O Encontro da Ciência e Tecnologia com a Religião

A Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP fez seu credenciamento para o ensino à distância, EaD, no Ministério da Educação – MEC, para também oferecer cursos de nível superior, Graduação e Pós-graduação, a distância, com o compromisso de oferecer a mesma qualidade presente em seus cursos presenciais. O resultado é que adquiriu nota máxima, cinco (5), numa escala de 0 a 5, no final de 2016. Veja neste link, matéria publicada pelo BOLETIM UNICAP.

O próximo passo a ser dado é a aprovação de sua primeira graduação no formato a distância, Ciências da Religião – Licenciatura para o Ensino Religioso. Enquanto transcorre os processos, o professor Walter Avellar, coordenador da EaD e sua equipe promove cursos de Extensão. Um deles investiga e discute relações e interações histórico-culturais e político-sociais entre religião, ciência e tecnologia: “O Encontro da Ciência e Tecnologia com a Religião”.

Período de realização:  de 29/05 a 18/06/2017

Carga horária: 45 horas distribuídas em 3 semanas, cada uma com 15 horas

Local: Ambiente Virtual Moodle (curso a distância)

Valor: Parcela única de R$75,00

Vagas: 40

Inscrições: até 24/05/2017 ou enquanto houver vagas

Geral:

Investigar e discutir relações e interações histórico-culturais e político-sociais entre religião, ciência e tecnologia.

Específicos:

• Abordar alguns fatos históricos marcantes na interação das entidades ciência e religião: a ciência na cristandade medieval e a nova astronomia de Copérnico, Tycho, Kepler e Galileu; o universo mecanicista de Newton e o deísmo; a origem da humanidade no evolucionismo de Darwin e suas implicações religiosas.
  • Apresentar o modelo interacional entre ciência e religião de Ian G. Barbour, com suas quatro categorias: conflito, independência, diálogo e integração.
  • Relacionar a religião com a tecnologia midiática: imprensa, rádio e televisão.
  • Apresentar o fenômeno religioso na Internet.

Público Alvo:

O curso está dirigido aos profissionais em qualquer área do conhecimento, que desejam dominar os fundamentos teóricos básicos, relativos ao fenômeno religioso nas suas interfaces com a ciência tecnologia.

Pré-requisito:

Graduando ou graduado em Curso Superior de qualquer área.

Professores:

Valter Luís de Avellar – Mestre (Coordenador)

Fabiano Costa Leite (Professor)

Mais Informações:

EAD UNICAP

E-mail: ead@unicap.br

Rua Almeida Cunha, 245 – Bloco G IV – Térreo – Sala 003, Boa Vista, Recife/PE. Fone: (81) 2119 4335

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h.