O Problema da Substituição Salva Veritate em Russell e no Neo Russellianismo
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2018.v1n2.p169-193Palavras-chave:
Russell, Neo-russellianismo, Crença, Relação de Múltipla Aridade, Relação Dual.Resumo
Neste artigo defendo a teoria russelliana da crença como relação de múltipla aridade, frente à teoria da crença como relação dual, mantida pelos neo-russellianos, no tratamento das sentenças em contexto de crença. Para isto, procuro apresentar as soluções que Russell e os neo-russellianos, respectivamente, oferecem para o problema da substituição salva veritate de termos co-referenciais em sentenças de crença. Realço algumas dificuldades que os neo-russellianos parecem não dar conta por considerarem a crença uma relação dual, isto é, uma relação entre o sujeito e uma proposição, mas, também proponho a acolhida de algumas vantagens que eles oferecem para a abordagem do referido problema. E sustento a ideia de que é possível retomar a teoria da crença de Russell como, aliás, alguns já estão fazendo, e oferecer um russellianismo mais forte capaz de responder às dificuldades que o neo-russellianismo levanta.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.