Perspectivas teóricas para as Ciências da Religião: releituras e possibilidades

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Unicap estará realizando nesta sexta-feira, 27/04/2018, uma Mesa-Redonda, com o tema as Perspectivas teóricas para as Ciências da Religião: releituras e possibilidades, com o professor Dr. Emerson Sena da Silveira, Coordenador do Programa de Ciências da Religião de Juiz de Fora e com a professora do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba, profa. Dra. Dilaine Soares Sampaio.

Perspectivismo, Ciências da Religião e Hermenêutica

Na discussão, Emerson Silveira abordará o Perspectivismo, Ciências da Religião e Hermenêutica. Articulação entre o perspectivismo ameríndio – teoria que propõe uma ontologia múltipla, baseada nas perspectivas de povos indígenas – , a hermenêutica como tradição filosófica e a ciência da religião. Contorno dos impasses presentes na análise do campo religioso brasileiro. Tentativa de pensar “fora das caixas” “tradicionais” das ciências da religião.

Perspectivando com o universo do Catimbó-Jurema: um estudo de caso

Por sua vez, Dilaine Sampaio reflete Perspectivando com o universo do Catimbó-Jurema: um estudo de caso. A Jurema, pensada em sua multiplicidade, como encanto, conhecimento, religião, arte, mitopoética, é proposta como uma perspectiva para lançar luz sobre aspectos do campo religioso ainda obscuros e mal-investigados. Por outro lado, a tentativa de compreensão da Jurema e, através dela, pode ser combinada com as teorias do perspectivismo, abrindo, assim, novas frentes teórico-empíricas.

Local

O encontro será às 15h, na sala 305, terceiro andar do Bloco G4, da Unicap.

Aguardamos sua presença nos prestigiando em mais esse importante encontro.

Serviço

Mesa-redonda: Perspectivas teóricas para as Ciências da Religião: releituras e possibilidades
Dia: 27/04
Hora: 15h
Sala: 305, G4.
Professores: Emerson Silveira e Dilaine Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.