A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Assecom

Recife, 13 de Março de 2009 Ano 8

Ministro da Educação vai participar do I Encontro de Estudantes do Prouni na Católica
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco vai receber, neste sábado (14) e domingo (15), o 1o Encontro de Estudantes do Prouni – Programa Universidade para Todos. A iniciativa é do Diretório Central dos Estudantes da Unicap, do Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Vale do Ipojuca e do Conselho Estadual de Entidades Gerais da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

A abertura do evento acontecerá no auditório G1 da Católica, às 10h deste sábado (14), com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e representantes da União Nacional dos Estudantes, da União Estadual dos Estudantes e da Reitoria da Unicap. Todos os momentos serão realizados no auditório G1 da Universidade. Confira a programação do 1o Encontro dos Estudantes do Prouni:

Dia 14/03

  • 10h: Abertura
  • 12h: Almoço
  • 14h: Grupos de Trabalho sobre Educação
  • 19h: Atividade cultural com o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE.

Dia 15/03

  • 10h: Debate “Conjuntura Educacional em Pernambuco”

Com a presença de representantes da UNE, UEP, Universidade de Pernambuco, Assembleia Legislativa de Pernambuco e da Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado.

  • 12h: Plenária Final

Arquiteto alemão faz palestra na Católica
Por Jaime Mitchell

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo receberam na manhã desta sexta-feira (13) a visita do arquiteto alemão Klaus Brendle. Durante sua palestra, ele explicou para os estudantes como foi feita a restauração de um edifício moderno, projetado pelo pai da arquitetura moderna, Le Corbusier. A atividade fez parte da disciplina Intervenções em Sítios Históricos, do 8º período, mas alunos de todos os períodos estavam presentes na sala multiuso do bloco D. A professora Betânia Cavalcanti-Brendle traduziu toda a apresentação do arquiteto alemão, que deu sua palestra em inglês.

O edifício em questão fica no bairro Weissenhof, na cidade de Sttutgart, na Alemanha. No ano de 1927, Le Corbusier o projetou. Houve muitas críticas pela linha conservadora da arquitetura na época, pois para eles a obra era muito moderna. Segundo a professora Andréa Câmara, coordenadora do curso de Arquitetura, é possível encontrar nesse bairro vários edifícios de arquitetura moderna. Atualmente, o edifício abriga um museu onde podem ser obtidas informações de como se vivia nele.

A obra sofreu duas intervenções e duas restaurações no decorrer do tempo. Nas décadas de 30 e 50, as intervenções foram feitas para o local continuar servindo de habitação. A intervenção em 50 se deu por conta da II Guerra Mundial que destruiu grande parte da Europa. A primeira restauração aconteceu na década de 80. “O conceito de restauração está considerando todas as modificações feitas no edifício durante toda a sua história”, explicou Klaus. A segunda restauração aconteceu de 2003 a 2006.

Algumas polêmicas surgiram sobre como o edifício ficaria. O governo da cidade de Sttutgart queria retornar a edificação ao projeto inicial de Le Corbusier, já a equipe que fez a reestruturação queria respeitar as modificações feitas. Deixar o edifício como era em 1927 não era possível, pois alguns dos projetos de Le Corbusier com os desenhos originais estavam perdidos, e não existe nenhuma foto mostrando como era a obra. O que sobrou do original foi mantido. 

Klaus Brendle vai ministrar um curso entre 24 e 26 de março na Católica com o tema “Arquitetura dos novos museus na Alemanha”.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Especialização em Psicopedagogia realiza aula inaugural
Por Rebeca Kramer

“A aprendizagem, longe de ser o resultado de uma transmissão de conhecimentos, implica uma verdadeira atividade de conhecimento”. O que quis dizer o grande estudioso da Psicologia Piaget com essa frase? A psicopedagoga Simone Bérgamo, que ministrou a aula inaugural da 13ª turma de especialização em Psicopedagogia, explicou: “É preciso permitir que as crianças se libertem, tenham suas opiniões, tenham seu espaço de construção”. A aula, que contou com a presença das psicopedagogas do Centro Psicopedagógico de Atividades Integradas (Cepai), Noemi Gonçalves e Graça Griz, aconteceu nesta quinta-feira (12), às 19h, no auditório do bloco B.

A aula foi iniciada com a leitura do conto de Ruth Rocha “Quando a escola é de vidro”, da obra “Este admirável mundo louco”. Partindo da ideia de que as crianças não podem ser prisioneiras de quem é o dono do poder, como professores e pais, e de como elas se sentem quando não lhes é permitido se expressar, o conto fala de uma escola tradicional onde seus alunos moravam dentro de um vidro e não tinham liberdade para o questionamento. Um dia, um vidro se quebra e os outros vidros (as crianças) que estavam presas resolvem fazer o mesmo. Assim, desde aquele momento, a escola já não seria mais a mesma. Acerca desse assunto, Simone comentou que o ser humano é muito mais o resultado da influência do próximo do que, propriamente, o resultado do que se quer ser. Por isso, para ela, é muito importante que o professor saiba quem é cada um de seus alunos e escute-os, sempre lhes mostrando que gosta do que faz, a fim de que essa criança realize-se, também, no ato do estudo e da disciplina.

Durante a apresentação, Simone mencionou a importância de os pais servirem de exemplos em atitudes aos seus filhos porque a criança reproduz o que vê e não o que aprende com os ouvidos. Assim, muitas famílias não oferecem uma boa base moral e ética aos seus filhos e estes, por sua vez, que estão o tempo todo aprendendo novas coisas e cada vez mais rápido, passam a idolatrar pessoas e aprender o que o mundo cruel e tão imerso na evolução tecnológica lhes oferece de graça. “Que referências de ídolos nossos filhos têm, quando somos ausentes em suas vidas? Os jogadores de futebol, por exemplo, passam muitos ensinamentos!”, sorriu a psicóloga. Logo em seguida, expôs para a turma uma lista com uma série de pérolas de jogadores de futebol, os ídolos das crianças do Brasil.

Pérolas do Futebol

"EU PEGUEI A BOLA NO MEIO DE CAMPO E FUI FONDO, FUI FONDO, FUI FONDO E CHUTEI PRO GOL" (Jardel, ex-jogador do Vasco e Grêmio, ao relatar ao repórter o gol que tinha feito)

A BOLA IA INDO, INDO, INDO... E IU !!! (Paulo Nunes, comentando um gol que marcou quando jogava no Palmeiras)

"NEM QUE EU TIVESSE DOIS PULMÕES EU ALCANÇAVA ESSA BOLA" (Bradock, amigo de Romário, reclamando de um passe longo)

"NO MÉXICO QUE É BOM. LÁ, A GENTE RECEBE SEMANALMENTE DE 15 EM 15 DIAS" (Ferreira, ex-ponta esquerda do Santos)

"QUANDO O JOGO ESTÁ A MIL, MINHA NAFTALINA SOBE" (Jardel, ex-atacante do Vasco, Grêmio e da Seleção, hoje no Porto de Portugal)

"CLÁSSICO É CLÁSSICO E VICE-VERSA" (Jardel)

"O MEU CLUBE ESTAVA À BEIRA DO PRECIPÍCIO, MAS TOMOU A DECISÃO CORRETA: DEU UM PASSO À FRENTE" (João Pinto, jogador do Benfica de Portugal)

"A MOTO EU VOU VENDER E O RÁDIO EU VOU DAR PARA MINHA AVÓ" (Biro Biro, ex-jogador do Corinthians, ao responder a um repórter o que iria fazer com o "Motoradio" que ganhou como melhor jogador da partida)

"EU DISCONCORDO COM O QUE VOCÊ DISSE" (Vladimir, ex-meia do Corinthians, em uma entrevista à Rádio Record)

"NA BAHIA É TODO MUNDO MUITO SIMPÁTICO. É UM POVO MUITO HOSPITALAR" (Zanata, baiano, ex-lateral do Fluminense, ao comentar sobre a hospitalidade do povo baiano)

"JOGADOR TEM QUE SER COMPLETO COMO O PATO, QUE É UM BICHO AQUÁTICO E GRAMÁTICO" (Vicente Matheus, eterno presidente do Corinthians)

"O DIFÍCIL, COMO VOCÊS SABEM, NÃO É FÁCIL" (Vicente Matheus)

"HAJA O QUE HAJAR, O CORINTHIANS VAI SER CAMPEÃO" (Vicente Matheus)

"SE ENTRA NA CHUVA É PARA SE QUEIMAR" (Vicente Matheus)

"O MAIOR GENERAL DA FRANÇA É O GENERAL ELETRIC" (Vicente Matheus, ao responder uma pergunta dos franceses que queriam comprar Sócrates)

"O SÓCRATES É INVENDÁVEL, INEGOCIÁVEL E IMPRESTÁVEL" (Vicente Matheus, ao recusar a oferta dos franceses)

"NÃO TEM OUTRA, TEMOS QUE JOGAR COM ESSA MESMA" (Reinaldo, do Atlético, ao responder a pergunta do repórter se ele ia jogar com aquela chuva)

"AGORA QUE ESTOU INFORMATIZADO, VOU CONVERSAR COM MEU PROCURADOR PARA COBRAR MEUS DIREITOS" (Cafu, do Palmeiras, ao questionado sobre o direito dos 15% sobre a indenização que o São Paulo receberia da Parmalat na transação irregular com o Juventude)

Por isso que o Brasil é bom de bola, pois futebol não se aprende na escola!

Dando continuidade a sua fala, Simone ressaltou que a sociedade atual caracterizava-se pela desobediência às regras, pela violência e pela transgressão. “As crianças acostumadas a ter tudo e nunca são frustradas, quando são, não conseguem lidar com isso e respondem com agressividade”, comentou. E complementou: “A violência tem sido muito banalizada. A pessoa leva um tiro e fica feliz porque sobreviveu. É como se ela se conformasse com o sistema. Não há mais limites”.

Dessa maneira, de acordo com a psicopedagoga, os pais não podem pretender ter autonomia e educar seus filhos se não possuem tempo para eles e esse tempo dedicado pela família pode ser determinante na formação de uma personalidade positiva ou negativa da criança enquanto o adulto do futuro. “Teve a mãe de um aluno meu que me pediu desculpas porque o filho não havia trazido a lição de casa pronta, porque ela não teria tido tempo de fazer”, comentou. E prosseguiu: “O ser humano tem prazer em construir e realizar sonhos. Com a criança, não é diferente. Por que uma criança destrói o castelo de areia ou derruba o lego depois que o constrói? Porque seu prazer ali não é admirar o castelo, nem montar os legos, mas ter tido o prazer de ter podido construí-los”.

A aprendizagem, portanto, está na interação do aprendiz com o objeto do conhecimento e na concepção de que ensinar e aprender são movidos pelo desejo e pela paixão. O curso vai ser oferecido na Fundação Centro Educativo de Comunicação Social do Nordeste (Cecosne) e tem duração de 1 ano e 6 meses, com dois encontros ao mês. Participam dele alguns professores da Unicap e de outras instituições. O final da aula deu-se às 20h com a apresentação em datashow do poema de William Shakespeare, ‘Aprender’.

Aprender

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.

E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas.

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.

E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...

E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destrui-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.

Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.

Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.

Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

Aprende que paciência requer muita prática.

Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende que realmente pode suportar...que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Grupo de dança Mandacaru comemora 15 anos
Por Tiago Cisneiros e Rebeca Kramer

No dia em que se comemoram os 472 anos da cidade do Recife, faz aniversário, também, a equipe de dança da Universidade Católica de Pernambuco. Nesta quinta-feira (12), o grupo Mandacaru, formado por estudantes da Unicap e coreografado por Ana Cecília Soares, completou 15 anos de existência.

Às 20h, o Mandacaru subiu ao palco, para acompanhar o show de conclusão do curso de Criação e Performance Musical, ministrado pelos nova-iorquinos Ken Wiatrek e Brandon Davis. A apresentação aconteceu no Espaço Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança (casarão azul próximo ao bloco A da Universidade). No final da noite, o aniversário do grupo foi celebrado com um lanche coletivo.

As comemorações pelo aniversário se estendem até o mês de maio, quando será realizado o espetáculo “Villa Brasil”. A montagem vai homenagear o compositor Heitor Villa-Lobos, no ano em que se celebra os 50 anos de seu falecimento. A coreógrafa do Mandacaru, Ana Cecília Soares, revela que a produção é um desafio. “É um projeto difícil, tanto pela escolha do repertório – que inclui choros, valsas, sambas, canções infantis, entre outros ritmos -, quanto pela coreografia”, comenta.

Os integrantes do Mandacaru estão vendendo rifas, ao preço unitário de R$ 2,00. O dinheiro arrecadado será utilizado na aquisição de um novo figurino para as apresentações do grupo. O comprador sorteado receberá uma cesta de Páscoa com mais de dez itens.

O Mandacaru foi fundado em 12 de março de 1994, pelo então Coordenador Geral Comunitário, professor Armando da Costa Carvalho, falecido em janeiro de 2008 e homenageado no espetáculo “Por causa da mulher” (maio de 2008). O professor Armando, também, foi o responsável pela criação dos grupos MPB Unicap (1983), Capoeira Unicap (1983) e Wave Unicap (1998).      

A coreógrafa Ana Cecília Soares, assistente cultural da Católica, conta que já integrava o grupo, quando foi convidada para comandá-lo: “Quando me formei, há onze anos, em Direito, eu já era bailarina do Mandacaru e fui chamada para trabalhar”. Sobre a experiência, ela destaca que conquistou amadurecimento, crescimento e companheirismo.  “A nossa principal ferramenta de trabalho é o prazer; e a nossa tônica é a paixão”, concluiu.

Além do Mandacaru, Ana Cecília – que é especialista em Direitos Humanos - desenvolve projetos de resgate de dança, como o Flor de Mandacaru, que envolve portadores do Mal de Parkinson.

Elizabete Regina, de 21 anos, é estudante do 3º período de Jornalismo da Universidade e dançarina do Mandacaru. Ela conta que enxergou, no grupo, a oportunidade de fazer o que gosta. “É muito prazeroso estar envolvida neste projeto, porque podemos aprender sobre os ritmos populares. Além disso, não somos, apenas, uma equipe de dança; somos uma família”, explica.

O assessor de cultura da Católica, Padre Hugo Ara, enfatizou a importância do grupo na formação dos estudantes. “Um grupo artístico como este auxilia para a formação completa do aluno. Todas as pessoas envolvidas com arte adquirem um novo olhar sobre a realidade”, declarou.

Um resumo sobre os grupos culturais da Universidade Católica de Pernambuco está disponível no site http://www.unicap.br/extensao/grupos_culturais.htm . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Coordenação de Ação Comunitária - (81) 2119 4186.

Professora da Católica ministra curso de avaliação psicológica
Por Tiago Cisneiros

A professora do curso de Psicologia da Católica Ana Lúcia Francisco vai ministrar o curso “Modalidades de Avaliação Psicológica: objetivos, instrumentos e elaboração de documentos”. A iniciativa é do projeto Lumiar e acontece nos dias 3 e 4 de abril, no Marante Plaza Hotel.

Na sexta-feira (3), o curso será realizado das 18h às 22h; no sábado (4), das 8h às 12h e das 14h às 18h. As vagas são limitadas (40) e as inscrições podem ser feitas na sede do projeto Lumiar (Rua do Sossego, 206 – Boa Vista – Recife/PE).

Serviço

Mais informações:

Fones: (81) 3075 5659 / (81) 9929 7003 / (81) 8732 3357 / (81) 9212 1269

E-mail: projetolumiar@yahoo.com.br

Endereços:

Sede do projeto Lumiar: Rua do Sossego, 206 – Boa Vista – Recife/PE

Marante Plaza Hotel: Av. Boa Viagem, 1070 – 1º. Jardim – Boa Viagem – Recife/PE

Cineclube Revezes exibe musical com Johnny Depp e Iggy Pop
Por Tiago Cisneiros

O Cineclube Revezes vai exibir, na próxima quarta-feira (18), o musical “Cry-Baby”, dirigido por John Waters. No elenco do filme, estão o ator Johnny Depp e o cantor Iggy Pop. A sessão acontece às 19h, na sala 510 do bloco A da Universidade.

O editor e produtor do "Programa de Cinema" (Estação TV), Bernardo Queiroz, vai debater sobre o filme após a exibição.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cinerevezes.blogspot.com ou pelo e-mail cinerevezes@hotmail.com .

Pós-graduação em Direito Matrimonial Canônico será retomada no início de julho
Por Tiago Cisneiros

No dia 6 de julho, a Universidade Católica de Pernambuco dará início ao segundo módulo da pós-graduação em Direito e Processo Matrimonial Canônico. O curso surgiu a partir de uma solicitação da CNBB NE2 (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2) e do Tribunal Eclesiástico.

A pós-graduação em Direito e Processo Matrimonial Canônico é uma experiência inédita no Nordeste brasileiro. O curso, iniciado em 5 de janeiro de 2009, tem duração total de oito semanas (três no primeiro módulo, três no segundo e duas no terceiro). As aulas acontecem nos períodos da manhã e da noite, no bloco G4 da Unicap, e são ministradas por docentes da Universidade e por professores convidados do Rio de Janeiro.

O coordenador do curso, Ubiratan de Couto Maurício, destaca que o objetivo da pós-graduação é aprofundar a reflexão teológica, quanto ao matrimônio e às demandas matrimoniais. Ele ressalta, também, que a iniciativa não se destina, somente, a padres: “Dos 37 alunos da turma, a maioria é leiga. Temos muitos advogados, professores, servidores públicos e, até, fisioterapeutas”.Ainda sobre os estudantes, ele revela: “Ficamos surpresos ao ver muitas pessoas vindo de outros estados. Existem alunos de Mato Grosso, do Ceará, da Paraíba, do Maranhão e de Alagoas”. Conta, inclusive, que os bispos e arcebispos presentes à aula inaugural do curso se impressionaram com a representação de tantas localidades.

Segundo Ubiratan, a pós-graduação é útil a todos os funcionários de Pastorais da Família, e aos que buscam um emprego no Tribunal Eclesiástico. “No Tribunal, mais de 90% dos casos são relacionados a demandas matrimoniais, ou seja, a assuntos como a validade dos casamentos. Para trabalhar lá, a pessoa precisa ter mestrado ou doutorado em Direito Canônico. Nossa intenção é gerar uma preparação para os interessados”, explicou.

O jornal “O Estado de São Paulo” destacou a pós-graduação em Direito e Processo Matrimonial Canônico da Unicap, na edição de 10 de janeiro de 2009. O curso foi abordado na nota “O que Deus uniu...”, presente na coluna “Direto da Fonte”, assinada por Sonia Racy, no Caderno 2 do jornal.

O professor Ubiratan de Couto Maurício tem esperanças de que o assunto possa motivar a criação de novos cursos. “Se essa pós-graduação der certo, é possível que, em alguns anos, tenhamos um mestrado sobre o tema”, declarou.

Livro de professor da Católica conta parte da história recente da Igreja no Nordeste
Por Jaime Mitchell

“Rilke (um dos mais importantes poetas de língua alemã do século XX) nos ensinou que a obra de arte é fruto de uma necessidade, de um desejo profundo, sem a qual a nossa vida não teria sentido. Eis aqui, leitor, uma obra necessária”. Este é o fim do prefácio do livro “Onde está o povo, aí está a Igreja?”, do professor Newton Darwin de Andrade Cabral. Escrito pela professora Sylvana Brandão (UFPE), o prefácio aborda a função do historiador e o sentido da História, e a partir deles, compartilhando suas respostas, discorre sobre preocupações que ela percebe presentes no professor Newton que, em sua obra, pesquisa e relata uma parte da história da Igreja Católica no Nordeste.

“Onde está o povo, aí está a Igreja?” tem como subtítulo “História e memórias do Seminário Regional do Nordeste II, do Instituto de Teologia do Recife e do Departamento de Pesquisa e Assessoria” e analisa o contexto civil e eclesial a partir dos quais essas instituições foram criadas, como funcionavam e o fim de cada uma delas. Após o Concílio Vaticano II, realizado pela Igreja Católica entre 1962 e 1965, um novo modelo de igreja foi desenvolvido a partir de sua definição como Povo de Deus.

Com o ideal de formar o povo de Deus foram fundadas, em Pernambuco, as três instituições, embora a primeira delas tivesse abrangência mais ampla, uma vez que se destinava às dioceses existentes no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas – o Regional Nordeste II, da CNBB. “O Seminário Regional do Nordeste II (SERENE II), o Instituto de Teologia do Recife (ITER) e o Departamento de Pesquisa e Assessoria (DEPA) formavam agentes que atuariam nos movimentos e pastorais da Igreja Católica, com uma atuação que incidia, também, na sociedade civil”, explica o professor Newton.

Dessas instituições participaram diversos segmentos, pois elas formavam conjuntamente pessoas para os ministérios eclesiais, inclusive para os não-ordenados, assim, não atingia apenas seminaristas. As três existiram paralelamente, tendo sido o SERENE II o primeiro a iniciar suas atividades, em 1965, funcionando em Camaragibe, no prédio que hoje abriga a Faculdade de Odontologia, da UPE.

Em sintonia com os novos tempos e após numerosas discussões e troca de correspondência com Roma (que enviou um representante seu para discutir a questão com os bispos interessados), os seminaristas deixaram o prédio construído para abrigar 450 estudantes, e foram morar, em pequenos grupos, em casas de bairros populares, o que ensejou a existência de um centro de estudos, necessidade que conduziu à criação do ITER, em 1968. Para atender pedidos de candidatos ao sacerdócio que desejavam estudar Teologia sem abandonar seus ambientes de atuação, foi criado o DEPA, que funcionou de 1977 a 1990 e atingiu outros grupos, notadamente o das religiosas.

Na marcha da história, a Igreja foi retomando alguns aspectos do modelo anterior ao do Concílio Vaticano II – o de Trento – o que conduziu à inviabilidade daquelas instituições que acabaram sendo fechadas a partir de decreto do Vaticano, em 1989. Por estarem próximas ao povo, a ordem de fechamento repercutiu e provocou manifestações, tais como vigílias e passeatas. A imprensa brasileira noticiou o fato. Após o fechamento do SERENE II e do ITER, o DEPA, que já dava sinais de exaustão, funcionou por apenas mais um ano.

O professor Newton Cabral realizou suas pesquisas em documentos dos arquivos das instituições, sobretudo nos do ITER e do SERENE II, que foram transferidos para João Pessoa, quando lá foi reaberto um seminário destinado a absorver parte dos seminaristas que nele continuariam seus estudos. Além disso, entrevistou 41 pessoas envolvidas com as instituições, tendo, para tanto, realizado viagens pelo interior de Pernambuco, para o Estado da Paraíba e para as cidades de Natal, Belo Horizonte e Brasília. O livro é fruto da sua Tese de Doutorado em História, pela Universidade Federal de Pernambuco. Para ele, transformar a tese em livro ajuda a “dar conhecimento ao grande público sobre o assunto”. A obra conta com um índice onomástico no qual são encontrados os nomes das pessoas citadas e as páginas nas quais elas aparecem.  

Esse é o primeiro livro do professor Newton Cabral que tem artigos em revistas, participou da organização de livros e publicou capítulos em coletâneas. O lançamento será no dia 19, às 19h, no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B, da Universidade Católica de Pernambuco. No lançamento dialogarão sobre a obra o próprio autor, a professora Sylvana Brandão, que escreveu o prefácio, e o Coordenador Geral de Pós-graduação da Católica, professor Degislando Nóbrega, que fez o comentário da obra na orelha da publicação.

O professor Newton Cabral trabalha na Católica há 22 anos. Foi professor do curso de Filosofia, chefe do departamento de História e coordenador do curso de História; essa última função foi exercida até janeiro de 2009. Atualmente ensina na Graduação em História e no Mestrado em Ciências da Religião.   

Carteiras de estudante podem ser feitas até dia 16 na Católica
Por Tiago Cisneiros

O guichê da União Nacional de Estudantes (UNE), montado no hall do bloco G para a confecção das carteiras de estudante 2009, segue em funcionamento até o dia 16 de março.

A carteira de estudante 2009 custa R$ 12,00. Os interessados devem preencher e entregar o formulário de dados pessoais – disponível no guichê da UNE –, apresentar o comprovante de matrícula deste ano e fornecer uma foto ¾ recente.

A carteira da UNE tem validade nacional e concede meia-entrada em cinemas, teatros, shows, museus e jogos, entre outros estabelecimentos. Mais informações podem ser obtidas no site www.une.org.br.

Católica está com inscrições abertas até 31 de março para 18 cursos de especialização

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de abril de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:

1. Administração Esportiva

2. Catequese

3. Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil

4. Coordenação pedagógica

5. Patrimônio Histórico: Preservação e Educação

6. Ciências Criminais

7.Direito Processual Civil

8. Direitos Humanos

9. Educação Especial

10. Educação Infantil

11. Ensino de Matemática

12. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia

13. Gestão Educacional

14. História e Cultura Afro-brasileira

15. Relações Internacionais na Era da Globalização

16. Serviço Social na Área de Saúde

17. Sexualidade Humana

18. Tecnologia Assistiva

Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, a partir de abril, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.

As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.

A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).

Segundo a Profª Drª Maria de Lourdes Nóbrega, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.

Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.

Os documentos exigidos são:

  • Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.
  • Originais e cópias do documento de identidade e CPF.
  • Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato. 

Serviço

Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br

Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.

Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.

Católica lança primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste, respaldado por estudos e pesquisas específicas desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) locais.

No Brasil, há oferta apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As perspectivas de médio e longo prazos da Indústria do Esporte no Nordeste já justificam cursos formadores de gestores especializados.

O mercado esportivo pertence à industria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e pelo maior número de empregos no mundo. O futebol mundial movimenta mais de 250 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela FGV (Maio 2002), o número estimado da indústria de esporte está por volta de 25 bilhões de dólares e o crescimento anual deste setor ultrapassa os 10%.

O objetivo do curso é capacitar graduados para a utilização dos conceitos, métodos e técnicas da administração na gestão esportiva – Clubes de Futebol, Associações Esportivas, Universidade e Faculdades, Instituições Públicas e Academias. O curso busca ainda, formar especialistas em Administração Esportiva visando atender a um mercado em crescente desenvolvimento. A Indústria do Entretenimento, em particular a dos Esportes, vista como um negócio rentável irá requerer, cada vez mais, gestores profissionais capazes de obter resultados econômico-financeiros em associações esportivas, de acordo com seus objetivos estatutários.

O Corpo Docente será constituído por professores e pesquisadores (doutores, mestres e especialistas) vinculados à Universidade Católica de Pernambuco e a outras IES locais, os quais, além da formação acadêmica, possuem experiência profissional relativa às suas correspondentes áreas de concentração.

O curso será realizado no bloco J, em salas climatizadas, com data-show, TV e som. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de 18 mensalidades de R$ 290,00.

O certificado de pós-graduação em Nível de Especialização "Lato Sensu" de Administração Esportiva será fornecido pela Universidade Católica de Pernambuco aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecida no regulamento do curso.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.unicap.br. Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Administração Esportiva pelos telefones (81) 2119.4134 e 2119.4244 e pelo e-mail: salesvidal@unicap.br.

Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais com inscrições abertas

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais. O candidato deve preencher o formulário via Internet no www.unicap.br, entre 16 e 20 de março, onde também está disponível o edital, assim como a relação da documentação necessária que deve ser entregue na Secretaria da Pró-reitoria Acadêmica, localizada na Rua Almeida Cunha, nº 245, bairro da Boa Vista,  sala 003 do térreo do Bloco G4. O horário de atendimento vai das 8h30 às 10h30 e das 14h30min às 16h30min. Estão sendo oferecidas doze vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.   

Inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos vão até 3 de abril
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, a partir do dia 27 de abril, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 3 de abril. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 8 de abril.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 13 a 17 de abril, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 824 - bloco B   

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B

Quem não se comunica se complica
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Francisca Maria Alves Mota
Início do curso: 18/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Introdução à Microinformática
Vagas*: 20
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G

Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: Laboratório 03 do CTI

Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A

(Re)visitando o centro: veja o Recife com outros olhos
Vagas*: 40
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Júnior
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Sacramentos: sinais de vida e de esperança
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B

Igreja: da construção de pedra à comunidade viva
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Nascimento do Cristianismo: Introdução ao Novo Testamento
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

No princípio era o mito: a dimensão simbólica da vida
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Ética e Bioética: desafios atuais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Ermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Católica promove minicurso de canto litúrgico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Apostolado Litúrgico, promoverá minicurso de “Cantos do Hinário Litúrgico da CNBB para o Tríduo Pascal”. A iniciativa pretende capacitar e aprimorar os agentes pastorais que trabalham com música nas cerimônias religiosas.

O minicurso será ministrado por uma equipe mista de agentes pastoralistas da Pastoral da Universidade Católica e do Apostolado Litúrgico (padres, religiosos e leigos). As aulas acontecerão de 16 a 19 de março, das 19h às 21h30, no auditório G1 (primeiro andar do bloco G da Unicap). O investimento total é de R$ 15,00.

As inscrições para o minicurso já estão abertas e prosseguem até a semana anterior ao início das aulas. Os interessados devem comparecer à Loja do Apostolado Litúrgico, à Pastoral da Unicap ou à Pró-reitoria Comunitária da Universidade.

Serviço
Locais de inscrição e informações:

Loja do Apostolado Litúrgico
Endereço: Avenida Dantas Barreto, n. 1000
Fone: (81) 3224 4259

Pastoral da Unicap
Localização: térreo do bloco A da Católica, sala 014
Fone: (81) 2119 4238

Pró-reitoria Comunitária da Unicap
Localização: térreo do bloco B da Católica, sala 003
Fone: (81) 2119 4146

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Maria Eduarda de Albuquerque, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MARÇO




ABRIL









MAIO



 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000