Reitor e Pró-Reitor Comunitário participaram de Simpósio Internacional Laudato Si na Costa Rica

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, e o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, estão na Costa Rica participando do Simpósio Internacional Laudato Si, que aborda o tema “O Cuidado com a Casa Comum, uma conversação necessária para a Ecologia Humana”. O evento, que teve início quarta-feira (29) e seguiu até o dia primeiro de dezembro (1/12), foi promovido pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger na Universidade Católica da Costa Rica, com o apoio da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), presidida por Padre Pedro. O simpósio tem como objetivo analisar e planejar ações diante das mudanças climáticas, como resposta ao chamado do Papa Francisco na encíclica Laudato Si.

Na abertura do evento, Padre Pedro entregou a Medalha Ex Corde Ecclesiae ao Reitor da Universidade Católica da Costa Rica,  Fernando Sánchez, em reconhecimento ao compromisso da IES com a missão da Igreja Católica. Em seu discurso, o Reitor da Unicap destacou a sua imensa alegria de estar participando do simpósio, que considerou um momento histórico. “A Universidade Católica nasceu no coração da Igreja e está inserida em cada lugar, em cada povo, onde está situado o coração de cada homem e de cada mulher. Esta Universidade Católica insere a Costa Rica no mapa do mundo não somente na realidade atual, mas também na esperança de um mundo novo e sobretudo de uma humanidade nova”, frisou.

Padre Pedro prosseguiu dizendo que tinha o prazer de dirigir-se aos presentes como presidente da FIUC e em nome do Conselho Executivo e das 225 universidades que integram a Fundação para conceder a Medalha Ex Corde Ecclesiae à Universidade Católica da Costa Rica. “A condecoração foi criada em 2002 para expressar a nossa estima e mais alta consideração e exaltar os valores que lhes fazem viver e saudar as riquezas  do patrimônio histórico, humano, cultural, social, acadêmico e científico  das instituições universitárias  que formam a nossa família mundial”, explicou.

A cerimônia contou com as presenças do presidente da República, Luis Guillermo Solís Rivera; do presidente da Fundação Ratzinger, Federico Lombardi; e do arcebispo de San José, José Rafael Quirós.

“Nosso país quer ser uma referência em desenvolvimento sustentável, por isso valos aplicar este conceito no nosso viver diário e esperarmos trocar e divulgar ideias e experiências para a avançar em nossa contribuição  em favor do progresso e da sustentabilidade”, enfatizou Fernando Sánchez.

Já o presidente da Costa Rica, convidou a todos a terem consciência das relações humanas e ecológicas. “Não há ecologia sem antropologia. Não se pode sanar as relações com o meio ambiente se não sanarmos nossas relações humanas”, ressaltou.

Publicado originalmente em Boletim Unicap. Redação | DestaqueÚltimas