Professores da Unicap participam da 13ª Primavera dos Museus

A Universidade Católica de Pernambuco estará presente na 13ª Primavera dos Museus, que será realizada de 23 a 29 de setembro, na Casa Museu do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC). A programação contará com a participação dos professores da Unicap Newton Cabral, Luiz Carlos Luz Marques, Gilbraz Aragão, Maria do Rosário da Silva e Cícero William da Silva.

As atividades oferecidas incluem palestras, rodas de conversa, visitação e apresentação cultural e são direcionadas ao público em geral, além de alunos e professores de escolas e de universidades públicas e privadas. A Casa-Museu faz parte do Memorial Dom Helder Camara e funciona anexo à igreja de Nossa Senhora das Assunção das Fronteiras, na Boa Vista.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em todo o país, a 13ª Primavera de Museus tem como tema neste ano “Museus por dentro, por dentro dos museus” e tem o objetivo de fortalecer a relação públicos/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.

A Casa-Museu do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) fica localizada na Rua Henrique Dias, 270, Boa Vista, Recife. Informações: (81) 3232-5341.

23/09 (segunda-feira) – roda de conversa | 14h

Tema: Casas-Museus: Perspectivas e horizontes

Facilitadores: Representante das Casas-Museus (Casa-Museu Mãe Biu do Xambá, Casa-Museu Gilberto Freyre e a Casa-Museu Dom Helder Camara

Mediadora: Dr. Maria do Rosário (Unicap)

24/09 (terça-feira) – palestra | 14h

Tema: O Vaticano II e sua Recepção em Medellín, à luz das Circulares de Dom Helder.

Palestrantes: Luiz Carlos Luz Marques (Unicap), Daniel Sigal (IDHeC) e Zildo Rocha (IDHeC)

25/09 (quarta-feira) – palestra | 14h

Tema: O chão do DOM

Palestrante: Newton Darwin de Andrade Cabral (Unicap) e Cícero Williams da Silva (Unicap).

Convidada Especial: Maria Lúcia – Lucinha (IDHeC)

26/09 (quinta-feira) – roda de conversa | 14h

Tema: A Construção do Homem: as ações sociais e políticas de Dom Helder Camara

Facilitadores: Gilbraz Aragão (Unicap), Ir. Maria Vanda (Casa Provincial N. Sra. das Graças), Teresa Duere (IDHeC) e Gisele Carvalho (Casa Frei Francisco).

27/09 (sexta-feira) – visitação e apresentação cultural

Visitação: Memorial Severina Paraíso da Silva. Terreiro da Xambá – Portão do Gelo.

Apresentação Cultural: Roda de Samba

Publicado originalmente em Boletim UNICAP.