Dom Helder Camara e a Sinfonia dos Dois Mundos

Será realizada no dia 17 de abril de 2018, a defesa pública de dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, de Cícero Williams da Silva. O evento acontecerá às 14h30, no auditório que fica no terceiro andar do bloco G4.

Sobre o estudo, a pesquisa teorizou a relação entre arte e religião, e suas representações, e narra os contextos históricos, interno e externo, em que nasceu a Sinfonia dos Dois Mundos, para que sejam entendidos os significados dos versos que a compõem. A Dissertação evidenciou o quanto a arte e a religião podem, juntas, ser utilizadas com o objetivo de disseminar, no mundo, mensagens de esperança e, ao mesmo tempo, de crítica social, como no caso da obra estudada, na qual através da literatura e da música, Dom Helder fez uma síntese do seu pensamento. Veja os detalhes da defesa abaixo.

Título

QUAIS FRONTEIRAS SEPARAM OS HOMENS E O QUE FAZER PARA ULTRAPASSÁ-LAS: Dom Helder Camara e a Sinfonia dos Dois Mundos

Autor

Cícero Williams da Silva

Resumo

Em 1979, Dom Helder Camara, então arcebispo de Olinda e Recife, e o padre e maestro suíço, Pierre Kaelin, decidiram fazer uso de uma obra de arte religiosa como instrumento de conscientização para as nações. Em tal perspectiva, e trabalhando em parceria, eles deram vida à Sinfonia dos Dois Mundos, que foi apresentada, pela primeira vez, em março de 1980, no Collegium Academicum, em Genebra, na Suíça (país do compositor da música) e, depois, seguiu circulando pelo mundo, tendo sido executada quarenta e quatro vezes, em quatorze países e em trinta e nove cidades espalhadas por três continentes. Paradoxalmente, no Brasil (país do autor do texto), por causa da ditadura militar, somente pode ser apresentada em 1985, após a queda do regime, nos palcos dos Teatros Paulo Pontes (João Pessoa) e Guararapes (Recife). De caráter exploratório, o trabalho requereu intensa pesquisa bibliográfica e a análise de documentos existentes em arquivos públicos e privados; também foi necessário recorrer à gravação de entrevistas temáticas e semiestruturadas feitas com historiadores, músicos e membros do clero. A pesquisa teoriza a relação entre arte e religião, e suas representações, e narra os contextos históricos, interno e externo, em que nasceu a Sinfonia dos Dois Mundos, para que sejam entendidos os significados dos versos que a compõem. A Dissertação evidencia o quanto a arte e a religião podem, juntas, ser utilizadas com o objetivo de disseminar, no mundo, mensagens de esperança e, ao mesmo tempo, de crítica social, como no caso da obra estudada, na qual através da literatura e da música, Dom Helder fez uma síntese do seu pensamento, objetivando, mais uma vez, esclarecer ser a divisão que, de fato, estabelece fronteiras entre os homens oriunda bem mais da forma como eram distribuídas as riquezas (norte rico X sul pobre), que do confronto ideológico então existente (leste capitalista X oeste socialista). Nos argumentos que escreveu para a sinfonia, reforçou as pregações que fez ao longo de sua vida, no sentido de incentivar a construção de um mundo mais justo, no qual fosse implantada uma cultura de paz.

Palavras-chave

Religião e arte; Igreja Católica; Pobreza X riqueza; Justiça e paz.

Linha de pesquisa

Tradições e experiências religiosas, cultura e sociedade.

Orientador

Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral

Coorientador

Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques

 

4 thoughts on “Dom Helder Camara e a Sinfonia dos Dois Mundos

  1. Gostaria de saber como ter acesso à dissertação QUAIS FRONTEIRAS SEPARAM OS HOMENS E O QUE FAZER PARA ULTRAPASSÁ-LAS: Dom Helder Camara e a Sinfonia dos Dois Mundos de autoria de Cícero Williams da Silva

      1. Desculpe, mas acessando o link diz que ‘a página não está disponível’. O que fazer? Aguardo orientações.
        Att,
        Eneida

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