NARRATIVA VISUAL EM MOVIMENTO: A UTILIZAÇÃO DO STOP MOTION STUDIO NA DINAMIZAÇÃO DA LEITURA
Palavras-chave:
espaço educativo, literatura infantojuvenil, aprendizagem efetiva, contação de histórias, Stop Motion StudioResumo
O espaço educativo requer, a cada momento, o desenvolvimento de um olhar inovador e crítico em relação às dinâmicas pedagógicas, bem como a busca por instrumentos pedagógicos conciliadores. Para se ter uma aprendizagem fluída na leitura e escrita do estudante, é importante usar recursos lúdicos para estimular esse processo de aprendizagem, tornando-o dinâmico e atrativo, além de criar espaços apropriados para essas interações. As metodologias ativas favorecem essa flexibilização durantes os exercícios de contação de histórias, uma vez que permitem conhecer diferentes formas de aprender e de compreender os contextos criados. Esta pesquisa tem como intuito a utilização do aplicativo Stop Motion Studio para o trabalho de criação de histórias a partir de livros, abordando propostas no campo da literatura infantojuvenil, sob a orientação teórica de Abramovich (1940) e de Kenski (2007), que refletem sobre o processo de contação de história e a influência das tecnologias educacionais no ensino. Com a utilização de novas tecnologias, os resultados das experiências no aprendizado se mostraram impactantes e significativas, além de preparar estudantes para os desafios crescentes do século XXI. Assim, constata-se que a leitura vai além da decodificação das palavras, promovendo uma conexão eficaz entre as tecnologias e o ambiente educacional.
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum Brasília, DF: 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso: 05 mai. 2024
» http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
KENSKI. Educação e tecnologias. 2º ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 BARBARA BEATRIZ WANDERLEY DE SIQUEIRA, FERNANDA MAYARA DE SOUZA , VITÓRIA MARIA SILVA SANTOS , ROBSON TELES GOMES (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.