ABORDAGEM PEDAGÓGICA NO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas , Alfabetização, Letramento , ConstrutivismoResumo
Este artigo tem o propósito de analisar a forma como duas educadoras do município do Recife (PE), que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, compreendem os conceitos de alfabetização e letramento. Para tanto, segue-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Do ponto de vista operacional, para coletar os dados, pode-se afirmar que este artigo se serviu do estudo de caso, a partir do qual fez-se a entrevista a estas duas educadoras. Os dados foram tratados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2016). Pode-se afirmar que entre os resultados, há uma necessidade docente de terem uma melhor compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento, tampouco de definir o método pelo qual alfabetizam os educandos. Apesar dos seus esforços louváveis e do trabalho que realizam não têm a habilidade de refletir acerca das próprias práticas pedagógicas relacionadas a alfabetização e ao letramento.
Referências
ALVES, E. C.; AQUINO, M. A. A pesquisa qualitativa: origens, desenvolvimento e utilização nas dissertações do PPGCI/UFPB - 2008 a 2012. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.22, p. 79-100, Número Especial 2012.
ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRANDÃO, C. R. A história do menino que lia o mundo. São Paulo: Expres-são Popular, 2014.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2013.
FERREIRO, E. Os processos de leitura e escrita. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 2011.
GROSSI, E. P. Método fônico: uma proposta para a alfabetização. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível, o necessário. Por-to Alegre: Artmed, 2008.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Quali-tativas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda., 2013.
MELLO, S. A. A apropriação da escrita como um instrumento cultural complexo. MENDONÇA, S. G. L.; MILLER, S. (orgs). Vygotsky e a Escola Atual: funda-mentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006.
MORETO, V. S. Construtivismo: a produção do conhecimento em sala de aula. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
SANTOS, F. S. Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fun-damental: uma revisão bibliográfica. SANTOS, F. S. et al. (org.) Educação e práticas sociais. Ponta Grossa: Atena Editora, 2023.
SILVA, L. C. R. COSTA, M. E. M. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do fundamental: um caminho a ser trilhado. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia y multiculturalidad, vol. 2, núm. 3, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5746/574660899015/html/ Acesso em 05 de mai. 2024.
SILVA, J. B. O que dizem os professores sobre alfabetização e letramento numa perspectiva interdisciplinar. Dissertação de Mestrado. Recife: Univer-sidade Católica de Pernambuco, 2023.
SILVEIRA, S. B. Uma perspectiva interacional em Linguística. Linguagem: Teoria, Análise e Aplicações. VASCONCELOS, Z.; AUGUSTO, M. SHEPHERD, T. G. (orgs.). Rio de Janeiro: Letra Capital, 2006.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2013.
SOARES, D. V. O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições do alfaletrar. Dissertação de Mestra-do. Florianópolis: UFSC, 2022.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 JOSIVALDO BARBOSA DA SILVA, ROSSANA REGINA GUIMARÃES HENZ (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.