A experiência do caminho no Ceará

baturite2

O Grupo Amigos no Caminho, do Instituto Humanitas Unicap, realizou, de 25 a 29 de maio, uma caminhada rica em humanidade e em espiritualidade, no Sertão do Ceará, na comunidade de Vazantes e no Maciço da Serra de Baturité. A experiência teve como objetivo reunir professores, alunos, ex-alunos e funcionários da Católica em um encontro marcado por caminhadas e momentos celebrativos.

Vazantes1

Momentos de vivência a partir da realidade das comunidades visitadas marcou a caminhada. Os peregrinos foram recebidos no distrito de Ideal e realizaram uma caminhada até Vazantes. No caminho presenciaram as obras da construção da nova estrada estadual que passará por Vazantes. Na comunidade  celebraram a Festa de Corpus Christi junto com os fiéis. Em seguida participaram de apresentações dos grupos culturais da Fundação Fé e Alegria Vazantes. O momento cultural foi realizado no Polo de Cultura e Economia Solidária. No dia seguinte, os peregrinos e professores da Católica ofereceram oficinas de Matemática, Português e feitura de pão à comunidade, na sede do Fé e Alegria, e conheceram as obras sociais de Vazantes. A despedida foi marcada por um momento de partilha no Memorial Ecológico da Moita do Nel.

A bibliotecária da Unicap Cristiane Alberto Ferreira ressaltou a importância da visita a Vazantes. “Em Vazantes, a gente pôde experimentar a fé em ação, o amor de Cristo em ação, quando a gente vê todo o trabalho que é desenvolvido ali com a comunidade, com as crianças, e como Deus atua através de todos aqueles projetos na vida daquelas pessoas”, afirmou.

baturite1

Em Baturité, o grupo se hospedou no Mosteiro dos Jesuítas. A visita representou uma profunda troca de experiências entre os peregrinos. A caminhada na trilha da serra, em direção ao Parque das Cachoeiras, foi marcada por um clima de solidariedade e partilha, onde uns ajudavam aos outros no caminho. A programação contou também com uma tarde de recolhimento e oração pessoal, além de uma caminhada ao Cruzeiro, onde contemplaram uma vista privilegiada do Maciço do Baturité. À noite a visita foi na cidade serrana de Guaramiranga.

O professor do Centro de Ciências e Tecnologia da Unicap, Vicente Francisco de Souza Neto, valorizou a comunhão entre os peregrinos. “Os companheiros que aqui fizemos, muitos que já conhecíamos da Católica, e outros que nem sequer conhecíamos, vão se tornar mais irmãos, uns dos outros, depois dessa caminhada”, disse.

O Grupo Amigos no Caminho realiza, a cada semestre, uma caminhada para um lugar significativo do Nordeste. A experiência visa resgatar a existência humana a fim de propor o diálogo entre a fé e as culturas.

Texto: Marcela Cysneiros
Fotos: Arquivo do Grupo Amigos no Caminho

Postado originalmente porElano Lorenzato | 2 de junho de 2016 | Últimas  com o título “GRUPO AMIGOS NO CAMINHO REALIZA CAMINHADA NO SERTÃO DO CEARÁ”.

2 thoughts on “A experiência do caminho no Ceará

1. As atividades do Grupo Amigos no Caminho eh aberta para outras pessoas, além de funcionários da UNICAP? Se sim, como faco para saber programaçãoo e entrar em contato?

1. Caro Sérgio Cunha,
      Ficamos gratos por sua pergunta sobre nossa experiência de caminhadas. Nós nos chamamos Grupo Amigos no Caminho. É um grupo ligado ao Instituto Humanitas da Unicap. É composto por professores, funcionários e estudantes. A cada semestre nós fazemos uma experiência fora da universidade. No início de cada semestre temos uma preparação com reuniões. No início do mês de agosto divulgaremos nossa agenda para o semestre. De fato, é uma experiência da universidade, mas aberta a participação de pessoas que solicitam a participação. Isso faz sentido por causa do próprio caráter da universidade: Universidade Comunitária.
      Seja bem vindo! Para qualquer dúvida ou informação pode entrar em contato com: arturperegrino@gmail.com

Abraço,
      Artur