A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 20 de Março de 2009 Ano 8

Professor da Católica lança livro sobre a história recente da Igreja no Nordeste
Por Rebeca Kramer 

Fazendo uma analogia com o provérbio “Onde está o Bispo, aí está Igreja”, o professor Newton Cabral, que ensina na Graduação em História e no Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, lançou seu livro: “Onde está o povo, aí está a Igreja”.  

No ocasião estavam o coordenador Geral de Pós-graduação da Unicap, professor Degislando Nóbrega, responsável pelo texto da orelha do livro e a professora da Universidade Federal de Pernambuco Sylvana Brandão, que escreveu o prefácio da obra. Mediando o evento, estava o coordenador do curso de História Católica, o professor Luiz Carlos Luz Marques. O evento aconteceu às 19h15 desta quinta-feira (20), no auditório do CTCH no bloco B da Universidade.

O livro visa o estudo de três objetos, ou melhor, de três instituições importantes para o perfil da Igreja: O Serene II (Seminário Regional do Nordeste II), o Iter (Instituto de Teologia do Recife) e o Depa (Departamento de Pesquisa e Assessoria). Essas instituições foram de grande relevância para a Igreja no Nordeste pela vasta formação de pessoas no campo teológico-pastoral. E, assim, o livro trata um pouco da história dessas instituições, até seu fechamento.   

Durante sua fala, Newton comentou de onde surgiu a idéia para escrever seu livro: “Certa vez, estava almoçando num restaurante e encontrei o professor Gilbraz Aragão também comendo sozinho. E, então, nos sentamos juntos na mesma mesa e começamos a conversar. Então, Gilbraz começou a falar empolgado da época em que estudou no Iter. Imediatamente percebi que aquilo dava a minha tese de doutorado”, contou Newton.  

De acordo com Degislando, Newton tem o grande mérito de ter conseguido explorar o assunto com uma visão ampla sobre os fatos. Ele teria superado, portanto, os pré-conceitos. “O livro tem forte argumentação e nos faz conhecer bem os atores, os elementos subjacentes presentes no conflito que levou ao fechamento das instituições”, comenta.

Pró-reitor Acadêmico participa de solenidade no Ministério da Educação em Brasília
Por André Amorim

Na última quarta-feira (18), o Pró-reitor Acadêmico, professor Junot Matos representou o Reitor, Padre Pedro Rubens, em solenidade realizada no Ministério da Educação. Na ocasião, foi anunciada a ampliação de acesso às bases de dados Scopus e Science Direct do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco estão prestes a ganhar mais uma ferramenta de busca a informações e estudos de relevância nacional e internacional. A Unicap está entre as instituições selecionadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior que terá acesso a publicações eletrônicas científicas relativas à base de dados Scopus e Science Direct. Das 101 instituições convidadas a participar do processo de seleção, 74 foram aprovadas.

Com a ampliação, a Unicap passa a ter acesso as publicações eletrônicas científicas e tecnológicas, internacionais e nacionais do Portal de Periódicos da Capes.

Coordenador do Fé e Alegria defende dissertação sobre Noite dos Tambores Silenciosos
Por Tiago Cisneiros

O funcionário da Universidade Católica de Pernambuco que coordena as atividades da Fundação Fé e Alegria do Brasil, Luiz Justino da Silva Júnior, vai defender a dissertação “Sobre a manifestação do sagrado na Noite dos Tambores Silenciosos”, como projeto de conclusão do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap. A apresentação será realizada no terceiro andar do bloco G4 da Católica, às 14h do dia 13 de abril.

Confira o resumo da dissertação, disponível no site do Mestrado em Ciências da Religião (www.crunicap.blogspot.com):

“Qualquer experiência humana pode ser sacralizada, continuando na sua superfície "profana". O caráter sagrado lhe vem da atribuição do mistério que oculta. Este mistério pode ser de beleza ou de feiúra, de bondade ou de maldade, de segurança ou de pecado, de anjo ou de demônio, no templo ou na rua. O sagrado opera uma transformação nas coisas do mundo, tornando uma realidade inteiramente diferente das realidades naturais. O trabalho se propõe a analisar, pois, a "hierofania" construída e reelaborada na Noite dos Tambores Silenciosos, em uma tentativa de compreender o desenvolver deste processo, nessa festa religiosa que prorrompe em meio ao carnaval do Recife”.

A banca examinadora da dissertação será composta pelos professores Gilbraz Aragão (orientador e coordenador do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap), Sérgio Vasconcelos (docente do mestrado) e Severino Vicente (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE).

Para escrever a dissertação do mestrado, Luiz Justino participou, pessoalmente, da celebração, em 2008, e entrevistou dez pessoas envolvidas com a realização da Noite dos Tambores Silenciosos. O trabalho tem depoimentos de várias pessoas envolvidas na organização do evento, dentre eles, membros da Prefeitura do Recife, pais-de-santo e mães-de-santo.

A história da Noite


“O profano e o sagrado reúnem-se na cerimônia”

Hoje, organizada pela Prefeitura do Recife, como parte da programação do carnaval da cidade, a Noite dos Tambores Silenciosa existe há mais de cinco décadas.

Nos anos 1950, a celebração foi iniciada por Dona Santa, quando esta e o seu brinquedo (Maracatu Elefante) dançavam com a calunga Dona Emília, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em reverência a seus antepassados. Tudo acontecia de forma muito discreta, a ponto de os observadores externos não identificarem o verdadeiro significado da tocada do maracatu.

Após a morte de Dona Santa (1962), a celebração ficou sob a responsabilidade das “Tias do Terço”, mulheres negras que moravam no Pátio do Terço. A Noite dos Tambores Silenciosos tornou-se ainda mais discreto. “Não encontramos registros da participação dos maracatus e, segundo os depoimentos recolhidos, a celebração era realizada por um grupo de senhoras e de forma muito rápida”, explica Justino.

Em 1968, seis anos depois da morte de Dona Santa, a cerimônia foi transferida para o Pátio do Terço. “Nessa época, entrou em cena o jornalista Paulo Viana, que ressignificou a celebração. Ele traz de volta a participação dos maracatus e insere o teatro, com a encenação do poema “Lamento  Negro”. Isso era uma forma de driblar a perseguição aos terreiros de candomblé em Pernambuco, dando um caráter folclórico ao evento”, explica Justino.

Segundo ele, muita literatura sobre o tema atribui a criação da celebração a Paulo Viana. “Isso não é de todo verdade. Ele, como assíduo frequentador da casa das Tias, assume e ressignifica o evento: dá o nome, coloca na mídia, mas não foi, de fato, quem começou”, ressalta.

Com a morte de Paulo Viana, o pai-de-santo Raminho de Oxossi assumiu o comando da Noite dos Tambores Silenciosos, função que exerce até hoje. Em 2000, foi criado, no Pátio do Terço (local da celebração desde 1968), o Polo Afro, um dos palcos do projeto de carnaval multicultural da cidade. “Depois dessa entrada da prefeitura, a visibilidade do evento redobrou. Agora, a cerimônia tem palco, jogo de luz, gelo seco...”, explica Justino, que completa: “Mas, muitos dos que estão ali não sabem o verdadeiro significado do evento. Poucos sabem o que se está celebrando”.

A cerimônia 


“Versão mirim da Noite dos Tambores Silenciosos”

“O que permanece nas quatro fases da Noite dos Tambores Silenciosos é a reverência aos antepassados”, destaca Luiz Justino. Esse simbolismo é o principal motivo para a manutenção do evento no Pátio do Terço. “É um lugar repleto de tradição: foi um gueto africano, a casa das Tias do Terço. Por isso, desistiram de mudar a festa para um local mais amplo”, observa o mestrando, que conta ter passado “aperto” quando participou da celebração, devido à quantidade de espectadores.

A Noite dos Tambores Silenciosos é realizada em duas etapas. Às dezoito horas, crianças – “herdeiras” dos grupos de maracatu – participam de uma cerimônia especial, cujo intuito é manter a tradição do evento. “Essa parte tem um caráter de ensinamento, uma preocupação em transmitir a história da Noite às próximas gerações”, explica Justino. À meia-noite, acontece o momento principal da festa, voltado para adultos e exclusivo para os grupos de maracatu tradicionais do Recife (aqueles que possuem vínculo com os terreiros de candomblé).

A questão da Ditadura Militar é debatida em palestra
Por Rebeca Kramer

O Movimento estudantil ‘O Grito’ da Universidade Católica de Pernambuco encerrou a Semana Universitária realizada por eles com a palestra: “A ditadura militar e os 40 anos do decreto 477”, às 18h30 desta quinta-feira (19), no auditório multiuso do bloco D. Participaram o sociólogo, ex- preso político e membro do Partido Comunista Revolucionário (PCR), Edval Nunes; o advogado e membro da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores de Olinda, Marcelo Santa Cruz e o advogado e ex-líder estudantil da Unicap, João Bosco.   

De acordo com João Bosco, o Movimento Estudantil de sua época de universitário (1966 a 1971) foi bastante efervescente. Os estudantes lutavam pela liberdade de poderem reivindicar seus direitos sem serem acusados de subversivos e nem de sofrerem algum tipo de punição devido a sua manifestação. “A liberdade sempre existiu. O que não havia era a liberdade de ter liberdade”, comentou Bosco. E complementou: “Fui processado, mas, felizmente, não cheguei a ser preso. Fiquei foragido por três meses, correndo por Recife, Maceió, Paraíba e Rio de Janeiro. Cheguei, inclusive, a morar em locais perigosos como a Rua da União, nas imediações da DOPS (Departamento de Ordem Política e Social)”.  

João Bosco foi eleito vereador em 1968 e dos 10 meses que cumpriu seu mandato, quase quatro permaneceu fugitivo, até que teve seu mandato cassado. Acusaram o advogado de ofender as forças armadas, ao Presidente da República e pregar a luta entre classes. Foi expulso da Universidade Católica e retornou um ano depois, quando a situação estava mais estabilizada, para continuar seus estudos. “245 estudantes foram expulsos de universidades, inclusive eu”, ressaltou.    
 

O Decreto-Lei nº ‘477’ editado em 1969 enfatizava os seguintes pontos:  

'Comete infração disciplinar o professor, aluno, funcionário ou empregado de estabelecimento de ensino público ou particular que:  
I - Alicie ou incite a deflagração de movimento que tenha por finalidade a paralisação de atividade escolar ou participe nesse movimento;  
II - Atente contra pessoas ou bens, tanto em prédio ou instalações, de qualquer natureza, dentro de estabelecimentos de ensino, como fora dele;  
III - Pratique atos destinados à organização de movimentos subversivos, passeatas, desfiles ou comícios não autorizados, ou dele participe;  
IV - Conduza ou realiza, confeccione, imprima, tenha em depósito, distribua material subversivo de qualquer natureza;  
V - Seqüestre ou mantenha em cárcere privado diretor, membro do corpo docente, funcionário ou empregado de estabelecimento de ensino, agente de autoridade ou aluno; VI - Use dependência ou recinto escolar para fins de subversão ou para praticar ato contrário à moral ou à ordem pública.'    

O sociólogo Edval falou sobre a questão da anistia aos presos políticos, colocando que foi uma vitória resultante de uma luta política. Relatou ainda que falta um maior ardor revolucionário nos jovens desta geração, mais engajamento.  

 

 

Essa é a mesma linha de pensamento do professor de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco Antonio Carlos: “Os adolescentes tem aversão à política. Talvez seja por conta do estereótipo de corruptos já atribuídos a eles. Essa descrença política também acontece porque os jovens estão muito voltados ao chamado entretenimento produzido pela mídia, ou seja, eles se preocupam muito mais em saber o próximo show que vai ter do que se seus direitos estão sendo respeitados”. 

Ainda segundo Antonio Carlos, a própria sala de aula reflete essa situação: “Antes de vir assistir à palestra, convidei os meus alunos. E os mesmos perguntaram se receberiam faltas. Dessa maneira, a gente vê o desinteresse da informação da pessoa na própria Universidade”, argumenta o professor.

Católica promove palestra sobre Padre Antonio Vieira
Por Rebeca Kramer 

Suas atividades, no Brasil, foram inúmeras. Padre Antonio Vieira, grande personagem da literatura brasileira e portuguesa, foi tema da palestra promovida pela Universidade Católica de Pernambuco ‘Padre Antonio Vieira: um homem de todos os tempos’. Na ocasião, estiveram presentes como mediadores, o Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins e a diretora do Centro de Ciências Sociais (CCS) Conceição Bizerra. Prestigiaram também o evento professores da Unicap e estudantes de diversas graduações. O palestrante foi o navegador, investigador, escritor e grande admirador da vida e obra de Vieira, o português Antonio de Abreu Freire. A palestra aconteceu nesta quarta-feira (18), às 19h15, no auditório G1.  

O evento foi iniciado por uma apresentação de fotos baseada nas viagens do Padre Antonio Vieira. Após a exposição, Antonio de Abreu seguiu o evento com sua explanação. E expressou, claramente, todo o tempo, o grande respeito que sentia pelo religioso. Mas, para fazer a platéia compreender porque Vieira pode ser considerado um gênio, o palestrante contou aspectos da vida, do legado e da personalidade do Padre símbolo do Barroco. “Antonio Vieira teve uma vida extraordinária. Morreu cego e surdo, mas indiscutivelmente lúcido”, afirmou Freire.  

Na visão do Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, Padre Vieira era um homem de grandes conhecimentos humanísticos, de grande encalço cultural e de idéias mais avançadas do que o século 17 poderia suportar. “Foi o precursor dos processos de globalização na sua função de diplomata do governo português. Desempenhou, também, um projeto político utópico, devido a sua proposta de igualdade, de justiça, de respeito e diálogo para com o outro. Foi, inclusive, perseguido pela inquisição porque era amigo dos judeus, dos escravos negros e dos índios”, relatou Miguel.  

A palestra foi encerrada por volta das 21h30 com a exibição de uma expedição marítima comemorativa dos 400 anos do Padre Antonio Vieira, realizada por Antonio de Abreu Freire em 2007 e 2008, junto a mais seis tripulantes, no veleiro sueco ‘Chic Howick’. O objetivo da aventura foi refazer o percurso do jesuíta português, o Padre Antonio Vieira. Quem tiver interesse em obter outras informações acerca da vida de Antonio de Abreu Freire, acessar o site: www.antonioabreufreire.bloguepessoal.com 

Vida e obra de Vieira

O Padre Antonio Vieira (1608-97) veio ao Brasil com sete anos de idade e aos 15 ingressou na Companhia de Jesus. Foi conselheiro de Dom João IV e representante de Portugal em relações econômicas e políticas com outros países. Buscava abordar em seus sermões não somente temáticas religiosas, mas também encalços políticos, o que o fez arrumar vários inimigos, inclusive a própria Igreja. Defendeu os direitos humanos, inclusive, dos judeus. Em vez de atacá-los, Vieira propunha sua livre entrada em Portugal, a fim de estimular o comércio do país e essa atitude em favor dos judeus rendeu ao Padre graves processos com a Inquisição. O jesuíta também possuía uma habilidade irrefutável como orador e, na sua produção, conta com mais de duzentos sermões e quinhentas cartas. Seu sermão mais conhecido é o Sermão da Sexagésima.   

A importância dos sermões 

Atualmente, é possível tomar conhecimento do que acontece no mundo por meio de uma série de instituições, como os meios de comunicação. Entretanto, no período em que o Brasil foi colônia portuguesa, a sociedade não tinha um espaço onde pudesse se informar e refletir sobre questões da própria vida. Nesse momento, os sermões passaram a ter uma grande importância, porque abordava assuntos de interesse de seu auditório.  

Ford do Brasil oferece vagas de estágio
Por André Amorim

A Ford Motos do Brasil está oferecendo vagas de estágio para os estudantes das Graduações em Administração, Economia, Marketing ou das Engenharias de Produção, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Mecatrônica. O candidato precisa estar cursando o 5º período dos cursos que tem duração de oito períodos e o 7º para os que têm duração de dez períodos. Além disso, os interessados devem ter conhecimento avançado nas seguintes áreas da informática: word, excel, bancos de dados, internet e outlook.

Os interessados devem enviar o currículo para Renata Maroja Medeiros por meio do e-mail rmedeir1@ford.com

DCE da Católica promove curso de teatro
Por André Amorim

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Católica de Pernambuco promove, a partir do dia 28 de março, um curso de teatro. As aulas, ministradas pelo professor Ednaldo Reis, serão realizadas aos sábados, das 11h às 15h, na sede do DCE.

O curso, que conta com aulas práticas e teóricas, vai trabalhar a história do teatro em Pernambuco e no Brasil, o teatro de rua, a commedia dell’arte, técnicas circenses, técnicas vocais e expressão corporal. Ao término dos seis meses de curso, uma apresentação será realizada no teatro Valdemar de Oliveira como forma de avaliação do que foi trabalhado.

Os participantes têm um custo mensal de R$ 15,00. O DCE fica na rua Eduardo de Carvalho, número 86, atrás da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi). Informações pelos telefones 8884-4508 ou 9101-2217.

CUCA realiza palestra e oficina nos jardins da Católica
Por André Amorim

O Centro Universitário Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (CUCA-PE) realizou uma palestra e oficina de confecção de camisetas no jardim do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco. O evento faz parte da Semana de Arte e Cultura da Unicap (SACU) promovida pelo DCE.

A palestra realizada pela manhã serviu para apresentar aos interessados o trabalho que o CUCA realiza de promoção da cultura dentro e fora das universidades, na Região Metropolitana e no interior, explicou uma das coordenadoras do evento Mariana Braga. Á tarde, os interessados participaram de uma oficina em que puderam expressar sua criatividade confeccionando camisetas.

Informações no blog www.cucadepernambuco.blogspot.com ou enviando e-mail para cucadepernambuco@gmail.com.

Revista de Teologia e Ciências da Religião será lançada na Livraria Cultura
Por Tiago Cisneiros

A Revista de Teologia e Ciências da Religião, organizada pela Universidade Católica de Pernambuco, será lançada no dia 31 de março (terça-feira), às 19h, no auditório da Livraria Cultura. O tema da publicação é “O Século de Dom Helder”, em homenagem ao centenário do ex-arcebispo de Olinda e Recife. Na ocasião, também, será realizado o debate “Helder Câmara, o Dom da Paz”. O evento contará com a presença do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e dos professores Newton Darwin de Andrade Cabral e Luiz Carlos Luz Marques, ambos do curso de História da Unicap.

Projeto Filosofia Aberta promove palestras sobre Santo Agostinho e Platão
Por Tiago Cisneiros

O projeto Filosofia Aberta, idealizado pelo curso de Filosofia da Católica, vai realizar três eventos neste primeiro semestre de 2009. Os encontros – palestras seguidas por debates – acontecerão no miniauditório do bloco B da Universidade, das 17h às 18h30.

Na próxima quinta-feira (26), o professor José Renivaldo Rufino, doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), vai ministrar a palestra “A infância no livro I das Confissões de Santo Agostinho”.

Confira as outras datas do projeto Filosofia Aberta 2009.1:

- Dia 29 de abril:

“A relação corpo-alma no Fédon de Platão”, com Anastácio Borges (professor da UFPE). 

- Dia 28 de maio:

“Ética e política em Santo Agostinho”, com o professor do curso de Filosofia da Católica Marcos Roberto Nunes. No evento, será lançado o seu livro “Introdução ao pensamento ético-político de Santo Agostinho”.

Coordenador de Teologia realiza palestra sobre a representação dos pobres na Bíblia
Por Tiago Cisneiros

O curso de Teologia da Católica promove, na próxima segunda-feira (23), a palestra “Estão os pobres no centro da Sagrada Escritura?”, ministrada pelo coordenador do curso, o professor Cláudio Vianney Malzoni. O encontro acontece das 17h às 18h20, no Espaço Loyola, localizado na sala 005 do bloco B da Universidade. A entrada é franca.

Grupo Hegel promove seminário sobre Karl Marx

O Grupo Hegel/Unicap realiza nos dias 1º e 2 de abril, o seminário “Por que Marx”, ministrado pelo Prof. Dr. Roberto Martins. O evento vai acontecer no auditório do bloco B, primeiro andar, sala 110. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sala 005, térreo do bloco B, das 14h às 18h, ao custo de R$ 15, 00.

Roberto Martins, sociólogo por formação, foi professor e pesquisador de Pós-graduação de Sociologia durante 26 anos na Universidade Federal de Pernambuco. Hoje, colabora quinzenalmente para o Diário de Pernambuco.

Outras informações pelo telefone 2119-4230.

Prorrogado para o dia 30 o prazo para fazer as carteiras de estudante na Católica
Por Tiago Cisneiros

O guichê da União Nacional de Estudantes (UNE), montado no hall do bloco G da Católica, vai continuar em funcionamento até o dia 30 de março. No local, os alunos da Universidade podem solicitar a confecção das carteiras estudantis de 2009.

A carteira de estudante 2009 custa R$ 12,00. Os interessados devem preencher e entregar o formulário de dados pessoais – disponível no guichê da UNE –, além de fornecer uma foto 3x4 recente e cópias do documento de identidade (RG), do CPF e do comprovante de matrícula deste ano.

A carteira da UNE tem validade nacional e concede meia-entrada em cinemas, teatros, shows, museus e jogos, entre outros estabelecimentos. Mais informações podem ser obtidas no site www.une.org.br.

Encontro de Psicanálise discute amor e desejo feminino
Por Tiago Cisneiros

O Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano do Recife e a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano realizam, nos dias 24 e 25 de abril, o seminário “Amor, desejo e gozo no feminino”, ministrado pela psicanalista Elisabeth da Rocha Miranda. O evento acontece no Hotel Best Western Manibu, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, bairro de Boa Viagem.

Confira a programação do seminário:

Dia 24:

- “A Formação do Analista” – das 19h30 às 21h30. – Entrada franca

Dia 25:

- “Por que não há relação sexual? Posição masculina/posição feminina” – das 9h às 10h30.

- “O gozo feminino” – das 11h às 12h30.

- “Os dizeres do amor – o amor como suplência” – das 14h30 às 16h.

- “A clínica” – das 16h30 às 18h.

No dia 24, a participação no evento é gratuita. Para o dia 25, as inscrições custam R$ 60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes.

Serviço

Informações:

(81) 9114 3874 – Lúcia Carneiro Leão

(81) 9172 4224 – Yáskara Maia

Hotel Best Western Manibu

- Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem - Recife/PE

- Fone: (81) 3084 2810.

Madrigal da Católica vai realizar recital preparativo para a Semana Santa
Por Tiago Cisneiros

O Madrigal Marlos Nobre da Universidade Católica de Pernambuco vai apresentar o recital preparativo da Semana Santa, no dia 6 de abril, às 20h, na capela da Unicap (próxima ao bloco B). Na ocasião, serão interpretadas as obras “Missas Brevis”, de J. Haydn; e “Réquiem”, de Gabriel Fauré.

Atualmente, o Madrigal Marlos Nobre é composto por sete tenores, seis sopranos, sete baixos e sete mezzo-sopranos, além do pianista Alisson Ribeiro Queiroz. A regência do grupo é de Lindbergh Pires. Na ocasião, o Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Oliveira, vai realizar um discurso introdutório ao “Réquiem” de Gabriel Fauré. “A intenção é estabelecer uma ponte entre a música (‘réquiem’ é um canto composto, especialmente, para os mortos) e a morte de Jesus Cristo”, explicou o regente Lindbergh Pires.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Professora da Católica ministra curso de avaliação psicológica
Por Tiago Cisneiros

A professora do curso de Psicologia da Católica Ana Lúcia Francisco vai ministrar o curso “Modalidades de Avaliação Psicológica: objetivos, instrumentos e elaboração de documentos”. A iniciativa é do projeto Lumiar e acontece nos dias 3 e 4 de abril, no Marante Plaza Hotel.

Na sexta-feira (3), o curso será realizado das 18h às 22h; no sábado (4), das 8h às 12h e das 14h às 18h. As vagas são limitadas (40) e as inscrições podem ser feitas na sede do projeto Lumiar (Rua do Sossego, 206 – Boa Vista – Recife/PE).

Serviço

Mais informações:

Fones: (81) 3075 5659 / (81) 9929 7003 / (81) 8732 3357 / (81) 9212 1269

E-mail: projetolumiar@yahoo.com.br

Endereços:

Sede do projeto Lumiar: Rua do Sossego, 206 – Boa Vista – Recife/PE

Marante Plaza Hotel: Av. Boa Viagem, 1070 – 1º. Jardim – Boa Viagem – Recife/PE

Católica está com inscrições abertas até 31 de março para 18 cursos de especialização

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de abril de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:

1. Administração Esportiva

2. Catequese

3. Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil

4. Coordenação pedagógica

5. Patrimônio Histórico: Preservação e Educação

6. Ciências Criminais

7.Direito Processual Civil

8. Direitos Humanos

9. Educação Especial

10. Educação Infantil

11. Ensino de Matemática

12. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia

13. Gestão Educacional

14. História e Cultura Afro-brasileira

15. Relações Internacionais na Era da Globalização

16. Serviço Social na Área de Saúde

17. Sexualidade Humana

18. Tecnologia Assistiva

Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, a partir de abril, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.

As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.

A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).

Segundo a Profª Drª Maria de Lourdes Nóbrega, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.

Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.

Os documentos exigidos são:

  • Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.
  • Originais e cópias do documento de identidade e CPF.
  • Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato. 

Serviço

Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br

Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.

Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.

Católica lança primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste, respaldado por estudos e pesquisas específicas desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) locais.

No Brasil, há oferta apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As perspectivas de médio e longo prazos da Indústria do Esporte no Nordeste já justificam cursos formadores de gestores especializados.

O mercado esportivo pertence à industria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e pelo maior número de empregos no mundo. O futebol mundial movimenta mais de 250 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela FGV (Maio 2002), o número estimado da indústria de esporte está por volta de 25 bilhões de dólares e o crescimento anual deste setor ultrapassa os 10%.

O objetivo do curso é capacitar graduados para a utilização dos conceitos, métodos e técnicas da administração na gestão esportiva – Clubes de Futebol, Associações Esportivas, Universidade e Faculdades, Instituições Públicas e Academias. O curso busca ainda, formar especialistas em Administração Esportiva visando atender a um mercado em crescente desenvolvimento. A Indústria do Entretenimento, em particular a dos Esportes, vista como um negócio rentável irá requerer, cada vez mais, gestores profissionais capazes de obter resultados econômico-financeiros em associações esportivas, de acordo com seus objetivos estatutários.

O Corpo Docente será constituído por professores e pesquisadores (doutores, mestres e especialistas) vinculados à Universidade Católica de Pernambuco e a outras IES locais, os quais, além da formação acadêmica, possuem experiência profissional relativa às suas correspondentes áreas de concentração.

O curso será realizado no bloco J, em salas climatizadas, com data-show, TV e som. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de 18 mensalidades de R$ 290,00.

O certificado de pós-graduação em Nível de Especialização "Lato Sensu" de Administração Esportiva será fornecido pela Universidade Católica de Pernambuco aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecida no regulamento do curso.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.unicap.br. Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Administração Esportiva pelos telefones (81) 2119.4134 e 2119.4244 e pelo e-mail: salesvidal@unicap.br.

Inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos vão até 3 de abril
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, a partir do dia 27 de abril, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 3 de abril. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 8 de abril.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 13 a 17 de abril, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 824 - bloco B   

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B

Quem não se comunica se complica
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Francisca Maria Alves Mota
Início do curso: 18/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Introdução à Microinformática
Vagas*: 20
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G

Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: Laboratório 03 do CTI

Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A

(Re)visitando o centro: veja o Recife com outros olhos
Vagas*: 40
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Júnior
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Sacramentos: sinais de vida e de esperança
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B

Igreja: da construção de pedra à comunidade viva
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Nascimento do Cristianismo: Introdução ao Novo Testamento
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

No princípio era o mito: a dimensão simbólica da vida
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Ética e Bioética: desafios atuais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Ermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Maria Eduarda de Albuquerque, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MARÇO




ABRIL









MAIO



 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000