A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 22 de Abril de 2009 Ano 8

Jornada de Estudos Jurídicos comemora os 50 anos do curso de Direito

As comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Católica terão início segunda-feira (27) com a realização da Jornada de Estudos Jurídicos. O evento está sendo coordenado pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas, professora Mirian de Sá Pereira, pelo coordenador do curso, professor Marcelo Labanca, e pelo professor Glauco Salomão Leite. Confira abaixo a programação completa:

1º PAINEL: “Ativismo judicial e democracia no Brasil: o STF manda no país?”

DATA: 27/04

LOCAL: Auditório G-1

HORÁRIO: 09:00h.

Profa. Maria Betânia -  Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco. Profa. de Direito Constitucional da UNICAP.

Prof. Bruno Galindo -  Doutor em Direito pela UFPE. Professor dos Programas de Graduação e Pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito do Recife.

Profa. Adriana Rocha Coutinho. Mestre em Direito pela PUC/SP. Profa. de Direito Constitucional da UNICAP.

Prof. Walber de Moura Agra -  Doutor em Direito pela UFPE.  Pós-doutor em Direito em Direito Constitucional pela Universidade Montesquieu - Bordeaux IV (França). Prof. de Direito Constitucional da UNICAP. Procurador do Estado de Pernambuco.

2º PAINEL: “Direito, Bioética e Biotecnologia”.

DATA: 27/04

LOCAL – Auditório G-2

HORÁRIO: 19:15h

Prof. Pablo Falcão - Mestre e Doutorando em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE. Prof. da Faculdade de Direito de Caruaru (ASCES).

Prof. Ivo Dantas - Professor Titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito do Recife.

Prof. George Salomão - Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP. Pesquisador  Visitante do Instituto de Investigações Jurídicas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Prof. da Pós-graduação da Fundação Escola Superior do Ministério Público (PB).

Prof. Felipe Travassos Sarinho – Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa (Portugal). Prof. de Direito Constitucional da UNICAP.

3º PAINEL: “Direito Processual Civil e tutela efetiva de direitos”

DATA: 14/05

LOCAL : Auditório  G-2

HORÁRIO: 09:00h.

Doutor Lúcio Grassi – Juiz de Direito. Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa (Portugal). Professor de Direito Processual Civil da UNICAP.

Doutor Marcelo Navarro - Des. Federal - TRF-5ª Região. Doutor em Direito Processual Civil pela PUC/SP.

Prof. José Mario Wanderley Gomes Neto – Mestre em Direito pela UFPE. Doutorando em Ciência Política pela UFPE. Prof. de Direito Processual Civil da UNICAP.

4º PAINEL: “Direito tributário, segurança jurídica  e mudança jurisprudencial”.

DATA: 14/05

LOCAL : Auditório  G-2

HOÁRIO: 19:15H

Prof. José Souto Maior Borges – Prof. Emérito da PUC/SP. Prof. Titular da Faculdade de Direito do Recife (aposentado). (a confirmar)

Prof. Raymundo Juliano Feitosa - Doutor em Direito pela Universidade Autônoma de Madri (Espanha). Prof. de Direito Tributário do  Mestrado e Doutorado em Direito da UFPE.

Prof. Gustavo Ventura - Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Prof. de Direito Tributário da UNICAP.

5º PAINEL:  “É a parte que te cabe deste latifúndio”: direito de propriedade no poema “Morte e vida severina” de João Cabral de Melo Neto.

DATA: 26/05

LOCAL : Auditório  G-2

HORÁRIO: 09:00h.

Doutor Francisco Queiroz - Des. Federal –TRF 5ª Região. Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa (Portugal) . Prof. de Direito Administrativo da UNICAP.

Profa. Isabel Guimarães – Procuradora da República. Profa. de Direito Civil da UNICAP.

Sr. Marcos Accioly – Escritor da Academia Pernambucana de Letras.

Profa. Andrea Almeida Campos – Profa. de Direito Civil  e Coordenadora  do Grupo de Estudos "Direito e Literatura" na UNICAP.

6º PAINEL: “Interpretação jurídica e decisionismo judicial: existem respostas corretas no direito?”

DATA:  28/05

LOCAL : Auditório  G-1

HORÁRIO: 19:15 h.

Prof. Alexandre da Maia - Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE. Professor dos Programas de Graduação e Pós-graduação em Direito da UFPE.

Prof. Gustavo Ferreira Santos – Doutor em Direito Constitucional pela UFPE. Prof. de Direito Constitucional da UNICAP. Procurador do Município do Recife.

Prof. Adrualdo Catão  – Mestre e Doutorando em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE. Prof. da UFAL.

Prof. João Paulo Allain Teixeira – Doutor em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela UFPE. Prof. de Direito Constitucional da UNICAP.

7º PAINEL:  “Políticas criminais e direitos fundamentais”.

DATA: 04/06

LOCAL : Auditório G-2

HORÁRIO: 09:00H.

Profa. Marília Montenegro – Doutora em Direito pela UFSC. Profa. de Direito Penal da UNICAP.

Prof. Adriano Oliveira – Doutor em Ciência Política pela UFPE. Coordenador de pesquisas do Instituto Mauricio de Nassau. Professor-convidado da Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE.

Profa. Fernanda Fonseca – Mestre em Criminologia Universidade Católica de Leuven (Bélgica). Profa. de Direito Penal da UNICAP.

Prof. José Maria Nóbrega - Graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre e Doutorando em Ciência Política pela UFPE. Pesquisador do NICC - Núcleo de Estudos em Instituições Coercitivas e da Criminalidade da UFPE. Professor da AESO - Faculdades Integradas Barros Melo e da Faculdade Nova Roma – FGV.

8º PAINEL:“Aspectos polêmicos do novo Direito de Família”

DATA: 04/06 NOITE

LOCAL : Auditório  G-2

HORA: 19:15

Profa. Renata Lima – Mestre em Direito Civil pela UFPE. Profa. de Direito da Faculdade Integrada do Recife (FIR) e da Faculdade de Direito de Caruaru (ASCES).

Profa. Fabíola Albuquerque - Doutora em Direito Civil pela UFPE. Profa. dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPE.

Profa. Maria Rita de Holanda Oliveira – Mestre e em Direito Civil pela UFPE. Profa. de Direito Civil da UNICAP.

Audiência pública discute mudanças nas diretrizes curriculares do curso de Jornalismo
Por André Amorim

A Comissão de Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC) realiza nesta sexta-feira (24) das 9h às 12h, no anfiteatro do bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco, a segunda audiência pública para discutir mudanças nas diretrizes curriculares do curso de Jornalismo. A audiência contará com a participação de representantes do mercado de trabalho do jornalismo como as entidades sindicais dos jornalistas e entidades patronais.

Essa audiência pública é a segunda das três que serão realizadas e a única que acontecerá fora da região Sudeste, como destaca a coordenadora Geral de Graduação da Católica, Profª Drª Aline Grego. “Das três audiências essa será a única realizada fora do eixo Rio-São Paulo”, disse. A primeira audiência foi realizada no dia 20 de março no Rio de Janeiro. Na ocasião, a comunidade acadêmica foi convidada a opinar e sugerir sobre mudanças no currículo de Jornalismo. Já a terceira audiência será no dia 18 de maio, em São Paulo (SP), ouvindo setores da sociedade civil como movimentos sociais e organizações não-governamentais.

Nesta segunda audiência, o mercado de trabalho foi convidado a se manifestar sobre as mudanças nas diretrizes curriculares. Entre as entidades que participam do encontro estão a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ). O evento é aberto a professores e alunos de Jornalismo.

A importância de uma formação que contemple a área de humanidades, e que ao mesmo tempo garanta a formação de um profissional com habilidades para atuar nas diversas mídias, foi um dos temas discutidos na primeira audiência pública sobre a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de jornalismo, que aconteceu dia 20 de março no Rio de Janeiro, quando reuniu pesquisadores, professores, estudantes e coordenadores desses cursos. O aprofundamento da importância do tripé ensino, pesquisa e extensão e o papel do estágio na formação do jornalista também foram destacados pelos participantes.

Entre as entidades que participaram da primeira audiência pública, estão representantes da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), além de professores e alunos de instituições públicas e privadas.

A Comissão de Especialistas em Jornalismo, constituída pela Portaria no 203/2009, é constituída pelos professores José Marques de Melo, presidente; Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior (Universidade Federal de Pernambuco), Eduardo Barreto Vianna Meditsch (Universidade Federal de Santa Catarina), Lucia Maria Araújo (Canal Futura), Luiz Gonzaga Motta (Universidade de Brasília), Manuel Carlos da Conceição Chaparro (Universidade de São Paulo), Sergio Augusto Soares Mattos (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), Sonia Virgínia Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Minicurso sobre Lacan começa nesta quinta-feira
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel da Universidade Católica de Pernambuco realizará o minicurso “Bases Hegelianas na Psicanálise de Lacan”, ministrado pela professora Ana Cabral (mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco). Os encontros vão acontecer nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH).

As inscrições para o minicurso custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Católica). Os participantes receberão certificado de seis horas de carga complementar.

Informações e inscrições:
Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica
Fone: (81) 2119 4230

Católica vai celebrar Missa de Páscoa
Por Jaime Mitchell

Toda a comunidade acadêmica está convidada para a celebração da Missa de Páscoa, que acontecerá na Capela da Católica, no dia 24, às 17h. Segundo o jesuíta Creômenes Tenório, um dos organizadores do evento, cada centro já comemorou sua Páscoa e essa data foi reservada para toda a Universidade celebrar junta.

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, vai presidir a celebração. As músicas serão cantadas pelo coral de funcionários da Unicap. O pastoralista Gilmar Francisco Araújo também está organizando a missa.

Flor de Maracujá apresenta show em homenagem a Cartola na livraria Cultura
Por Tiago Cisneiros

O Flor de Maracujá, grupo de choro da Universidade Católica de Pernambuco, vai realizar, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, uma apresentação em homenagem ao cantor e compositor Cartola. O show acontecerá no dia 25 de abril (sábado), a partir das 17h. O acesso ao evento será permitido mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, a ser repassado a instituições beneficentes cadastradas na livraria.

No espetáculo, o Flor de Maracujá apresenta, durante uma hora, os clássicos da obra de Cartola, além da canção “Preciso me encontrar”, composta por Candeia e imortalizada na voz do homenageado. Conheça o repertório:

  • Amor proibido
  • Chega de demanda
  • Tive, sim
  • Corra e olha o céu
  • Autonomia
  • O mundo é um moinho
  • Cordas de aço
  • O sol nascerá
  • Minha
  • Sim
  • As rosas não falam
  • Alvorada
  • Preciso me encontrar

O grupo Flor de Maracujá é composto por alunos, ex-alunos e funcionários da Católica. Além da voz de Marina Duarte, conta com violões de sete cordas, cavaquinho, clarinete, acordeon e instrumentos de percussão.

Ciências Biológicas promove minicurso em abril e maio
Por Rebeca Kramer  

O curso de Ciências Biológicas, em parceria com o Conselho de Estudantes de Ciências Biológicas da Unicap, oferece minicursos nos meses de abril e maio. As aulas serão realizadas por professores convidados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Confira a programação dos próximos minicursos clicando aqui.

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas com a representante do Conselho dos Estudantes de Ciências Biológicas, Bruna Cabral, à tarde, na sala 510 do bloco B. Outras informações com os professores Aluízio Bezerra e Bereneuza Brasileiro, ou com a coordenação do curso de Ciências Biológicas pelo fone 2119-4197.

BiblioSesc chega ao Espaço Criança Esperança de Olinda
Por Jaime Mitchell

A BiblioSesc, Caminhão Biblioteca do Sesc, vai chegar ao Espaço Criança Esperança de Olinda (ECEO), na terceira etapa de Rio Doce, no dia 27 de abril, às 9h. As crianças e os adolescentes do ECEO farão, no dia da chegada da BiblioSesc, apresentações dos Grupos de Capoeira, Percussão e Teatro. A apresentação do Grupo de Teatro terá como tema o gosto pela leitura com uma colagem de vários textos da literatura. Junto com o caminhão virão Mateus e Catirina para fazer a animação da garotada.

Em torno de 3 mil livros são oferecidos pelo Caminhão Biblioteca do Sesc, que circula pela Região Metropolitana do Recife. Além dos jovens do Espaço, as pessoas que moram na vizinhança poderão se cadastrar e pegar os livros emprestados por quinze dias. O caminhão irá ao local de quinze em quinze dias, até o fim do ano, para fazer empréstimos e devolução.

O Espaço Criança Esperança de Olinda é gerido pela Universidade Católica desde outubro de 2008, sob a coordenação do professor Alcivam Paulo de Oliveira, coordenador de Extensão da Unicap. 

Curso de Ciências Contábeis vai promover ciclo de palestras
Por Tiago Cisneiros

O curso de Ciências Contábeis da Católica vai promover, nos dias 28 e 29 de abril, o “Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas”. Os encontros, patrocinados pela editora Atlas, serão realizados das 19h às 22h, no auditório G2 da Universidade.

No dia 28 (terça-feira), a professora Umbelina Cravo Teixeira Lagioia vai ministrar a palestra “Impacto da crise financeira na contabilidade”, além de lançar o livro “Fundamentos do Mercado de Capitais”. No dia 29, o professor paulista José Hernandez Perez Junior falará sobre os “Aspectos Contábeis da Medida Provisória 449”, responsável por alterações na legislação contábil brasileira, e lançará o livro “Contabilidade Avançada”, elaborado em co-autoria com Luís Martins de Oliveira.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Católica, professor Josiel Barbosa, o evento é fruto das recentes modificações na contabilidade brasileira. “Nos finais dos anos de 2007 e 2008, tivemos profundas mudanças na legislação da área. Em 2010, adotaremos as normas internacionais de contabilidade. Com tantas alterações, aliadas à crise mundial, o mercado contábil está em polvorosa”, explica.

Sobre a iniciativa da Católica em promover o ciclo de palestras, Josiel enfatiza: “Por sermos um dos maiores cursos de Pernambuco, precisamos estar antenados com a nova realidade brasileira”. Ele destaca, ainda, que o evento é destinado a todos os públicos e não, exclusivamente, aos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade.

As inscrições para o “Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas” poderão ser feitas no site www.unicap.br/PalestrasContabeis , no valor de R$ 62. Os inscritos receberão, durante as palestras, um exemplar de cada livro lançado no evento (“Fundamentos do Mercado de Capitais” e “Contabilidade Avançada”), além de um certificado de oito horas de carga complementar.

Serviço

Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas

Dias/horários: 28 e 29 de abril, das 19h às 22h.

Local: Auditório G2 da Católica

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Católica vai promover Semana Indígena

O Dia Nacional do Índio, celebrado neste domingo (19), será comemorado na Católica entre 28 e 30 de abril na I Semana Indígena da Universidade. O evento vai discutir com a sociedade civil as múltiplas questões relacionadas ao índio: exploração, lutas, direitos e cultura. A programação especial contará com palestras, mesas-redondas, painéis e atividades culturais. A abertura será feita pelo Reitor, o Padre Pedro Rubens, no auditório G1, às 19h. Logo em seguida, o primeiro tema a ser debatido será sobre o Movimento Indígena no Brasil: desafios e avanços, com a participação de lideranças indígenas e do professor Edson Heley Silva. O segundo assunto a ser discutido na noite tratará dos direitos, educação, cultura e terra. Entre os participantes estarão o representante da Comissão Pró-índio do Nordeste, o professor Clóvis Antunes; e a professora Eliene Almeida, do Centro Luiz Freire. A coordenação da mesa ficará a cargo do Padre Antonio Mota, da Pastoral da Católica.

A programação seguirá nos dias 29 e 30 de abril, sempre com dois grandes debates por noite iniciados a partir das 19h. Representantes de várias instituições como Fundação Nacional do Índio (Funai); Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme); Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco e do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) estarão entre os debatedores.

Apresentações artísticas irão movimentar a Semana Indígena com várias opções. No dia 28, das 15h às 18h, serão exibidos vídeos e filmes no auditório G1, sob a coordenação da professora Vera Borges. No dia 29, o hall do bloco G será palco de apresentações de danças e músicas típicas. Durante toda a semana, uma feirinha com produtos indígenas ficará armada no hall do bloco A, das 9h às 20h, além disso, o Museu de Arqueologia ficará aberto à visitação das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h e a Biblioteca Central da Unicap realizará uma exposição sobre o acervo indígena que dispõe. A Semana Indígena está sendo promovida pela Pró-reitoria Comunitária em parceria com a Divisão de Ação Pastoral e o curso de Serviço Social da Unicap. A programação completa está disponível no site www.unicap.br .

Livro sobre o fim da velhice será lançado na Católica
Por André Amorim

Será lançado no dia 30 de abril, no Espaço Loyola, térreo do bloco B, às 16h30, o livro O fim da velhice - A superação bem humorada de um conceito. A obra, organizada por Jacques Ribemboim e Dulce Albert, traz contos, poemas, ensaios e depoimentos de diversos escritores pernambucanos. Logo após o lançamento, uma mesa-redonda será realizada com as presenças de Jacques Ribemboim, organizador do livro, Alexandre Santos, presidente da União Brasileira de Escritores - Seção Pernambuco, Padre Libório e Djanira Silva, escritora pernambucana.

Semana de História da Católica vai debater as crises do capitalismo
Por Jaime Mitchell

O curso de História da Católica vai realizar entre os dias 5 e 8 de maio a IX Semana de História da Unicap, que terá como tema “O Brasil e as crises do capitalismo: 1929 – 2009”. Convidados, como o deputado federal Maurício Rands, vão participar do evento, que terá conferências, minicursos, sessões de comunicações e publicações. Outras informações no www.seminariodehistoriaunicap.blogspot.com. Segue abaixo a programação completa.

Para maiores informações sobre a programação clique aqui!

Alunos de Terapia Ocupacional realizam o Programa Envelhecimento Ativo
Por Lílith Perboire

Alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando o "Programa Envelhecimento Ativo" para adultos e idosos saudáveis. Os encontros acontecem todas as segundas e quintas-feiras na Clínica Corpore Sano, das 9h às 11h.

O curso terá orientações e avaliações para desenvolver as habilidades individuais, além de discussões sobre saúde e doença no envelhecimento. Também, serão feitas oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio lógico, expressão corporal e atividades psicomotoras, artes e criatividade. O objetivo é a construção de um projeto de vida que dará um novo significado para o cotidiano.

A professora Mauricéa Tabósa ressaltou que o enfoque do programa é no sentido de que os adultos e idosos possam ter um envelhecimento ativo. "Este programa tem tido um papel importante na saúde dos idosos. E muitas pessoas estão saindo de quadros de depressão, evitando muitas doenças", afirmou Mauricéa.

Serviço:

O valor de todo o programa é R$ 84.

Para outras informações, os interessados devem telefonar para a Clínica Corpore Sano para agendar sua avaliação (sexta-feira pela manhã).

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 220. Boa Vista. Recife/PE.

Fone: (81) 2119-4490.

Diálogos com a Fonoaudiologia realiza debate sobre geriatria
Por Jaime Mitchell

O curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco realiza nesta quinta-feira (23) o evento “Diálogos com a Fonoaudiologia”. Organizado pelas professoras Elizabeth Coelho e Maria Luiza Lopes, do curso de Fonoaudiologia, o evento promove debates interdisciplinares.

O tema desse encontro será “Saúde do Idoso: perspectivas para atuação interdisciplinar”. Os convidados serão a fonoaudióloga Ana Karênina Amaral, a fisioterapeuta Francisca Mota e o presidente da Sociedade Pernambucana de Geriatria, Alexandre de Mattos.

O evento acontecerá das 17h às 19h, sala de teleconferência, no térreo do bloco G4. Estudantes, profissionais e interessados podem participar. A entrada é gratuita. Mais informações pelo fone 2119.4405.

Projetos de ex-alunos da Católica serão exibidos na Mostra Pernambuco do Cine PE
Por Tiago Cisneiros

Entre os curtas-metragens selecionados para a Mostra Pernambuco do Festival Cine PE 2009, estão os documentários Ô de casa, Ave Sangria e Malunguinho, frutos de projetos experimentais de ex-alunos do curso de Jornalismo da Católica. As obras serão exibidas nos dias 25 e 26 de abril, a partir das 19h, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Ô de casa é uma produção das ex-alunas Julia Araújo, Mirthyani Bezerra e Sheyla Florêncio, sob orientação do professor de Jornalismo Cláudio Bezerra. O filme baseia-se na concepção da moradia como o local de repouso e de abrigo da humanidade. A obra conta a história de cinco moradores, com diferentes perfis, que apresentam suas respectivas casas, convidando o telespectador a conhecer o imaginário do lar.

Os ex-alunos de Jornalismo Raynaia Uchoa, Rebeca Venice e Thiago Barros produziram, também, sob a orientação do professor Cláudio Bezerra, o filme Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés. O documentário trata da trajetória da banda recifense Ave Sangria, ícone da transgressão na década de 1970, em meio ao regime militar. O próprio título do filme foi extraído da canção “O pirata”, composta pelo grupo.

O filme Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema é o resultado do projeto experimental de João Batista Junior, Diego Mendes e Luís Otávio. O trabalho - orientado pelo professor de Jornalismo da Católica Alexandre Figueirôa – recorda Malunguinho, o mais importante quilombola de Pernambuco, líder do Quilombo de Catucá, que existiu de 1817 a 1835, entre o Recife e o município de Goiana.

Serviço

Mostra Pernambuco: exibição dos curtas-metragens selecionados

Cinema da Fundação: Rua Henrique Dias, 609, Derby – Recife.

Horário: a partir das 19h

Ingressos a R$ 8 e R$ 4 (meia entrada)

Ô de casa: 25 de abril

Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés: 25 de abril

Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema: 26 de abril

Site do Festival Cine PE, para mais informações: www.cine-pe.com.br

Encontro de Psicanálise discute amor e desejo feminino
Por Tiago Cisneiros

O Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano do Recife e a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano realizam, nos dias 24 e 25 de abril, o seminário “Amor, desejo e gozo no feminino”, ministrado pela psicanalista Elisabeth da Rocha Miranda. O evento acontece no Hotel Best Western Manibu, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, bairro de Boa Viagem.

Confira a programação do seminário:

Dia 24:

- “A Formação do Analista” – das 19h30 às 21h30. – Entrada franca

Dia 25:

- “Por que não há relação sexual? Posição masculina/posição feminina” – das 9h às 10h30.

- “O gozo feminino” – das 11h às 12h30.

- “Os dizeres do amor – o amor como suplência” – das 14h30 às 16h.

- “A clínica” – das 16h30 às 18h.

No dia 24, a participação no evento é gratuita. Para o dia 25, as inscrições custam R$ 60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes.

Serviço

Informações:

(81) 9114 3874 – Lúcia Carneiro Leão

(81) 9172 4224 – Yáskara Maia

Hotel Best Western Manibu

- Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem - Recife/PE

- Fone: (81) 3084 2810.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, de 30 de abril até 3 de maio,  o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (Ered). Com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, o evento pretende, além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, compartilhar conhecimentos sobre a realidade jurídica de cada estado. O evento vai contar com painéis e palestras, atividades culturais, oficinas, concurso de artigos e atividades esportivas. Confira a programação:

Quinta-feira - 30/04/09

20h - Abertura oficial

22h - Atividade Cultural

Sexta-feira - 01/05/09

8h45 - Painel 1 - “A flexibilização dos direitos trabalhistas frente à crise econômica”

11h30 - Grupo de Discussão (painel 1)

14h - Peça de Teatro: “Ato Público”

20h15 - Mesa Redonda - Trabalho escravo e bóias-fria

22h - Atividade Cultural

Sábado - 02/05/09

8h45 - Painel 2 - Debate “O ensino Jurídico e o Exame da Ordem”

11h - Oficinas

14h - Painel 3 - “Dos Manguezais à transposição do São Francisco”

16h30 - Oficinas

20h15 - Valorização do Regionalismo, A Cultura Consciente e os Movimentos Populares

22h30 - Atividade Cultural

Domingo - 03/05/09

8h45 - Painel 4 – Encerramento

10h - Plenária Final

12h – Entrega dos Certificados

A expectativa é que mais de 500 estudantes da Regional Nordeste II, que reúne os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, participem do encontro. O evento é articulado pelo Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz (DAFESC) e faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Os interessados em participar podem escolher entre dois pacotes: sem alimentação, ao custo de R$ 50 até o dia 20 de abril, ou R$ 65 após a data; com alimentação, ao custo de R$ 65 até o dia 20 de abril e R$ 75 após a data. As inscrições podem ser feitas pelo www.dafesc-unicap.com/ered2009 ou no D.A de Direito, 3º andar do bloco G, sala 301.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Grupo Hegel vai promover minicurso sobre Michel Foucault
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap vai realizar, de 18 a 20 de maio, das 14h às 17h, o minicurso “Introdução ao Pensamento de Michel Foucault”. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, pela professora Ângela Baía, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições para o minicurso custam R$ 20 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). Serão conferidos certificados de nove horas de carga complementar aos participantes.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Grupo Hegel vai  realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de seis horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos vários cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146.

Para maiores informações sobre a programação dos cursos clique aqui!

Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1 a 5 de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.

Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.

Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!

Concurso

Durante a Mostra Internacional de Cinema Documentário, será realizado o 1o Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A competição tem, como tema, a frase “Sertão. O Senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, escrita por Guimarães Rosa, no livro Grande Sertão: Veredas. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre esse assunto, levando em consideração as questões sociais, raciais, econômicas e culturais às quais a sociedade está subjugada.

As inscrições para o concurso poderão ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra, durante os meses de abril e maio. A divulgação dos vencedores da competição acontecerá no dia 5 de junho, no encerramento da Mostra Internacional de Cinema Documentário. A banca examinadora será formada por Padre Hugo Ara, Alejandro Krawietz e pelos professores da Católica Alexandre Figueirôa, Cláudio Bezerra e Aline Grego.

Oficinas

A 1ª MiradasDoc oferece, ainda, aulas sobre crítica, roteiro e produção de documentário e  captação de som direto no audiovisual. O investimento nas oficinas é de R$ 50 (R$ 30 para alunos da Universidade Católica de Pernambuco). O pagamento deve ser efetuado na agência do Unibanco na Unicap. As inscrições já podem ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra.

Palestras

Durante a mostra, também serão promovidas palestras sobre a produção de documentários no Brasil e a importância social desse gênero cinematográfico. A participação no evento é gratuita, e as inscrições para as 80 vagas disponíveis devem ser feitas no site http://www.unicap.br/eventos/mostra.

Veja os detalhes das palestras clicando aqui!

Serviço

1a Mostra Internacional de Cinema Documentário

Data: De 1o a 5 de junho de 2009

Local: Universidade Católica de Pernambuco – auditório G1– 1o andar do bloco G

Mais informações no site http://www.unicap.br/eventos/mostra

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos, Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro, Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
ABRIL










MAIO







 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000