A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 14 de Abril de 2009 Ano 8

Grupo de Estudos sobre Marx realiza seu primeiro encontro
Por Tiago Cisneiros

Nesta terça-feira (14), foi realizado o primeiro encontro do Grupo de Estudos sobre Marx, organizado pelo Grupo Hegel Unicap. As reuniões, coordenadas pelo professor e sociólogo Roberto Martins, vão acontecer a cada quinze dias, das 15h às 17h, na sala 005 do bloco B da Católica.

Nos dias 1o e 2 de abril, o professor Roberto Martins ministrou o seminário “Por que Marx?”, promovido pelo Grupo Hegel, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). Tratou-se da primeira etapa de aprofundamento nos estudos e ideias marxistas. O projeto tem continuidade, agora, com a formação do Grupo de Estudos sobre Marx.

Para o Padre Paulo Meneses, coordenador do Hegel Unicap, é importante que a equipe de estudos seja formada por pessoas comprometidas com o trabalho. “Não queremos gente que participe de uma ou outra reunião, mas, sim, quem tenha disponibilidade e interesse de integrar um verdadeiro grupo de discussões”, destacou.

A primeira reunião do Grupo de Estudos sobre Marx contou com a participação do professor Roberto Martins, do Padre Paulo Meneses e de estudantes da Universidade Católica de Pernambuco.

Sobre as temáticas a serem discutidas, Roberto Martins afirmou: “Não temos, ainda, os assuntos definidos. Antes, quero conhecer a diversidade e a realidade dos participantes do grupo, para poder adequar os temas a eles. A intenção é fazer uma rua de mão dupla”. No início do encontro, ele distribuiu aos alunos a pesquisa “A questão Nordeste: estudos sobre formação histórica, desenvolvimento e processos políticos e ideológicos” (1984), da qual é co-autor.

A exemplo do que disse no seminário “Por que Marx?”, Roberto Martins criticou o estudo de Karl Marx no Brasil. “Aqui, vamos começar quase do zero, porque nunca tivemos uma leitura real sobre ele. Nos acostumamos a ler os seus vulgarizadores”, afirmou. Ele lembrou, ainda, que uma geração foi perdida no país, por não ler Marx nem os bons opositores – censurados e ditos como ‘alienados’ pelos intelectuais de esquerda.

Durante o encontro, também, foram abordadas as ações da ditadura brasileira em relação ao ensino superior. Roberto Martins apontou que o pacto civil-militar durante o regime foi o principal responsável por um incentivo recebido pela área de pesquisa no país. Embora repudie o termo “ditabranda”, ele afirma que, neste sentido, o governo militar do Brasil concedeu maior abertura do que as versões grega, argentina e uruguaia.

O professor tratou, ainda, da atual crise econômica mundial. “Ela foi causada pelo fascínio pós-moderno de produzir dinheiro a partir de dinheiro, sem construir nada de concreto, através da transferência de capitais”, avaliou. Criticou, ainda, a tendência de apontar o ressurgimento do interesse por Marx como fruto da crise. “Na verdade, ele foi restaurado com as privatizações na época de Fernando Henrique Cardoso, com a CUT (Central Única dos Trabalhadores) nas ruas e toda uma movimentação que aconteceu, principalmente, nos centros mais efervescentes, como São Paulo”, declarou.

“Marx é que traz o homem como homem. Antes dele, a filosofia era idealista, especulação com algumas boas tiradas”, disse Martins, antes de abordar algumas bases filosóficas marxistas e as suas repercussões contemporâneas. Entre os pontos discutidos, esteve o conceito de materialismo dialético - criado por Marx com base em estudos de Hegel -, que defendia a existência, dentro de toda coisa, da sua própria contradição.

Projetos do Grupo de Estudos sobre Marx

O professor Roberto Martins, coordenador do Grupo de Estudos sobre Marx, foi enfático ao dizer o que espera da equipe. “Qualquer trabalho em que eu me envolvo precisa ter consequências. Nós devemos escrever textos rapidamente, para publicar em pesquisas, revistas e até jornais. Concordo com Carlos Lacerda quando ele dizia que ‘pensa bem quem escreve bem’. Escrever é importante para concatenar as ideias”, explicou.

Roberto destacou, ainda, que o grupo deve, a longo prazo, tentar compreender e divulgar a origem e o desenvolvimento de Marx nos assuntos e reais problemas dos camponeses e as suas controvérsias inicias com a religião. “A gente não vê essas explicações nas obras existentes. Precisamos entender o envolvimento de uma pessoa tão urbana nas dificuldades da população rural e qual é a verdadeira relação de Marx com a religião”, argumentou.

Serviço

Grupo de Estudos sobre Karl Marx

Início: 14 de abril de 2009

Periodicidade: quinzenal (a cada 15 dias)

Horário: das 15h às 17h.

Local: sala 005 (espaço do Grupo Hegel Unicap) do bloco B da Católica

Inscrições gratuitas.

Ex-aluna da Católica apresenta pesquisa em Portugal
Por Tiago Cisneiros

A ex-aluna de Jornalismo da Católica Gabriela Falcão vai apresentar, em Portugal, um artigo baseado em sua monografia de conclusão de curso, intitulada “A opinião pública sobre o MST: uma abordagem junto aos estudantes de Jornalismo da Unicap”. A apresentação acontece nesta quarta-feira (15), na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, como parte da programação do 6o Congresso Sopcom e do 8o Congresso Lusocom, importantes eventos de comunicação em Portugal.

Formada no último semestre na Católica, Gabriela Falcão está cursando Sociologia na Universidade Nova de Lisboa desde fevereiro de 2009. A oportunidade surgiu a partir de um intercâmbio oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco para o curso de Ciências Sociais.

A monografia “A opinião pública sobre o MST: uma abordagem junto aos estudantes de Jornalismo da Unicap” foi elaborada a partir de questionários aplicados em sala de aula. Segundo Gabriela, o objetivo da pesquisa era revelar a visão dos alunos de comunicação sobre o polêmico Movimento dos Sem-terra. “A Universidade é conhecida por lançar uma grande quantidade de profissionais no mercado de trabalho – estadual e regional. No futuro, eles vão relatar, na mídia, os fatos que envolvem o MST”, explica.

Gabriela Falcão enxerga, na possibilidade de apresentar o trabalho no exterior, um estímulo para a produção de monografias no curso de Jornalismo, que oferece opções nas áreas de rádio, impresso, fotografia e televisão como projetos de conclusão. “Poucas pessoas buscam a área de pesquisa. Acredito que o resultado do meu trabalho pode incentivar as pessoas a seguirem por esse caminho”, afirma.

Durante o 6o Sopcom e o 8o Lusocom, serão realizados, também na Universidade Lusófona, o 2o Colóquio Portugal-Brasil e o 4o Congresso Ibérico. Mais informações sobre os eventos, que acontecem de 14 a 18 de abril, podem ser obtidas no site http://sopcom2009.ulusofona.pt/

Católica vai promover Semana Indígena
Por André Amorim

Em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril), a Universidade Católica de Pernambuco realizará de 28 a 30 de abril a I Semana Indígena da instituição. O evento se propõe a discutir, com a sociedade civil, as múltiplas questões relacionadas ao índio: exploração, lutas, direitos e cultura, nas mais diversas expressões. Palestras, mesas-redondas, painéis e atividades culturais estão incluídos na programação. Acompanhe:

Dia 28/04/09

Abertura: Reitor Padre Pedro Rubens

Local: Auditório G1 – Bloco G

Horário: 19h

Mesa-redonda - O Movimento Indígena no Brasil: Desafios e Avanços.

Horário - 19h15 às 20h30

Tema 1 - A violência histórica contra os povos indígenas

Participantes - professor Edson Heley Silva e lideranças indígenas

Tema 2 - Desafios: Direitos, Educação, Cultura e Terra

Participantes - professor Clóvis Antunes (Comissão Pró-índio do Nordeste)

              professora Eliene A. de Almeida (Centro Luiz Freire)

Coordenação da mesa - Padre Antonio Mota (Coordenador da Pastoral da Unicap)

Dia 29/04/09

Mesa-redonda - A Condição dos Povos Indígenas no Brasil

Local - Auditório G1 – Bloco G

Horário - 19h às 20h15

Tema 1 - A Realidade da Vida Indígena

Participantes - Evilásio Pereira da Silva (índio Caroba)

           Expedito A. Cabral (índio Xucuru e vereador de Pesqueira)

           Osvaldo Rosa da Silva Júnior (índio Xucuru)

Tema 2 - A participação da mulher indígena

Horário - 20h30 às 21h45

Participantes - representantes de lideranças indígenas femininas

Coordenação da mesa - professora Janice Albuquerque

Dia 30/04/09

Painel - O Papel do Estado e da Sociedade na Relação com a Questão Indígena

Local - Auditório G1 – Bloco G

Horário: 19h às 21h30

Participantes: Representantes da Fundação Nacional do índio (FunaiI); Conselho Indigenista Missionário (CIMI); Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME); Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco e do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra).

Coordenação do Painel: professora Vitória Machado

Atividades Culturais e Artísticas

No dia 28, das 15h às 18h, serão exibidos vídeos e filmes no auditório G1, sob a coordenação da professora Vera Borges. Participam da exibição Daniel Castelo Branco, aluno de Comunicação Social, e Luca Pacheco, produtor de vídeos da Assessoria de Comunicação da Católica (Assecom). No dia 29, o hall do bloco G será palco de apresentações de danças e músicas típicas. Durante toda a semana, uma feirinha com produtos indígenas ficará armada no hall do bloco A, das 9h às 20h, além disso, o Museu de Arqueologia ficará aberto à visitação das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h e a Biblioteca Central da Unicap realizará uma exposição sobre o acervo indígena de que dispõe. O evento será realizado pela Pró-reitoria Comunitária (Procom) em parceria com a Pastoral e o curso de Serviço Social.

Semana de História da Católica vai debater as crises do capitalismo
Por Jaime Mitchell

O curso de História da Católica vai realizar entre os dias 5 e 8 de maio a IX Semana de História da Unicap, que terá como tema “O Brasil e as crises do capitalismo: 1929 – 2009”. Convidados, como o deputado federal Maurício Rands, vão participar do evento, que terá conferências, minicursos, sessões de comunicações e publicações. Outras informações no www.seminariodehistoriaunicap.blogspot.com. Segue abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO 

Dia: 05 de Maio de 2009

17h30 às 18h30 - Conferência de abertura

Tema: "Direito à educação, universidades e estratégias em épocas de crise"

Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J - Reitor 

Dia: 06 de Maio de 2009

14h00 às 17h00 - Aulões e Minicursos

17h10 às 18h30 - Sessões de Comunicação

19h00 às 20h30 - Conferência

Tema: "Longos ciclos do capitalismo, suas crises e seus desdobramentos na política internacional"

Prof. Dr. Thales Castro, Coordenador do Curso de Ciências Econômicas. 

Dia: 07 de Maio de 2009

14h00 às 17h00 - Aulões e Minicursos

17h10 às 18h30 - Sessões de Comunicação

19h00 às 20h30 - Conferência

Tema: "Crises financeiras globais (2008-2009) e os seus desdobramentos para Pernambuco"

Prof. Msc. Valdeci Monteiro dos Santos, Professor de Ciências Econômicas.

Dia: 08 de Maio de 2009

14h00 às 17h00 - Aulões e Minicursos

17h10 às 18h30 - Sessões de Comunicação

19h00 às 20h30 - Conferência de Encerramento

Tema "Há soluções para as crises? E a que custo?"

Deputado Federal Maurício Rands

Cineclube Revezes irá promover encontro sobre a mulher no cinema pernambucano
Por Tiago Cisneiros

O Cineclube Revezes encerra as comemorações de dez anos de existência com o encontro “Gênero, sexo e violência no cinema pernambucano”, que será realizado nesta quarta-feira (15), às 19h, na sala 510 do bloco A da Católica. O evento contará com a participação da jornalista e produtora cultural Silvana Marpoara.

No encontro, será apresentada uma breve análise de filmes pernambucanos. Dos dez longas-metragens já produzidos no estado, cinco apresentam a mulher, a sexualidade e a violência como temas. Segundo a organização do Cineclube Revezes, a intenção do evento é discutir “que representações são essas e que questionamentos (ou não) elas geram na sociedade”.

Alunos de Fonoaudiologia oferecem serviços gratuitos no Dia Mundial da Voz
Por Jaime Mitchell e Tiago Cisneiros

Quinta-feira (16), os alunos do sétimo período do curso de Fonoaudiologia da Católica vão oferecer serviços gratuitos no hall do bloco G. A prática faz parte das comemorações da Universidade pelo Dia Mundial da Voz.

A iniciativa - organizada pela coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia da Católica, Jônia Lucena – integra a programação das campanhas criadas pela parceria da Unicap com o Conselho Regional de Fonoaudiologia (4a região), a Academia Brasileira de Laringologia e Voz e outras três universidades do estado.

Entre as atividades que serão desenvolvidas pelos estudantes, estão a avaliação acústica da voz (com o auxílio de programas de computadores), a distribuição de panfletos com orientações para a saúde vocal e o levantamento de queixas vocais com possíveis encaminhamentos.

A voz como instrumento de trabalho

Segundo informações do Conselho Regional de Fonoaudiologia, a voz é o principal instrumento de trabalho de cerca de 70% dos profissionais. Entre os mais dependentes, estão professores, vendedores, operadores de telemarketing, recepcionistas, radialistas e cantores.

Dados da Academia Brasileira de Laringologia e Voz revelam que, nos Estados Unidos, 28 milhões de trabalhadores têm problemas vocais, acarretando em um custo anual de US$ 2,5 bilhões com tratamento e ausência no emprego. No Brasil, calcula-se que, aproximadamente, 2% dos professores estão afastados das salas de aula devido à rouquidão.

A cada ano, são descobertos mais de 15 mil casos de câncer de laringe no Brasil. Desse número, cerca de 50% terminam em mortes, principalmente devido à demora na constatação da doença.

Alunos de Terapia Ocupacional realizam o Programa Envelhecimento Ativo
Por Lílith Perboire

Alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando o "Programa Envelhecimento Ativo" para adultos e idosos saudáveis. Os encontros acontecem todas as segundas e quintas-feiras na Clínica Corpore Sano, das 9h às 11h.

O curso terá orientações e avaliações para desenvolver as habilidades individuais, além de discussões sobre saúde e doença no envelhecimento. Também, serão feitas oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio lógico, expressão corporal e atividades psicomotoras, artes e criatividade. O objetivo é a construção de um projeto de vida que dará um novo significado para o cotidiano.

A professora Mauricéa Tabósa ressaltou que o enfoque do programa é no sentido de que os adultos e idosos possam ter um envelhecimento ativo. "Este programa tem tido um papel importante na saúde dos idosos. E muitas pessoas estão saindo de quadros de depressão, evitando muitas doenças", afirmou Mauricéa.

Serviço:

O valor de todo o programa é R$ 84.

Para outras informações, os interessados devem telefonar para a Clínica Corpore Sano para agendar sua avaliação (sexta-feira pela manhã).

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 220. Boa Vista. Recife/PE.

Fone: (81) 2119-4490.

Diálogos com a Fonoaudiologia realiza debate sobre geriatria
Por Jaime Mitchell

O curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco vai realizar no dia 23 de abril o “Diálogos com a Fonoaudiologia”. Organizado pelas professoras Elizabeth Coelho e Maria Luiza Lopes, do curso de Fonoaudiologia, o evento promove debates interdisciplinares.

O tema desse encontro será “Saúde do Idoso: perspectivas para atuação interdisciplinar”. Os convidados serão a fonoaudióloga Ana Karênina Amaral, a fisioterapeuta Francisca Mota e o presidente da Sociedade Pernambucana de Geriatria, Alexandre de Mattos.

O evento acontecerá das 17h às 19h, sala de teleconferência, no térreo do bloco G4. Estudantes, profissionais e interessados podem participar. A entrada é gratuita. Mais informações pelo fone 2119.4405.

Carteiras de estudante podem ser feitas na Católica até o dia 15 de abril
Por Tiago Cisneiros

O guichê da União Nacional de Estudantes (UNE), montado no hall do bloco G da Católica, vai continuar em funcionamento até o dia 15 de abril. No local, os alunos da Universidade podem solicitar a confecção das carteiras estudantis de 2009.

A carteira de estudante 2009 custa R$ 12,00. Os interessados devem preencher e entregar o formulário de dados pessoais – disponível no guichê da UNE –, além de fornecer uma foto 3x4 recente e cópias do documento de identidade (RG), do CPF e do comprovante de matrícula deste ano.

A carteira da UNE tem validade nacional e concede meia-entrada em cinemas, teatros, shows, museus e jogos, entre outros estabelecimentos. Mais informações podem ser obtidas no site www.une.org.br.

Ciências Biológicas vai promover minicursos em abril e maio
Por André Amorim

O curso de Ciências Biológicas, em parceria com o Conselho de Estudantes de Ciências Biológicas da Unicap, irá oferecer minicursos nos meses de abril e maio. As aulas serão realizadas por professores convidados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Veja a programação:

Temática: Gestão Ambiental e Avaliação de Impacto ambiental

Palestrante: Profa. Dra. Jandira Leal - UFPE

Vagas: 60

Dias: 15 e 16 de abril

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 18h às 22h

Temática: Biotecnologia Industrial

Palestrante: Prof. Dr. Marcos Morais - UFPE

Vagas: 60

Dias: 27 e 28 de abril

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

Temática: Bioempreendedorismo

Palestrante: Prof. Dr. João Assis - UFPE

Vagas: 60

Dias: 12 e 13 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 18h às 22h

Temática: Clonagem Gênica e Uso de Células - Tronco na Medicina Regenerativa

Palestrante: Prof. Dr. Humberto Pereira - UFPE

Vagas: 60

Dias: 28 e 29 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas com a representante do Conselho dos Estudantes de Ciências Biológicas, Bruna Cabral, à tarde, na sala 510 do bloco B. Outras informações com os professores Aluízio Bezerra e Bereneuza Brasileiro, ou com a coordenação do curso de Ciências Biológicas pelo fone 2119-4197.

Encontro Regional dos Estudantes de Administração acontece em Teresina
Por André Amorim

Teresina, capital do estado do Piauí, será a sede do 13º Encontro Regional dos Estudantes de Administração (Eread), que acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril. Os diretórios acadêmicos das Universidades Católica e Federal (UFPE) pretendem levar, neste ano, 50 alunos das duas instituições. Estudantes da Fcap/UPE também participarão do encontro.

Além de workshops, cases, grupos de discussão, palestras e apresentação de trabalhos científicos, o encontro terá momentos de descontração com apresentações culturais, cine Eread e trilha na natureza.

Estão sendo oferecidos dois pacotes de viagem: o primeiro custa R$ 300,00 e inclui hospedagem em alojamento, transporte, inscrição e três refeições. O outro custa R$ 410,00 e inclui hospedagem em hotel, transporte, inscrição e uma refeição. Para outras informações entrar em contato com o presidente do D.A. de Administração da Unicap, Ricardo Verçoza, pelos telefones 9642-4173 ou 8782-3099.

Grupo Hegel Unicap vai promover minicurso sobre Lacan
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel da Universidade Católica de Pernambuco realizará o minicurso “Bases Hegelianas na Psicanálise de Lacan”, ministrado pela professora Ana Cabral (mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco). Os encontros vão acontecer nos dias 23 e 24 de abril, das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH).

As inscrições para o minicurso custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Católica). Os participantes receberão certificado de seis horas de carga complementar.

Flor de Maracujá apresenta show em homenagem a Cartola na livraria Cultura
Por Tiago Cisneiros

O Flor de Maracujá, grupo de choro da Universidade Católica de Pernambuco, vai realizar, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, uma apresentação em homenagem ao cantor e compositor Cartola. O show acontecerá no dia 25 de abril (sábado), a partir das 17h. O acesso ao evento será permitido mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, a ser repassado a instituições beneficentes cadastradas na livraria.

No espetáculo, o Flor de Maracujá apresenta, durante uma hora, os clássicos da obra de Cartola, além da canção “Preciso me encontrar”, composta por Candeia e imortalizada na voz do homenageado. Conheça o repertório:

  • Amor proibido
  • Chega de demanda
  • Tive, sim
  • Corra e olha o céu
  • Autonomia
  • O mundo é um moinho
  • Cordas de aço
  • O sol nascerá
  • Minha
  • Sim
  • As rosas não falam
  • Alvorada
  • Preciso me encontrar

O grupo Flor de Maracujá é composto por alunos, ex-alunos e funcionários da Católica. Além da voz de Marina Duarte, conta com violões de sete cordas, cavaquinho, clarinete, acordeon e instrumentos de percussão.

Projetos de ex-alunos da Católica serão exibidos na Mostra Pernambuco do Cine PE
Por Tiago Cisneiros

Entre os curtas-metragens selecionados para a Mostra Pernambuco do Festival Cine PE 2009, estão os documentários Ô de casa, Ave Sangria e Malunguinho, frutos de projetos experimentais de ex-alunos do curso de Jornalismo da Católica. As obras serão exibidas nos dias 25 e 26 de abril, a partir das 19h, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Ô de casa é uma produção das ex-alunas Julia Araújo, Mirthyani Bezerra e Sheyla Florêncio, sob orientação do professor de Jornalismo Cláudio Bezerra. O filme baseia-se na concepção da moradia como o local de repouso e de abrigo da humanidade. A obra conta a história de cinco moradores, com diferentes perfis, que apresentam suas respectivas casas, convidando o telespectador a conhecer o imaginário do lar.

Os ex-alunos de Jornalismo Raynaia Uchoa, Rebeca Venice e Thiago Barros produziram, também, sob a orientação do professor Cláudio Bezerra, o filme Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés. O documentário trata da trajetória da banda recifense Ave Sangria, ícone da transgressão na década de 1970, em meio ao regime militar. O próprio título do filme foi extraído da canção “O pirata”, composta pelo grupo.

O filme Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema é o resultado do projeto experimental de João Batista Junior, Diego Mendes e Luís Otávio. O trabalho - orientado pelo professor de Jornalismo da Católica Alexandre Figueirôa – recorda Malunguinho, o mais importante quilombola de Pernambuco, líder do Quilombo de Catucá, que existiu de 1817 a 1835, entre o Recife e o município de Goiana.

Serviço

Mostra Pernambuco: exibição dos curtas-metragens selecionados

Cinema da Fundação: Rua Henrique Dias, 609, Derby – Recife.

Horário: a partir das 19h

Ingressos a R$ 8 e R$ 4 (meia entrada)

Ô de casa: 25 de abril

Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés: 25 de abril

Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema: 26 de abril

Site do Festival Cine PE, para mais informações: www.cine-pe.com.br

Encontro de Psicanálise discute amor e desejo feminino
Por Tiago Cisneiros

O Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano do Recife e a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano realizam, nos dias 24 e 25 de abril, o seminário “Amor, desejo e gozo no feminino”, ministrado pela psicanalista Elisabeth da Rocha Miranda. O evento acontece no Hotel Best Western Manibu, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, bairro de Boa Viagem.

Confira a programação do seminário:

Dia 24:

- “A Formação do Analista” – das 19h30 às 21h30. – Entrada franca

Dia 25:

- “Por que não há relação sexual? Posição masculina/posição feminina” – das 9h às 10h30.

- “O gozo feminino” – das 11h às 12h30.

- “Os dizeres do amor – o amor como suplência” – das 14h30 às 16h.

- “A clínica” – das 16h30 às 18h.

No dia 24, a participação no evento é gratuita. Para o dia 25, as inscrições custam R$ 60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes.

Serviço

Informações:

(81) 9114 3874 – Lúcia Carneiro Leão

(81) 9172 4224 – Yáskara Maia

Hotel Best Western Manibu

- Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem - Recife/PE

- Fone: (81) 3084 2810.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, de 30 de abril até 3 de maio,  o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (Ered). Com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, o evento pretende, além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, compartilhar conhecimentos sobre a realidade jurídica de cada estado. O evento vai contar com painéis e palestras, atividades culturais, oficinas, concurso de artigos e atividades esportivas. Confira a programação:

Quinta-feira - 30/04/09

20h - Abertura oficial

22h - Atividade Cultural

Sexta-feira - 01/05/09

8h45 - Painel 1 - “A flexibilização dos direitos trabalhistas frente à crise econômica”

11h30 - Grupo de Discussão (painel 1)

14h - Peça de Teatro: “Ato Público”

20h15 - Mesa Redonda - Trabalho escravo e bóias-fria

22h - Atividade Cultural

Sábado - 02/05/09

8h45 - Painel 2 - Debate “O ensino Jurídico e o Exame da Ordem”

11h - Oficinas

14h - Painel 3 - “Dos Manguezais à transposição do São Francisco”

16h30 - Oficinas

20h15 - Valorização do Regionalismo, A Cultura Consciente e os Movimentos Populares

22h30 - Atividade Cultural

Domingo - 03/05/09

8h45 - Painel 4 – Encerramento

10h - Plenária Final

12h – Entrega dos Certificados

A expectativa é que mais de 500 estudantes da Regional Nordeste II, que reúne os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, participem do encontro. O evento é articulado pelo Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz (DAFESC) e faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Os interessados em participar podem escolher entre dois pacotes: sem alimentação, ao custo de R$ 50 até o dia 20 de abril, ou R$ 65 após a data; com alimentação, ao custo de R$ 65 até o dia 20 de abril e R$ 75 após a data. As inscrições podem ser feitas pelo www.dafesc-unicap.com/ered2009 ou no D.A de Direito, 3º andar do bloco G, sala 301.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Grupo Hegel vai promover minicurso sobre Michel Foucault
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap vai realizar, de 18 a 20 de maio, das 14h às 17h, o minicurso “Introdução ao Pensamento de Michel Foucault”. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica, pela professora Ângela Baía, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco.

As inscrições para o minicurso custam R$ 20 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). Serão conferidos certificados de nove horas de carga complementar aos participantes.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap – sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Católica vai realizar 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá de 2 a 5 de junho a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário (MiradasDoc). Serão exibidos documentários com o intuito de compreender e observar os processos sociais que se fazem presente em todo o planeta.

Além da exibição de documentários, a mostra realizará o Primeiro Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A frase “Sertão. O senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, de Guimarães Rosa, retirada da obra Grande Sertão: Veredas, será o tema do concurso. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre o tema, levando em consideração as questões sociais a que nossa sociedade está subjugada.

A 1ª Mostra Internacional de Cinema (MiradasDoc) oferecerá, ainda, palestras e oficinas de roteiro, produção de documentário e crítica cinematográfica. Outras informações através do site www.unicap.br/eventos/mostra

Grupo Hegel vai  realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de seis horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos vários cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 824 - bloco B

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Francisca Maria Alves Mota
Início do curso: 18/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos, Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro, Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
ABRIL








MAIO






 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000