A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO CARS
Palavras-chave:
Artigo científico, Modelo CARS, Organização retóricaResumo
O artigo científico é, reconhecidamente, um instrumento com muita importância para a divulgação do conhecimento produzido por pesquisadores. Como gênero textual que realiza determinada função social, ele possui particularidades, convenções, que quem deseja produzi-lo deve conhecer e seguir a fim de obter aceitação na esfera acadêmica. Dentre as convenções, há certas formas de apresentar a argumentação que é desenvolvida em cada seção do artigo científico. O linguista britânico John Swales estudou as estratégias de argumentação da seção de introdução desse gênero textual, revelando as organizações retóricas comumente utilizadas por pesquisadores ao escreverem. O estudo resultou em um modelo de organização dos movimentos retóricos, o Create a Research Space (CARS). Tomando o modelo CARS como ferramenta de análise, nosso objetivo nesta pesquisa é analisar a organização retórica de introduções de artigos científicos da área de linguística. Swales (1990), Bezerra (2022), Bernardino e Pacheco (2017) e Bezerra, Silva e Lêdo (2021) são alguns dos teóricos que dialogam nessa pesquisa. As introduções foram coletadas em dez artigos científicos de cinco periódicos Qualis/Capes A1 da área de linguística. Os resultados da pesquisa apontam para uma confirmação da ocorrência da organização retórica proposta por Swales no modelo CARS.
Referências
BERNARDINO, C. G.; PACHECO, J. T. S. Uma análise sociorretórica de introduções em artigos originais da cultura disciplinar da área de nutrição. Fórum linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 1749-1766, jan./mar. 2017.
BEZERRA, B. G.; SILVA, I. N.; LÊDO, A. C. O. Escrita acadêmica e organização retórica da introdução de artigos científicos em duas áreas disciplinares. Investigações, Recife, v. 34, n. 2, p. 1 - 29, 2021.
BEZERRA, B. G. O gênero como ele é (e como não é). São Paulo: Parábola, 2022.
HYLAND, K. Hedges, boosters and lexical invisibility: noticing modifiers in academic texts. Language Awareness, v. 9, n. 4, p. 179-19, 2000.
LÊDO, A. C. O.; BEZERRA, B. G.; PIMENTEL, R. L. Estratégias retóricas em uso na seção de considerações finais de artigos em linguística. Linguagem e (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 23, p. 1-21, 2023.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 JONATAN PEREIRA DA SILVA (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.