A espiritualidade do Caminho em Vazantes e Baturité-CE

Mosteiro dos Jesuítas no Maciço de Baturité.jpg

O grupo Amigos no Caminho – coordenado pelo Prof. Arthur Peregrino – é composto por alunos, professores e funcionários da Unicap. O grupo promove jornadas que objetivam as experiências do companheirismo, da superação e da transcendência. Busca-se viver experiências que deem sentido a vida usando os pés, a fim de resgatar a existência humana, trazendo para si equilíbrio, sabedoria e discernimento para melhor viver, além de possibilitar conhecer novas pessoas, lugares e integrar-se mais consigo, com os outros e com o transcendente.

Desta vez, o grupo visitará o Distrito de Vazantes – pertencente a Cidade de Araçoiaba – e Baturité, no Ceará. A programação começa a partir do dia  26 (quinta-feria – feriado de Corpus Chisti) a 29 de maio corrente.

Conheça um pouco do que será esta caminhada, nas palavras do prof. Artur Peregrino, a seguir.

“O real não está no início nem no fim,

ele se dispõe para nós no meio da travessia”

(Guimarães Rosa).

O Grupo Amigos no Caminho – IHU – Unicap é uma experiência de abertura do coração para viver momentos significativos nas estradas poeirentas do Nordeste.

Envolve alunos funcionários e professores da Unicap e se propõe a viver uma experiência de dar sentido a vida usando os pés. A experiência do Grupo Amigos no Caminho IHU – Unicap quer resgatar a existência humana trazendo para si equilíbrio, sabedoria, discernimento para melhor viver, além de possibilitar conhecer novas pessoas, novos lugares, integrar-se mais consigo, com os outros e com o Transcendente. Nas suas atividades procura o diálogo entre a fé e as culturas tendo presente o chão dos pobres, vinculando a fé com a luta pela justiça.

Já que ‘nosso campus é a cidade’ o grupo Amigos no Caminho IHU – Unicap faz uma caminhada para um lugar significativo do Nordeste a cada semestre. A ação que segue aponta caminho aberto. Vai numa perspectiva de viver uma experiência de estar-a-caminho.

De 25 a 29 de maio de 2016, estaremos realizando uma experiência de mergulhar na realidade do Sertão do Maciço da Serra de Baturité – CE. Será uma experiência rica em humanidade / espiritualidade a partir de gestos muito simples: caminhar, celebrar, refletir, orar. Teremos momentos de vivência a partir da realidade das comunidades visitadas. Ocara, Ideal e Vazantes. Com permanência em Vazantes na quinta-feira, 26 e, sexta-feira, 27. Dois grandes momentos serão: a celebração da Eucaristia e o momento cultural na Galeria de Vazantes.

Chegaremos conhecendo o que existe na comunidade de Vazantes, mas também, ofereceremos três oficinas: português, matemática e pão integral. Tudo será enriquecido por uma profunda troca de experiência.

Uma segunda etapa da viagem será vivida no Mosteiro dos Jesuítas em Baturité – CE. Chegaremos em Baturité à tarde da sexta-feira e teremos várias possibilidades de experiências como: momento para recolhimento espiritual (estaremos em uma casa apropriada para tal), visitas à Serra de Baturité, visitas programadas a lugares maravilhosos, caminhada à Caridade (lugar significativo onde os jesuítas se recolhiam em tempos memoráveis).

No domingo, 29, após o almoço faremos nossa viagem de volta à Recife com chegada na Unicap prevista para 22h.

Com certeza faremos uma viagem inesquecível onde viveremos o caminho “saboreando as coisas internamente”. Você pode olhar belíssimas imagens da região que visitaremos no Youtube na internet. Procure por Baturité, Mosteiro dos Jesuítas.

Prof. Artur Peregrino.

Conheça outras atividades do grupo Amigos no Caminho