Cáritas e IHU inauguram Casa de Direitos para atender migrantes e refugiados no Recife

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, em parceria com Cáritas Suíça, Departamento de Estado dos Estados Unidos (PRM) e o Instituto Humanitas Unicap (IHU), inaugura na segunda-feira, dia 10 de dezembro, às 9h, no Recife (PE), a Casa de Direitos, espaço voltado para dar apoio e favorecer a integração de migrantes e refugiados de todas as nacionalidades, propiciando acolhimento, atendimento jurídico, acompanhamento psicossocial e capacitações.

A Casa de Direitos, além da cidade do Recife, estará presente em outras seis capitais do país, por meio do Programa Pana, – Boa Vista, Porto Velho, Brasília, São Paulo, Curitiba e Florianópolis – e tem como objetivo ser referência na acolhida, proteção e integração de imigrantes no Brasil. A palavra Pana vem da língua indígena Warao e significa amigo.

O Programa, apoiado pelo PRM, propiciará ainda acesso à moradia, por meio do aluguel subsidiado de casas ou apartamentos para imigrantes que serão alocados de Roraima, assistência jurídica e psicossocial, além de oportunidade de formação em vista de trabalho e renda, com o objetivo de estimular a inserção produtiva no mercado de trabalho. Para complementar as ações, no campo emergencial, os imigrantes em situação de vulnerabilidade social terão acesso a itens de primeira necessidade como alimentos, roupas e kits de higiene pessoal.

No Recife, a Casa de Direitos, estará aberta para atender migrantes e refugiados de todas as nacionalidades e, por meio do Pana acolherá 204 venezuelanos, que desembarcarão na capital pernambucana em voos da FAB (Força Aérea Brasileira). A previsão é receber o primeiro grupo com 102 venezuelanos na segunda quinzena de dezembro de 2018, e os demais estão previstos para o mês de maio de 2019.

Na Casa, o acolhimento será oferecido através de uma equipe formada por quatro profissionais – psicólogo, assistente social, educador e assistente administrativo – que  contribuirão com a efetivação da proposta do Pana, além de intermediar o acesso dos migrantes e refugiados às politicas públicas e ao sistema de garantia de direitos. O espaço fornecerá também formação em Língua Portuguesa, Cultura Brasileira, Legislação Trabalhista, Economia Solidária, serviços de saúde e atendimento psicológico, com apoio do IHU.

No campo das parcerias, as iniciativas contam com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Comitê Interinstitucional de Promoção dos Direitos das Pessoas em Situação de Migração, Refúgio e Apátridas de Pernambuco, por meio de representações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Defensoria Pública da União, Prefeitura do Recife e governo do Estado, Conselho Regional de Psicologia, universidades, entre outros.

Sobre a Cáritas Brasileira

Com 62 anos de história no país, a Cáritas Brasileira é um organismo da CNBB, que atua como uma rede solidária com mais de 15 mil agentes espalhados por todo o território nacional. É uma das 164 organizações membro da Rede Cáritas Internacional presentes no mundo.

No Brasil, a Cáritas tem iniciativas nas seguintes áreas de atuação: Migração e refúgio; Economia Popular Solidária; Criança, adolescência e Juventudes; Convivência com os biomas; Meio Ambiente, gestão de risco e emergências; Segurança alimentar e nutricional; Gestão de resíduos sólidos; Mulheres e equidade de gênero; Mundo urbano; Povos e comunidades tradicionais.

O quê? Celebração de Inauguração da Casa de Direitos
Quando: Dia 10 dezembro de 2018
Horário: 9h
Onde: Universidade Católica de Pernambuco, Auditório Dom Helder Camara, na Rua do Príncipe, 526, Bloco A, Recife/PE.
Quem: Angelo Zanré, secretário da Cáritas NE2; Rebekka Reischmann, Cáritas Suíça; Pe. Marcos Mendes, do Instituto Humanitas; John Barrett, Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife (PE); Dom Limacêdo Antônio da Silva,  bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife; Drª Maria da Conceição Pereira, Comitê Interinstitucional; Migrantes e Refugiados, entidades parceiras.

Publicado originalmente por ASSECOM Unicap.