Prof. Artur Peregrino ministra Curso de Extensão sobre o peregrinar

Realizado pelo Instituto Humanitas e o  Curso de Teologia da Unicap, com o apoio do PPGCR, do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife e o Curso de Licenciatura em Ciências da Religião, será realizado de 22 de setembro a 15 de dezembro, sempre às terça-feiras, às 20h, pela plataforma Google Meet, o Curso de Extensão Peregrinos e Peregrinas na História Comparada das Religiões. O Curso será ministrado pelo professor Artur Peregrino, que acabou de defender sua Tese sobre as transformações na experiência religiosa dos romeiros do Juazeiro do padre Cícero Romão.

Para realizar sua inscrição, leia as informações abaixo e clique no link.

Objetivo Geral

Estudar comparativamente a experiência religiosa das peregrinações, buscando compreender as estratégias de ressignificação do sagrado em cada contexto cultural.

Objetivos Específicos

1. Caracterizar e aprofundar a compreensão da função psicossocial que desempenha a peregrinação no mundo religioso popular;
  2. Explorar os lugares significativos de peregrinação na história para buscar compreender sua importância de sentido para os peregrinos e peregrinas;
  3. Aprofundar a partir da Teologia e das Ciências da Religião que o mundo ainda pode ser habitado por um Deus de rosto humano e que a busca de Deus pode ocorrer por mil caminhos e a peregrinação é um deles;
  4. Mostrar como a experiência de peregrinação é profundamente mística e tem uma dimensão formativa dos sujeitos.

Conteúdo Programático

1. Breve caracterização histórica do período estudado;
  2. Peregrinação: Elementos antropológicos;
  3. Peregrinação: Elementos históricos;
  4. A experiência religiosa da peregrinação;
  5. A sacralização do tempo e do espaço;
  6. Peregrinação: espaço e espacialidade;
  7. Peregrinação: espacialidade mística, religiosa;
  8. Etéria: uma viajante em busca das cenas bíblicas (Século IV – V);
  9. Recuperando o potencial de resistência dos movimentos heréticos da idade Média (Século XII ao século XV);
  10. Movimentos dos pobres medievais;
  11. Uma sociabilidade peregrina em busca do centro do mundo;
  12. Tipificação das peregrinações e dos peregrinos e peregrinas;
  13. Interpretação das peregrinações na teologia e nas ciências da religião;
  14. Peregrinos e peregrinas e centros de peregrinação;
  15. O lugar da memória histórica dos movimentos sociais peregrinos populares;
  16. Peregrinos ilustres no Nordeste do Brasil: Ibiapina, Antônio Conselheiro, Zé Lourenço (Séculos XIX – XX).
  17. Casando a poeira dos livros com a poeira da estrada;
  18. Muito mais do que um modo de “orar com os pés”.

Observações Adicionais

a. Curso totalmente gratuito;
b. Serão disponibilizadas 50 vagas;
c. As aulas acontecerão semanalmente, às terças-feiras, às 20h;
d. Plataforma das aulas – Google Meet (Será enviado um e-mail com o link para os alunos cadastrados em nosso sistema);
e. Exigência da participação de 75% nos encontros virtuais para a obtenção do certificado.

Inscrições: [AQUI]