A REESCRITA, A PARTIR DA FIC, NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Formação de professores, Reescrita, Multiletramentos, Fic, Ensino MédioResumo
Atualmente, professores e alunos estão inseridos em um contexto social que está em constante diálogo com os avanços tecnológicos e as inovações digitais, as quais se tornaram indispensáveis no cenário contemporâneo de ensino e de aprendizagem. As Fics surgem, neste contexto, como possibilidades de atividades para que professores de Língua Portuguesa desenvolvam as competências e as habilidades dos estudantes do Ensino Médio, nativos digitais, que interagem ativamente nas redes sociais digitais, a exemplo do WhatsApp. Nosso objetivo é apresentar estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação da reescrita textual com as Fics, no contexto de formação de professores do Ensino Médio. Nosso aporte teórico se embasa nos Multiletramentos (Rojo; Moura, 2012; 2019; Rojo, 2013) e nos letramentos digitais (Dudney; Holckly; Pegrum, 2016; Ribeiro; Coscarelli, 2017). Metodologicamente, temos uma pesquisa qualitativa, que segue as estratégias de ação: (i) criação de um grupo de WhatsApp para as interações dos estudantes; (ii) seleção de uma Fic escrita por um dos estudantes; (iii) e (iv) análise da rescrita da Fic a partir das sugestões dadas no grupo. Nossos resultados apontam para a eficácia do uso das Fics no ensino, na aprendizagem e na avaliação da reescrita como proposta para a formação de professores do Ensino Médio.Parte inferior do formulário
Referências
DUDNEY, G.; HOLCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos Digitais. São Paulo: Parábola, 2016.
FONTE, R. F. L.; CAIADO. R. V. R. A coesão e a coerência em tecnologia digital móvel. In: Linguagem e Interdisciplinaridade – Diferentes gestos de interpretação. São Paulo: Pá de Palavra, 2019.
RIBEIRO, A. E.; COSCARELLI, C. V. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
ROJO, R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 JOSEMEIRE CAETANO DA SILVA, ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.