdisciplinar, que permita abordar criticamente os murais, desvendando as representações que se encarnam nos discursos que circulam publicamente e fazem da interação comunicativa um fenômeno onipresente na vida sociocultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Neyla Graciela Pardo Abril , Universidad Nacional de Colombia

    Doctora en Filología-Lingüística Española. Profesora titular de la Universidad Nacional de Colombia e investigadora en el Instituto de Estudios en Comunicación y Cultura (IECO) y en el Departamento de Lingüística. Investigadora emérita (Minciencias-UNAL) y líder del Grupo Colombiano de Análisis del Discurso Mediático y del Observatorio Nacional de Memoria (ONALME). Actual vicepresidenta para las Américas de la IASS y coordinadora SPEME-Colombia.

Referências

ACUERDO de paz. Disponible en: https://www.jep.gov.co/Normativa/Paginas/Acuerdo-Final.aspx. Accesado em: 19 feb. 2022.

ARENDT, H. La condición humana. Barcelona: Paidós. 1993

ATEMPO https://www.colectivoatempo.org/mision. Accesado em: 19.02.2022.

BAKHTIN, M. Estética de la creación verbal. México: Siglo XXI, 1982.

BARTHES, R. Retórica de la imagen, En: Lo obvio y lo obtuso. Imágenes, gestos, voces, 1992.

BATEMAN, J. Peircean semiotics and multimodality: Towards a new synthesis. Multimodal Communication, v. 7, n. 1, 2018.

BATEMAN J. Text and image: A critical introduction to the visual/verbal divide. Londres: Routledge, 2014.

BEDNAREK, M. Investigating evaluation and news values in news items that are shared through social media. Corpora, 11(2), 227-257, 2016.

CASA KILELE. https://www.casakilele.com/la-fundacion. Accesado em: 19.02.2022.

CAPLE, H., y KNOX, J. S. Genre (less) and purpose (less): Online news galleries. Discourse, context & media, v. 20, p. 204-217, 2017.

CAPLE, H., y KNOX, J. S. A framework for the multimodal analysis of online news galleries: What makes a “good” picture gallery? Social Semiotics, v. 25, n. 3, p. 292-321, 2015.

CAPLE, H., y KNOX, J. S. Online news galleries, photojournalism, and the photo essay. Visual communication, v. 11, n. 2, 207-236, 2012.

CRYSTAL, D. The Cambridge Encyclopedia of Language (3ra edición). Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

DÍAZ CORRALES, D. Y. Graffiti en Bogotá: Entre las latas, los muros y los convenios con el distrito, (Tesis de pregrado, Universidad Santo Tomás). 2018.

ECKSTEIN, J. The acoustics of argumentation and advocacy. Argumentation and Advocacy v. 54, n. 4, p. 261–269, 2018.

ELESPECTADOR.COM. Ela Rincón, transformando realidades con el arte. URL: https://www.elespectador.com/entretenimiento/gente/ela-rincon-transformando-realidades-con-el-arte/. (21 de enero, 2022). Accesado em: 19 feb. 2022.

ELTIEMPO.COM. Fotos de líderes sociales asesinados en Colombia. https://www.eltiempo.com/colombia/otras-ciudades/fotos-de-lideres-sociales-asesinados-en-colombia-206590. (20 de abril, 2018). Accesado em: 19.02.2022.

FORCEVILLE, C. Visual and multimodal communication: Applying the relevance principle. Oxford University Press, USA, 2020.

FORCEVILLE C. Multimodality, film, and cinematic metaphor: an evaluation of Müller and Kappelhoff (2018). Punctum: International Journal of Semiotics, v. 4, n. 2, 90-108. 2018.

GAMA-CASTRO, M., Y LEÓN-REYES, F. Bogotá arte urbano o graffiti. Entre la ilegalidad y la forma artística de expresión. Arte, Individuo y Sociedad, v. 28, n. 2, 355-369, 2016.

GÁNDARA, L. Enciclopedia semiológica. Graffiti. Buenos Aires: Eudeba, 2020.

GONZÁLEZ, F. Muralismo Ciudadano. Construcción de la memoria colectiva de Jaime Garzón (Tesis de maestría, Universidad Nacional de Colombia), 2020.

HALLIDAY, M. An Introduction to Functional Grammar. Londres: Arnold, 1985.

INDEPAZ. Masacres en Colombia durante el 2020, 2021 y 2022 Indepaz.org.co/informe-de-masacres-en-colombia-durante-el-2020-2021/. Accesado em: 19.02.2022.

JEWITT, C., BEZEMER, J., y O’HALLORAN, K.L. Introducing multimodality. London, UK: Routledge, 2016.

KRESS, G. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. Abingdon/Nueva York: Routledge, 2010.

KRESS, G., y VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design (2nd ed.). Londres: Routledge, 2006.

KRESS, G., y VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. Londres: Arnold, 2001.

KJIELDSEN, J. E. The study of visual and multimodal argumentation. Argumentation, v. 29, n. 2, p. 115-132, 2015.

HODGE, R., y KRESS, G. Social semiotics, style, and ideology. In Sociolinguistics Palgrave, London, 1997, p. 49-54.

HUMAN RIGHTS WATCH. Informe Colombia. https://www.hrw.org/es/world-report/2021/country-chapters/377396. Accesado em: 19.02.2022.

JEWITT, C., BEZEMER, J. y O'HALLORAN, K. Introducing multimodality. Londres: Routledge, 2016.

JEWITT, C., ADAMI, E., y ARCHER, A. (2021). Editorial, Multimodality & Society, v. 1, n. 1, 2021.

LEAVY, P. Method meets art: Arts-based research. Nueva York: Guilford Publications, 2015.

LEDIN, P. y MACHIN, D. Introduction to multimodal analysis. Bloomsbury Publishing, 2020.

LEDIN, P. y MACHIN, D. (2018). Doing visual analysis: From theory to practice, Londres: Sage, 2018.

LEMKE, J. L. Multimedia, and discourse analysis. In The Routledge handbook of discourse analysis. Londres: Routledge, p. 105-115, 2013.

LEONE, M. The semiotics of the face in the digital era. Perspectives, 17, 27-29, 2018.

LOTMAN, J. La Semiosfera: Semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Cátedra, 1996.

MARTIN, J. R. y ROSE, D. Working with discourse. Meaning beyond the clause. Londres y Nueva York: Continuum, 2007.

MARTINEC, R., y SALWAY, A. A system for image–text relations in new (and old) media. Visual communication, v. 4, n. 3, 337-371, 2005.

PFLAEGING, J., y STÖCKL, H. The rhetoric of multimodal communication. Visual Communication, v. 20, n. 3, p. 319-326, 2021.

PLOMP, A., y FORCEVILLE, C. Evaluating animentary’s potential as a rhetorical genre. Visual Communication, v. 20, n. 3, p. 353-373, 2021.

RUSSI, P. Graffitis: trazos de imaginación y espacios de encuentros. Brasilia: Editorial UOC, 2016.

SILVA, A. Atmósferas ciudadanas: grafiti, arte público, nichos estéticos. Bogotá: U. Externado de Colombia, 2014.

SILVA, A. Imaginarios urbanos. Bogotá: Tercer Mundo Editores, 2000.

STÖCKL, H. Linguistic multimodality–multimodal linguistics: a state-of-the-art sketch. Multimodality: Disciplinary thoughts and the challenge of diversity, p. 41-68, 2019.

THOMPSON, E., y VARELA, F. Radical embodiment: neural dynamics and consciousness. Trends in cognitive sciences, v. 5, n. 10, p. 418-425, 2001.

UNIDAD DE VÍCTIMAS. Registro único de víctimas. https://www.unidadvictimas.gov.co/es/registro-unico-de-victimas-ruv/37394. Accesado em: 19 feb. 2022.

VAN DIJK, T. A. Estudios críticos del discurso: un enfoque sociocognitivo. Barcelona: Paidós, 2016.

VAN LEEUWEN, T. The semiotics of movement and mobility. Multimodality & Society, v. 1, n. 1, p. 97-118, 2021.

VAN LEEUWEN, T. Introducing social semiotics. Psychology Press, 2005.

VAN LEUWEEN, T. y DJONOV, E. Notes towards a semiotics of kinetic typography, Social Semiotics, n. 25, v. 2, p. 244–253, 2015.

VOLOSHINOV, V. El signo ideológico y la filosofía del lenguaje. Nueva Visión: Buenos Aires, 1976.

ZAPPAVIGNA, M. Discourse and social media. The Bloomsbury Handbook of Discourse Analysis, 2021.

Publicado

2022-04-29

Como Citar

PARDO ABRIL , Neyla Graciela. Narrativas visuais na paisagem semiótica urbana para construir a memória coletiva: uma abordagem transdisciplinar. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 22, n. 1, p. 19–45, 2022. DOI: 10.25247/P1982-999X.2022.v22n1.p19-45. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2128.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 64

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.