Núncio Apostólico irá celebrar no Santuário Nossa Senhora de Fátima

O Núncio Apostólico Giovanni D’Aniello e o Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido irão celebrar a missa que marca os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima no Santuário localizado no Liceu Nóbrega, na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista. A solenidade eucarística será realizada no próximo dia 13 de maio (sábado), a partir das 19h. O Núncio é o embaixador do Vaticano no Brasil e representante oficial do Papa Francisco.

“O Núncio é uma pessoa muito simples e a vinda dele aqui representa muito bem a data para este Santuário que tem um significado histórico”, afirmou o Reitor do Santuário, Padre Antônio Mota, ao contar que a visita começou a ser articulada há quatro anos quando ele se encontrou com o Papa Francisco, em Roma.

A igreja localizada no complexo Nóbrega é a primeira do mundo construída em oferecimento a Nossa Senhora de Fátima. O lançamento da pedra fundamental foi em 13 de outubro de 1933 e a inauguração aconteceu em 8 de setembro de 1935. Este é o primeiro Santuário Canônico Mariano da Arquidiocese de Olinda e Recife, título que foi concedido em 2012.

As celebrações deste ano marcam o centenário das aparições de Maria no povoado de Fátima, interior de Portugal. Foram seis aparições todo dia 13 de cada mês até que a última foi em 13 de outubro de 1917. Todas testemunhadas por Lúcia dos Santos (10 anos) e seus primos Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (6 anos). Eles estavam pastorando rebanho no campo quando viram um clarão sobre uma árvore conhecida como azinheira, num local chamado Cova da Iria. A devoção se espalhou e o lugar se tornou o maior destino religioso de Portugal.

Missas – A programação de missas, novenas e reza de terço começou nesta segunda-feira (1º) e seguirá até o próximo dia 13 (sábado), com atividades a partir das 17h30. Na quinta-feira (11), às 18h, a celebração fica por conta do Padre Damião Silva. Logo depois, às 20h, haverá show musical com Zé Vicente para a Pastoral da Juventude da Arquidiocese. Na sexta (12), 19h, a missa de encerramento do Simpósio Internacional de Mariologia será celebrada pelo Padre Deyvison Soares, da Paróquia de Casa Forte.

Já o sábado (13), data da celebração de Maria, o dia terá uma programação intensa,
começando às 6h da manhã com a Alvorada de Fogos, banda de música e ofício de Nossa Senhora. Às 7h, missa com coordenador geral da Pastoral da Arquidiocese, Padre Josenildo; Outra missa, às 9h, com Frei Aluizio Fragoso; ao meio dia o celebrante da missa será o Bispo auxiliar de Olinda e Recife Dom Antonio.

Às 13h30, conferência sobre as aparições de Fátima com o Padre Fábio José; Das 14h às 17h, louvor e musical com Padre Damião Silva e Padre João Carlos. Logo em seguida, haverá a Bênção do nicho de Nossa Senhora de Fátima instalado no pátio do santuário. Às 17h15, procissão pelas ruas do bairro da Boa Vista com a imagem da Santa. A animação fica por conta do Padre Roberto Carlos e a banda da Polícia Militar de Pernambuco. A missa de encerramento das festividades, com o Núncio, será às 19h. Logo em seguida, haverá a Bênção do nicho de Nossa Senhora de Fátima instalado no pátio do Santuário.

Simpósio – Entre quarta (10) e sexta (12), além da programação de missas, haverá o Simpósio Internacional de Mariologia, que irá acontecer nos auditórios G1 e G2 da Universidade Católica de Pernambuco. O evento acadêmico é fruto de uma parceria entre o curso de Teologia e o Santuário. A abertura do Simpósio, das 14h às 16h, no auditório G2, contará com as presenças do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; e do Reitor do Santuário, Padre Mota. Na ocasião, haverá a apresentação do cantor Zé Vicente, que irá interpretar cantos marianos. A relação de conferências e os temas dos debates está disponível no www.unicap.br.

Publicado originalmente em Boletim Unicap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.