A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO CARS

Autores

  • JONATAN PEREIRA DA SILVA Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Artigo científico, Modelo CARS, Organização retórica

Resumo

O artigo científico é, reconhecidamente, um instrumento com muita importância para a divulgação do conhecimento produzido por pesquisadores. Como gênero textual que realiza determinada função social, ele possui particularidades, convenções, que quem deseja produzi-lo deve conhecer e seguir a fim de obter aceitação na esfera acadêmica. Dentre as convenções, há certas formas de apresentar a argumentação que é desenvolvida em cada seção do artigo científico. O linguista britânico John Swales estudou as estratégias de argumentação da seção de introdução desse gênero textual, revelando as organizações retóricas comumente utilizadas por pesquisadores ao escreverem. O estudo resultou em um modelo de organização dos movimentos retóricos, o Create a Research Space (CARS). Tomando o modelo CARS como ferramenta de análise, nosso objetivo nesta pesquisa é analisar a organização retórica de introduções de artigos científicos da área de linguística. Swales (1990), Bezerra (2022), Bernardino e Pacheco (2017) e Bezerra, Silva e Lêdo (2021) são alguns dos teóricos que dialogam nessa pesquisa. As introduções foram coletadas em dez artigos científicos de cinco periódicos Qualis/Capes A1 da área de linguística. Os resultados da pesquisa apontam para uma confirmação da ocorrência da organização retórica proposta por Swales no modelo CARS.

Biografia do Autor

  • JONATAN PEREIRA DA SILVA, Universidade Católica de Pernambuco

    Estudante do curso de Letras na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu (FACIG).

Referências

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MODELO CARS. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 41-46. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3059

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