Provincial dos Jesuítas no Brasil e superior da Plataforma NE II visitam a Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco está recebendo esta semana a visita do Provincial dos Jesuítas no Brasil, Padre João Renato Eidt, e do Superior da Plataforma Nordeste 2, Padre Alexandre de Souza. Na tarde desta quarta-feira (26), eles se reunião com alguns gestores da Unicap.

O encontro começou com uma apresentação do Pró-Reitor Comunitário e coordenador do Instituto Humanitas Unicap, Padre Lúcio Flávio Cirne, sobre a Universidade. Ele destacou datas importantes como a fundação do Colégio Nóbrega em 1917, a criação da Faculdade Manuel da Nóbrega em 1943 e a inauguração da Unicap em 1951. Chamou atenção também para o ano de 2014, quando foi criado o segundo doutorado, atendendo às exigências legais para ser uma universidade, e para 2016, quando foi iniciado o planejamento estratégico para os próximos 10 anos.

Padre Lúcio pontuou a missão e a visão da Unicap e sua constituição como uma Universidade comunitária, católica e jesuíta. Também apresentou alguns números da instituição: 33 cursos de graduação, nove mestrados e quatro doutorados, 10.526 alunos, 449 professores, 425 funcionários, 19 jovens aprendizes, 23 estagiários, 59 monitores e 275 prestadores de serviço.

Ressaltou ainda a parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife, que permitiu a formação dos seminaristas nos cursos de Teologia e Filosofia. Atualmente, a Católica recebe alunos de nove dioceses e de mais de 10 congregações religiosas. Também destacou o papel do Humanitas, criado em 2011, na formação de novos humanismos.

Padre Alexandre de Souza, professora Odalisca Moraes, Jaíse Leão e Padre João Renato Eidt

Em seguida, Padre João Renato Eidt se apresentou e quis ouvir cada um dos presentes sobre suas visões, perspectivas e desafios em relação à Unicap. No final, ele agradeceu aos gestores, em nome da Companhia  de Jesus, por darem o melhor de si para a Católica cumprir sua missão de formar jovens que possam ajudar a sociedade a ter uma vida mais justa. “Apostar no positivo e dar o melhor de si na formação de pessoas para que elas tenham uma vida melhor, é exatamente a missão jesuíta”. O Provincial concluiu pedindo que os gestores não desanimem diante dos desafios.

Participaram do encontro o Pró-reitor Comunitário e coordenador do Instituto Humanitas, Padre Lúcio Flávio Cirne; o Pró-reitor Administrativo, professor Luciano Pinheiro; a Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego; o chefe de Gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino; o diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professor Degislando Nóbrega; a coordenadora Geral de Graduação, professora Verônica Brayner; coordenadora Geral de Extensão, professora Odalisca Moraes; coordenador Geral de Estágio, professor Leonel Morais Neto; a diretora de Gestão Escolar, Teresa Peretti; a chefe da Divisão de Recursos Humanos, Valdice Dantas; o chefe da Divisão Econômico-Financeiro, Cristiano Deschamps; a chefe da Divisão de Suprimentos, Darlane Macêdo; a diretora da Biblioteca Central, Jaíse Leão; a coordenadora do Espaço Criança Esperança de Jaboatão e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, professora Valdenice Raimundo; e a assessora de Comunicação, Paula Losada.

Publicado originalmente pela Assecom | Elano Lorenzato | 26 de abril de 2017 | Últimas