ESTRATÉGIAS RETÓRICAS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOSNA ÁREA DE EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Gêneros, introduções, modelo CARSResumo
Como bem assinala Devitt (2020), a notoriedade dos gêneros se dá pela sua capacidade de trazer consigo convenções, expectativas e normas. Essa tríade se cristaliza, por exemplo, quando Swales (1990) propõe uma perspectiva retórica de análise de gêneros, mais precisamente o modelo CARS (Creating A Research Space). Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias retóricas mobilizadas em 15 introduções de artigos científicos publicados em periódicos da área da educação, e com isso, busca-se atestar (ou não) a (re)incidência das estratégias retóricas delimitadas por Swales. Os resultados auferidos endossam as previsões do modelo, embora contem com algumas ressalvas.
Referências
BEZERRA, B. G. O gênero como ele é (e como não é). São Paulo: Parábola, 2022.
DEVITT, A. J. Genre for Social Action: Transforming Worlds Through Genre Awareness and Action. In: AUKEN, S.: SUNESEN, C. (ed). Genre in the Climate Debate. Varsóvia/Berlim: De Gruyter, 2020. p. 17-33.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge:
Cambridge University Press, 1990.
SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ISABELLE SOARES DE CARVALHO (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.