Pesquisadoras da Unicap publicam livro sobre envelhecimento e intergeracionalidade

As pesquisadoras Valdenice José Raimundo, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Cirlene Francisca Sales da Silva, do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, e, Marilaine Matos de Menezes Ferreira, do Curso de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, organizaram e publicaram pela editora CRV, fruto de suas pesquisas, o livro Envelhecimento & Intergeracionalidade.

A obra discorre sobre envelhecimento numa perspectiva de intergeracionalidade. A Intergeracionalidade é um campo amplo que nos diz da relação entre gerações de modo sistêmico, como um todo, no qual esse todo é maior que a soma de suas partes.

Nesse sentido, no fenômeno da intergeracionalidade, o foco está na relação entre as partes. Assim, esse todo que representa o fenômeno será resultante da interação que envolve variáveis que irão configurar o contexto experienciado pelas gerações envolvidas. Confira o Sumário da edição.

Assim, a publicação dialoga acerca da intergeracionalidade em vários contextos importantes, enquanto campo de pesquisa e prática, envolvendo idosos/as e outras gerações. Os conteúdos apresentados trazem uma riqueza de reflexões que enfatizam aspectos necessários para a acolhida do tema. Isso é feito com leveza e clareza, o que facilita a compreensão de cada capítulo.

Entende-se que a intergeracionalidade saudável se constitui de suma importância para construção de um mundo melhor para todos/as, sobretudo para pessoas idosas. Por meio da leitura desse livro, espera-se contribuir para ampliar a compreensão sobre a Intergeracionalidade na velhice.

As organizadoras

Valdenice José Raimundo
Pós-doutora em Feminismo Africano – UFPE. Doutora em Serviço Social pela UFPE. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e professora da graduação em Serviço Social da Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – UNICAP.

Cirlene Francisca Sales da Silva
Psicóloga; Doutora e mestra em Psicologia Clínica; Esp. em Gerontologia Social, Gerontologia (Titulada pela SBGG), Intervenções Clínicas. Docente da Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia (UNICAP). Coordena o SAI, Esp. em Gerontologia, Liga de Gerontologia; Assessora da UNICAP PRATA.

Marilaine Matos de Menezes Ferreira
Enfermeira. Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal). Professora Adjunta no Curso de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Pesquisadora do Grupos de Pesquisa Família, (Auto)Biografia e Poética (FABEP) e do Grupo de Pesquisa Família Inclusão e Desenvolvimento Humano (FIDH) na linha de Envelhecimento, Contextos Familiares e Sociais, ambos da Universidade Católica do Salvador (UCSal).

Detalhes do produto

Título: Envelhecimento & Intergeracionalidade