ABORDAGEM PEDAGÓGICA NO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • JOSIVALDO BARBOSA DA SILVA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • ROSSANA REGINA GUIMARÃES HENZ Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas , Alfabetização, Letramento , Construtivismo

Resumo

Este artigo tem o propósito de analisar a forma como duas educadoras do município do Recife (PE), que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, compreendem os conceitos de alfabetização e letramento. Para tanto, segue-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Do ponto de vista operacional, para coletar os dados, pode-se afirmar que este artigo se serviu do estudo de caso, a partir do qual fez-se a entrevista a estas duas educadoras. Os dados foram tratados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2016). Pode-se afirmar que entre os resultados, há uma necessidade docente de terem uma melhor compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento, tampouco de definir o método pelo qual alfabetizam os educandos. Apesar dos seus esforços louváveis e do trabalho que realizam não têm a habilidade de refletir acerca das próprias práticas pedagógicas relacionadas a alfabetização e ao letramento.

Biografia do Autor

  • JOSIVALDO BARBOSA DA SILVA, Universidade Católica de Pernambuco

    Professor do Grupo Operacional do Magistério (GOM). É conselheiro e coordenador de Projetos Sociais da Associação Brasileira de Psicopedagogia- Seção PE. Possui certificação de Facilitador da Metodologia Lego Serious Play e Mediador do Programa de Enriquecimento Instrumental 1, 2 e Básico 1 (The Feuerstein Institute - Jerusalém, Israel). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. (CAPES/Prosuc).

  • ROSSANA REGINA GUIMARÃES HENZ, Universidade Católica de Pernambuco

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Referências

ALVES, E. C.; AQUINO, M. A. A pesquisa qualitativa: origens, desenvolvimento e utilização nas dissertações do PPGCI/UFPB - 2008 a 2012. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.22, p. 79-100, Número Especial 2012.

ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRANDÃO, C. R. A história do menino que lia o mundo. São Paulo: Expres-são Popular, 2014.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2013.

FERREIRO, E. Os processos de leitura e escrita. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FERREIRO, E. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 2011.

GROSSI, E. P. Método fônico: uma proposta para a alfabetização. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível, o necessário. Por-to Alegre: Artmed, 2008.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Quali-tativas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda., 2013.

MELLO, S. A. A apropriação da escrita como um instrumento cultural complexo. MENDONÇA, S. G. L.; MILLER, S. (orgs). Vygotsky e a Escola Atual: funda-mentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006.

MORETO, V. S. Construtivismo: a produção do conhecimento em sala de aula. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

SANTOS, F. S. Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fun-damental: uma revisão bibliográfica. SANTOS, F. S. et al. (org.) Educação e práticas sociais. Ponta Grossa: Atena Editora, 2023.

SILVA, L. C. R. COSTA, M. E. M. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do fundamental: um caminho a ser trilhado. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia y multiculturalidad, vol. 2, núm. 3, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5746/574660899015/html/ Acesso em 05 de mai. 2024.

SILVA, J. B. O que dizem os professores sobre alfabetização e letramento numa perspectiva interdisciplinar. Dissertação de Mestrado. Recife: Univer-sidade Católica de Pernambuco, 2023.

SILVEIRA, S. B. Uma perspectiva interacional em Linguística. Linguagem: Teoria, Análise e Aplicações. VASCONCELOS, Z.; AUGUSTO, M. SHEPHERD, T. G. (orgs.). Rio de Janeiro: Letra Capital, 2006.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2013.

SOARES, D. V. O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições do alfaletrar. Dissertação de Mestra-do. Florianópolis: UFSC, 2022.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

ABORDAGEM PEDAGÓGICA NO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 1-15. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3052

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.