A Manifestação das obscenidades infanto-juvenis e a cultura escolar – uma perspectiva cultural

Autores

  • João Batista Storck Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Maria Teresa Cauduro UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2015.v2n4.pp.%20266-278

Palavras-chave:

Educação, cultura escolar, cultura infanto-juvenil.

Resumo

O artigo aborda um aspecto da cultura infanto-juvenil denominada por Dominique Julia como cultura obscena, que se manifesta e se reproduz no microuniverso da escola, fazendo parte da cultura escolar e relaciona a sua origem, estruturação e reprodução com a macrocultura social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no pensamento de alguns autores das áreas da filosofia, sociologia, antropologia e história no qual se faz uma análise crítico-conceitual, axiológica e fenomenológica sobre o tema. A pesquisa teve os seguintes resultados: a confirmação da existência do que Domique Julia denomina cultura infanto-juvenil obscena, sen-do que essa se constitui, dentre outros elementos, por um conjunto de expressões escritas, verbais e gestuais, manifestando-se dentre outros lugares na escola e fazendo parte da cultura da mesma. Comprova-se também, que o microuniverso da educação escolar está intimamente conectado com o macrouniverso da cultura social se constituindo em grande parte, como um reflexo da mesma.

 

Abstract:

The article discusses one aspect of youth culture named by Dominique Julia as obscene culture, which manifests and reproduces in the school microuniverse as part of the school culture and relate their origin, structure and reproduction with social macroculture. This is a literature search, based on the thought of some authors from the fields of philosophy, sociology, anthropology and history in which it makes a critical and conceptual analysis, axiological and phenomenological on the subject. The research had the following results: confirmation of the existence of that Domique Julia named juvenile culture obscene, and this constitutes, among other things, a set of written, verbal and gestural expressions, manifesting itself among other places in school and part of the same culture. It proves also that the micro world of education is closely connected with the macro universe of social culture constituting largely as a reflection of it.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Batista Storck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Doutorando em Educação, na área de Educação História e Políticas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Filosofia e Teologia pelo Centre Sèvres – Facultés Jésuites de Paris. Pesquisador do Observatório de Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNI-SINOS/ RS.
  • Maria Teresa Cauduro, UNISINOS
    Pós-doutoranda em Educação na área de Educação, História e Políticas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutora em Filo-sofia y Ciencias de la Educación pela Universitat de Barcelona (UB), Mestra em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), pesquisadora do Grupo de Estudos Qualitativos de Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Es-porte CNPq/UFRGS e do Observatório de Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS/ RS. Membro da Comissão de Especialis-ta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, Brasil como avaliadora de cursos e institucional.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

STORCK, João Batista; CAUDURO, Maria Teresa. A Manifestação das obscenidades infanto-juvenis e a cultura escolar – uma perspectiva cultural. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 4, p. p. 266–278, 2016. DOI: 10.25247/hu.2015.v2n4.pp. 266-278. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/670.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

81-90 de 108

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.