ELEMENTOS MULTIMODAIS DA LINGUAGEM UTILIZADOS PELA CRIANÇA CEGA EM CONTEXTOS DE BRINCADEIRA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Multimodalidade, Linguagem, Interação, Criança cegaResumo
A multimodalidade diz respeito dos vários modos de uso da linguagem, como: produção oral, gesto, prosódia… O objetivo deste texto é fazer um levantamento bibliográfico das diferentes pesquisas que abordem sobre os recursos multimodais e seus papéis utilizados pela criança cega e pelos interlocutores em situações de brincadeira. Kendon (2017), McNeill (1985, 2015), Ávila Nóbrega (2018) e Fonte (2013) são alguns estudiosos que buscamos como aporte teórico para embasar a pesquisa. O estudo é uma pesquisa exploratória, classificada como bibliográfica, tendo um diálogo entre a natureza qualitativa e quantitativa dos dados obtidos. Os resultados sugerem que a criança cega e seu interlocutor em situações de brincadeira evidenciam e privilegiam dois principais elementos multimodais no momento interativo. A análise desses aspectos contribui para criação de novas formas de inclusão social e educacional.
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