Em Busca do Educador Parresiasta

Ético, Verdadeiro e Aletúrgico

Autores

  • Yvisson Gomes dos Santos UFAL

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2021.v21n3.p198-218

Palavras-chave:

Foucault, Parresía, Alerturgia, Ética

Resumo

o presente artigo versa, em forma de apontamentos, sobre as incursões de Michel Foucault a respeito do sujeito/educador parresiasta. Entendemos a parresía como o dizer a verdade com franqueza e que perpassar pelo “ultimo Foucault – aquele que pesquisou os modos de subjetivação e a ética pelos vieses da alerturgia que é o cuidado de si e as práticas de si. Observamos que as discursividades foucaultianas sobre o tema da parresía toca estreitamente numa teleologia do sujeito da moral, sendo o educador aquele que deve agir de acordo com tal expediente. Compreendendo através das leituras de Michel Foucault o que deve ser feito e o que deve ser evitado para não deixar de ser um sujeito parresiasta em sua concepção pragmática.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADORNO, F. P. A atividade intelectual: o modelo socrático. In.: “Foucault”: a coragem da verdade. F. Gros (Org). São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

ARISTÓTELES. “Retórica”. São Paulo: Rideel, 2007 (Coleção biblioteca clássica).

BRANDÃO, H. H. N. “Introdução à análise do discurso”. Campinas: Unicamp, 2007.

CASTRO, E. “Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores”. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

FOUCAULT, M. “A coragem da verdade” (O Governo de Si e dos Outros II). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011b.

FOUCAULT, M. “A ordem do discurso”: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. ed. São Paulo: Loyola, 2011a.

FOUCAULT, M. Lacan: o “libertador da psicanálise”. In. “Ditos e Escritos 1”: Foucault: problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2014.

FOUCAULT, M. “O que é um autor? ” Trad. António F. Cascais e Eduardo Cordeiro. 6. ed. Lisboa: Nova Vega, 2006.

FREITAS, A. S. A parresía pedagógica de Foucault e a reativação da noção de cuidado de si. In.: BARBALHO, J. I. S (Org). “Foucault”: história, ética e subjetivação. Maceió: EDUFAL, 2015.

GROS, F. Introdução: a coragem da verdade. In.: GROS, F. (Org). “Foucault”: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola, 2004

GROS, F. Sujet Moral et soi éthique chez Foucault. In.: FOUCAULT, M. ‘Subjectivité et Vérité’. Paris: Gallimard, 2014.

KOAN, W. “Sócrates e a educação”: o enigma da filosofia. São Paulo: Autêntica, 2011.

MACHADO. R. “Impressões de Michel Foucault”. São Paulo: N-1 Edições, 2017.

NOGUEIRA-RAMIREZ, C. E. N. Foucault profesor. “Revista Educación y Pedagogía”, n. 55, p. 131-149, 2009. Disponível em: <https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9762.> Acesso em: 29 out. 2021.

PLATÃO. “Apologia de Sócrates”. Trad. Manuel de Oliveira Pulquério. Edições 70. Lisboa, 2009.

PRADEAU, J. F. O sujeito antigo de uma ética moderna. In.: “Foucault”: a coragem da verdade. F. Gros (Org). São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

REVEL, J. “Dicionário Foucault”. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2011.

SANTOS, G. S. “Da parresía à realidade”: pensando a constituição docente na educação matemática contemporânea. [s.d]. Disponível em Acesso em: 10 jan. de 2019.

SÓFOCLES. “Rei Édipo”. Trad. Flávio Ribeiro de Oliveira. São Paulo: Odysseus, 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

GOMES DOS SANTOS, Yvisson. Em Busca do Educador Parresiasta: Ético, Verdadeiro e Aletúrgico . Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 21, n. 3, p. 198–218, 2021. DOI: 10.25247/P1982-999X.2021.v21n3.p198-218. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2052.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 111

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.