Seleção Complementar para o Mestrado em Ciências da Religião

Estão abertas, desde o dia 19 de abril de 2018 até 19 de junho de 2018, as inscrições, on line, para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Ciências da Religião, com área de concentração em Religião, Cultura e Sociedade e linhas de pesquisa: Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade e Tradições e experiências religiosas, Cultura e Sociedade.

Vagas

São oferecidas 18 (dezoito) vagas destinadas a portadores de Diplomas outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação, submetidos todos os candidatos a processo seletivo único.

Inscrição

A pré-inscrição deverá ser feita pelo site www.unicap.br/PosGraduação e a documentação, relacionada abaixo, deverá ser entregue, até o dia 20 de junho de 2018, sob pena de indeferimento da inscrição, na Secretaria de Registros Acadêmicos da Pós-graduação, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h e das 13h 30 às 17h, no térreo do bloco G4, do campus da UNICAP, na Rua Almeida Cunha, nº 245, (em frente à saída do estacionamento dos alunos), bairro Boa Vista, Recife, Pernambuco.

Documentação

Entregar cópias legíveis autenticadas pelos próprios candidatos, para o caso dos documentos pessoais. Quanto à documentação acadêmica, as cópias devem ser autenticadas pelo estabelecimento de origem ou por cartório – com o reconhecimento da firma da autoridade que assinou o diploma.

1. RG e CPF;
  2. certidão de nascimento/casamento ou certidão com averbação de divórcio;
  3. título de eleitor com comprovante da última eleição;
  4. certificado de quitação com o serviço militar;
  5. diploma, devidamente registrado em órgão competente, ou certificado de conclusão da graduação. No caso de ser apresentado certificado de conclusão, é necessário que a cópia do diploma seja entregue tão logo o(a) discente o tenha consigo;
  6. histórico escolar da graduação;

Entregar:

• uma foto 3X4 colorida e recente;
  • requerimento justificando o interesse pelo curso e pela linha de pesquisa;
  • projeto de pesquisa (proposta preliminar);
  • curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq (www.cnpq.br – Plataforma Lattes), devendo o candidato anexar cópia da documentação comprobatória, pois, sem ela, não é possível atribuir a pontuação correspondente;
  • cópia do comprovante da inscrição;
  • comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 205,00 (duzentos e cinco reais). Após a entrega da documentação, esse valor não será devolvido.

Os alunos concluintes da graduação poderão inscrever-se e participar do processo seletivo, ficando sua aprovação condicionada à comprovação da conclusão do curso pela IES. Também nesse caso, o diploma da Graduação deverá ser entregue logo que esteja de posse do aluno.

Seleção

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão designada pelo Colegiado e constará de:

1. prova escrita com base na bibliografia sugerida no edital, eliminatória (peso 3);
  2. análise do projeto de pesquisa (peso 2);
  3. avaliação do curriculum vitae modelo Lattes (peso 2);
  4. entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova escrita (peso 2);
  5. exame de língua estrangeira (inglês, francês, italiano ou espanhol) através de teste de compreensão de textos escritos, com a utilização de dicionário trazido pelo próprio candidato. Prova classificatória, não eliminatória (peso 1).

Ao aluno que não tiver obtido nota igual ou superior a 7,0 (sete) no exame de língua estrangeira na seleção será dada nova oportunidade para sua realização.

O Edital

Veja outros detalhes dessa Seleção no Edital, clicando no link a seguir: