O nosso Observatório das Religiões animou o Fórum Diálogos, o Fórum da Diversidade Religiosa em Pernambuco, para compor a Oração Inter-religiosa “Juntos pela Criação”. O vídeo, transmitido na Semana Socioambiental da Universidade dos jesuítas em Pernambuco, tem quarenta minutos, começando com motivação do monge Marcelo Barros e apresentando preces de várias religiões em louvor ao mistério da Criação e em favor do compromisso com o cuidado ecológico integral pela nossa Casa Comum, a Terra e suas criaturas. O ponto alto é a Oração de São Francisco cantada por crianças: trata-se da composição de anônimo que durante a Primeira Guerra Mundial escreveu uma prece inspirada no seu santo predileto, transformada na oração do próprio Francisco de Assis, que é celebrado em 4 de outubro e admirado em várias espiritualidades pelo seu envolvimento com a natureza.
Essa Oração Inter-religiosa do Fórum Diálogos, preparada para o encerramento do evento “ecô” da UNICAP, acabou unindo, assim, jesuítas do Recife e franciscanos do Nordeste (inclusive pela parceria do frei Faustino Santos, que editou o material), justo no momento em que as duas ordens católicas estão somando no Brasil pela iniciativa “Revolução Laudato Si“: movidos pelo espírito da encíclica sobre a Casa Comum, do Papa Francisco, e pelo movimento do Sínodo Panamazônico, franciscanos/as e jesuítas decidiram se unir em ações voltadas à luta por justiça socioambiental, contra toda exploração e desigualdade socioeconômica, contra toda expressão de racismo e em defesa dos povos indígenas e da democracia – temas que são descartados pelo sistema político hoje em voga.
A Oração “Juntos pela Criação” faz ecoar, também, o evento internacional “Tempo da Criação“, promovido por grupos ecumênicos como um período, de 1 de setembro a 4 de outubro, para renovar a relação com o Criador e toda a Criação através de celebrações, de intervenções educativas e do compromisso coletivo. O Patriarca Ecumênico Dimitrios I proclamou 1 de setembro como um dia de oração pela Criação para os Ortodoxos, em 1989. O Conselho Mundial de Igrejas propôs estender essa celebração até 4 de outubro, dia de São Francisco. O Papa Francisco acolheu oficialmente este tempo na Igreja Católica, em 2015, e, nos últimos anos, declarações de líderes religiosos do mundo todo também encorajaram os fiéis a dedicarem esse mês para cuidar da Criação como dom divino.
A Oração do nosso Fórum Diálogos, então, alinha-se sinergicamente e amplifica essas articulações e comemorações ecumênicas e ecológicas, apresentando as contribuições pernambucanas de cristãos e também de sem religião, do candomblé e umbanda, do judaísmo, budismo e fé bahá’í, do anglicanismo e catolicismo, além da Religião de Deus da LBV.
Oremos, pois, minha gente!
Prof. Gilbraz Aragão