A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 26 de Março de 2009 Ano 8

Reitor receberá missão alemã no Ceará
Por Tiago Cisneiros

O Reitor da Católica e diretor regional do Movimento Fé e Alegria, Padre Pedro Rubens, vai acompanhar a visita de representantes de uma ONG (organização não-governamental) alemã ao núcleo Fé e Alegria Vazantes, no Ceará. Os membros da entidade europeia vêm ao Brasil para conhecer o trabalho já realizado, com o intuito de renovar o apoio ao projeto. O Padre Antônio Mota, da Divisão de Ação Pastoral da Unicap, e o coordenador do curso de Filosofia, Karl Heinz Efken, também, vão participar do encontro, que acontece neste sábado (28).

Segundo o Reitor, dos 2.500 habitantes do município de Vazantes, mais de 600 estão envolvidos nos trabalhos de integração Escola-Comunidade do Fé e Alegria. Atualmente, existem cerca de 15 projetos na área, divididos em três campos de atuação (Educação, Cultura e Geração de Renda). As realizações do Fé e Alegria no local incluem: biblioteca e padaria comunitárias e brinquedoteca, além da manutenção de grupos artísticos e do fornecimento de aulas de reforço escolar, Libras (linguagem para surdos), dança folclórica, balé clássico, produção de doce caseiro, artesanato e bordado.

O encontro deste sábado contará com momentos artísticos (apresentação de grupos locais e do projeto Fé e Alegria) e visitas à igreja local (com celebração de missa) e às sedes da Copa (Cooperativa dos Psicultores, criada pela comunidade há quatro anos) e da nova cooperativa mista agropecuária de Vazantes (COPAVAZ). Às 14h30, a comitiva irá à sede do Centro de Educação (CEDEC) do Fé e Alegria Vazantes. A visita será encerrada às 18h30, com um lanche na padaria “Pão nosso de cada dia”.

Arqueologia em Foco promove palestra sobre aspectos legais numa escavação arqueológica
Por Rebeca Kramer 

O projeto Arqueologia em Foco, criado pelo Laboratório e Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, promoveu sua segunda palestra às 19h30 desta quarta-feira (25), no auditório G1. O procurador federal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Cláudio Henrique Dias, falou sobre os “Aspectos legais numa escavação arqueológica. Análise da Lei 3. 924/61”.  Participaram da mesa a coordenadora do Laboratório e Museu de Arqueologia da Unicap, professora Maria do Carmo de Caldas Dias Costa, e o coordenador do curso de Direito, o professor Marcelo Labanca.  

A lei 3. 924, comentada e explicada pelo procurador Cláudio Henrique, foi assinada em 26 de julho de 1961 e trata da questão dos monumentos arqueológicos e dos sítios pré-históricos. Segundo Cláudio, espaços de terras onde existam vestígios de culturas antepassadas devem permanecer sob a proteção do poder público para serem devidamente estudados. Dessa maneira, terras de domínio público ou particular poderão ser escavadas para fins arqueológicos, desde que haja, previamente, um requerimento para a permissão da União. “O coletivo está acima do individual”, destacou o procurador.

De acordo com a professora Maria do Carmo, a Arqueologia torna-se ainda mais importante porque permite um intercâmbio, um desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares com outros cursos, como os que são realizados no Laboratório e Museu de Arqueologia da Católica. “Temos, entre voluntários e estagiários, alunos de Psicologia, de Jornalismo e de Biologia, por exemplo”, relatou a professora.

A aluna de História Érica Karine Carvalho e o pré-universitário Leonardo Francisco Carvalho assistiram à palestra e afirmaram se interessar bastante pela área da arqueologia. “Estou fazendo um cursinho pré-vestibular na Unicap e pretendo tentar vestibular para História. Já vi outras palestras sobre arqueologia e penso em, quando me formar, fazer uma especialização nessa área”, afirmou Leonardo.

Segundo Érica, o projeto Arqueologia em Foco é muito interessante para quem gosta da área, como ela, que assistiu, inclusive, à primeira palestra do projeto com o arqueólogo André Prous. “Já trabalhei em vários locais relacionados com arqueologia, como no resgate arqueológico da Refinaria de Abreu e Lima. Atualmente, trabalho no Espaço Ciência. A cada dia eu me dou conta que trabalhar com arqueologia é o que eu mais quero”, comentou.  

Evento promovido na Católica aborda cultura espanhola e hispanoamericana
Por Rebeca Kramer

Já no primeiro dia, o evento “Por los caminos de España y Hispanoamérica”, promovido pelos estudantes do 7º período de Letras da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Instituto Cervantes, a Santillana, a Editora Peixes e o Yázigi, contou com mais de 200 participantes inscritos.  A mostra, que começou no dia 25 e prossegue até esta sexta-feira (27), em diferentes locais da Universidade (ver quadro abaixo), oferece a oportunidade de agregar os conhecimentos sobre o idioma falado oficialmente em 20 países. 

Segundo a coordenadora do evento, a professora do curso de Letras Maria Lisa Montenegro Barbosa Lima, o intuito do projeto é mostrar e promover, por meio de filmes, conferências e exposições, um pouco da história e da literatura dos países influenciados pela cultura espanhola. “Estou muito feliz porque o projeto está dando certo”, afirmou Maria Lisa. E complementou: “Amo a cultura espanhola, bem como ensinar a disciplina. Se eu não fosse professora de espanhol, não sei o que mais seria”.  

Ao total, 16 pessoas, entre monitores e organizadores, colaboraram para que o projeto fosse bem- sucedido. De acordo com Renata Viegas, uma das organizadoras, o planejamento do evento já vinha sendo elaborado desde o segundo semestre de 2008: “A gente se esforçou muito para que desse tudo certo. Os palestrantes são profissionais da área que, com boa vontade, vieram colaborar conosco falando sobre temáticas bem variadas”, relatou Renata.  

Durante o evento, está sendo vendida a revista “Habla!”, uma leitura interessante para estudantes de línguas ou pessoas interessadas em ramos de atividades que necessitam ter o domínio sobre o idioma e a cultura espanhola.  

Programação: 

27 de Março 

18h-( Hall do bloco A)- Exibição: Por los Caminos de España e Hispanoamerica;

19h-( Teatro do bloco B)- Sorteio de livros;

19h15-( Teatro do bloco B)- Conferência I: “Traducción e Interpretación”, com o professor e intérprete Sávio Bezerra;

20h-( Teatro do bloco B)- Conferência II: “Las creencias de los profesores de español em la enseñanza Media sobre el currículo. Por que investigarlas?”, com o professor de ensino médio e professor da Faculdade luso brasileira, Ricardo Almeida;

20h30-( Teatro do bloco B)- Conferência III: “Español com sabor nordestino”, com o professor da Transworld Jean Lima;

21h- (Teatro do bloco B)- Sorteio de livros.

Cineclube da Aliança Francesa retoma atividades nesta sexta-feira

Com informações da Assessoria de Comunicação da Aliança Francesa no Recife

O cineclube da Aliança Francesa do Recife retoma as suas atividades nesta sexta-feira (27), às 19h. Na sessão de retorno será exibido o filme “Recursos Humanos”, do diretor Laurent Cantet, que está em cartaz no Brasil com o já consagrado “Entre os muros da Escola”. Para debater o filme foram convidados o estudante de jornalismo Luís Fernando Moura e o pesquisador Rodrigo Almeida. A exibição marca o lançamento em Pernambuco do Univerciné, serviço audiovisual do Ministério das Relações Exteriores do governo francês, que possibilitará às instituições culturais no Brasil exibirem filmes inéditos no formato digital.  

“Recursos Humanos” é o primeiro longa-metragem do diretor francês Laurent Cantet. O filme, que ainda não foi lançado em DVD no Brasil, traz a história de Franck, um estudante de uma grande faculdade de comércio.  O jovem consegue estágio na empresa onde seu pai é porteiro há trinta anos. Trabalhando no setor de recursos humanos, achou que conseguiria mudar o conservadorismo da empresa, negociando para que houvesse uma redução nas horas de trabalho dos empregados. Mas logo descobre que sua tarefa é preparar caminho para uma reestruturação que levará a demissão de doze pessoas, inclusive do seu pai.

Segundo a organizadora do cineclube Raquel do Monte, a ideia de exibir o filme tem uma dupla significação. Primeiro, dialoga com o contexto socioeconômico que famílias e empresas estão vivendo neste momento em função da crise financeira global. “O filme propõe tematicamente uma discussão existencial que coloca frente a frente as tragédias individuais que envolvem o sistema capitalista e a lógica opressora das corporações”, reflete.  A ideia também era mostrar ao público um pouco mais do trabalho do Cantet, já que depois da Palma de Ouro ele consagrou-se ainda mais, possibilitando uma reflexão sobre o lugar da produção francesa contemporânea.

Os dois convidados do cineclube da Aliança Francesa que farão o papel de debatedores têm uma forte ligação com o cinema. Luís Fernando Moura, estudante de jornalismo da UFPE, foi “descoberto” pela Aliança Francesa quando ganhou o concurso de críticas cinematográficas produzida pela instituição no ano passado. A partir daí sua relação com a crítica aumentou e ele ganhou outros concursos. Já Rodrigo Almeida realiza sua pesquisa de mestrado sobre as relações entre cinefilia, ciberespaço e cineclubismo. Os dois são organizadores e curadores do cineclube Dissenso da Universidade Federal de Pernambuco.

Laurent Cantet é um realizador que tem feito uma trajetória bem interessante no cinema francês.  Tanto em “Entre os muros da Escola” e “Recursos Humanos” ele mistura técnicas do documentário com a ficção. No filme de 99, o microcosmo é a fábrica cinzenta, já no seu último lançamento a escola é o espaço dos conflitos narrativos. Outro ponto também aproxima os dois filmes: o uso de não-atores. Nos dois filmes a realidade apresentada tem um grande apelo social e político.

 Univerciné

O Univerciné é um serviço do governo francês que disponibiliza filmes franceses via download destinados à exibição em instituições culturais brasileiras. A maior parte do acervo é inédita, ou seja, não foi lançado no circuito comercial. Cerca de 40 longas-metragens, entre os mais destacados da produção independente dos últimos anos, estão disponíveis todos com legendas em português. No Recife, o Ministério francês das Relações Exteriores designou a Aliança Francesa o papel de principal reprodutora dos filmes do Univerciné. Para a organizadora do cineclube, a iniciativa viabilizará para o público pernambucano o acesso a bons filmes independentes que não foram exibidos no circuito comercial ou ainda a co-produções francesas. Neste sentido, haverá a chance de exibir de Jia Zhang-Ke, cultuado realizador chinês a Lucrecia Martel, cineasta argentina, por exemplo.

Serviço:

Cineclube da Aliança Francesa: Exibição do filme “Recursos Humanos”

Sexta-feira, dia 27 de março, às 19h.

Auditório André Malraux (Rua Amaro Bezerra, 466, Derby)

*Filme com legendas em português.

ONU concederá bolsas de estudo para curso na área de Orçamento Sensível ao Gênero
Por Tiago Cisneiros

O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) concederá até oito bolsas de estudo parciais – uma delas para o Brasil - para o curso virtual (Diplomado Superior) em “Orçamentos Públicos Pró-equidade de Gênero contra a Pobreza na América Latina e Caribe”. A iniciativa, voltada para representantes de governos, entidades da sociedade civil, professores e demais portadores de diplomas de licenciatura, faz parte do Programa Regional de Orçamentos Sensíveis ao Gênero.

As oito bolsas parciais (de 80% do valor do curso) vão ser destinadas a residentes dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Honduras, Peru, Uruguai e Venezuela. Os candidatos devem estar vinculados a instituições que trabalhem ou apóiem a temática de “Orçamentos Sensíveis ao Gênero”. Terão prioridade as pessoas ligadas às áreas de planejamento e/ou orçamento de entidades governamentais.

Aos selecionados, é exigido:

  • Cumprir com as atividades do curso e permanecer neste até a sua conclusão.
  • Assistir e participar das atividades vinculadas ao tema “gênero e economia” às quais seja convidada pelo Programa Regional de Orçamentos Sensíveis ao Gênero.
  • Manter o vínculo de trabalho com a instituição que apóia a temática de “Orçamentos Sensíveis ao Gênero”, por, no mínimo, seis meses.
  • Desenvolver o seu projeto de investigação (conclusão de curso) sobre um tema de interesse para a instituição em que trabalha.

Os interessados nas bolsas de estudo devem:

  • Fazer a pré-inscrição para o curso, até o dia 2 de abril, de acordo com as seguintes instruções da FLACSO-México (Faculdade Latinoamericana de Ciencias Sociales):
  • Enviar, até o dia 2 de abril, para o e-mail postulaciones_becas@unifempaisesandinos.org (com cópia para unifem.paises.andinos@unifem.org e nataly.queiroz@unifem.org):
  • Carta de apresentação, na qual devem ser expostos os motivos pelos quais está interessado no curso e a forma como os seus conhecimentos pessoais seriam úteis na instituição em que trabalha.
  • Fotocópia da pré-inscrição realizada para o curso (item 1)
  • Carta da instituição para a qual trabalha, na qual deve ser apresentado o seu apoio à candidatura, assim como o seu interesse na formação do candidato na temática de orçamentos sensíveis ao gênero.
  • Curriculum vitae.

O resultado da seleção das bolsas de estudo será divulgado até o dia 18 de abril de 2009. O curso “Orçamentos Públicos Pró-equidade de Gênero contra a Pobreza na América Latina e Caribe” acontecerá entre 27 de abril e 27 de novembro de 2009.

Mais informações

Sobre o curso: flerida@flasco.edu.mx

Sobre a concessão de bolsas: postulaciones_becas@unifempaisesandinos.org ; unifem.paises.andinos@unifem.org ou nataly.queiroz@unifem.org

Coffee shop brasileiro oferece oportunidades de trabalho no exterior
Por Tiago Cisneiros

O coffee shop Brazilian Café está oferecendo oportunidades de trabalho no exterior para jovens. A empresa está localizada em um novo shopping de Ras Al Khaimah (a uma hora de Dubai), nos Emirados Árabes.

O Brazilian Café busca doze pessoas (nove mulheres e três homens) que tenham interesse em viver no exterior e aprimorar o conhecimento da língua inglesa. Os selecionados vão trabalhar oito horas diárias. O salário-base líquido é de 1 mil Dirhans, o que equivale a cerca de 300 dólares. A alimentação e a acomodação serão pagas pela empresa.

A previsão inicial é que a experiência tenha seis meses de duração, a partir de abril de 2009. O visto para a viagem será providenciado pela empresa.

Os interessados devem enviar o currículo e uma foto (maior do que 3x4) atualizada, para o e-mail anna@jaisinvest.com. A responsável pela seleção é a jornalista pernambucana Anna Addobbati, ex-repórter do Diario de Pernambuco e que atualmente reside nos Emirados Árabes.

CIEE oferece 316 vagas de estágio para alunos do ensino superior
Por Tiago Cisneiros

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PE) está oferecendo 316 vagas de estágio para estudantes do ensino superior. A procura é, principalmente, por alunos dos cursos de Administração, Ciências da Computação, Pedagogia e Letras (Inglês).

Confira o número de vagas disponíveis para cada curso:

Administração: 36

Administração de empresas: 36

Arquitetura e Urbanismo: 3

Biblioteconomia: 5

Ciências da Computação: 17

Ciências Contábeis: 9

Ciências Econômicas: 1

Comunicação Social – Jornalismo: 1

Comunicação Social – Relações Públicas: 6

Design: 3

Direito: 2

Educação Física: 2

Engenharia Civil: 10

Engenharia Elétrica: 1

EngenhariaElétrica – Eletrônica: 3

Engenharia Elétrica – Telecomunicações: 1

Engenharia Mecânica: 1

Engenharia Química: 1

Fisioterapia: 1

Geografia: 1

Geologia: 2

Gestão em marketing: 6

História: 5

Letras: 12

Letras – Francês: 11

Letras – Inglês: 17

Letras – Espanhol: 12

Marketing: 3

Matemática: 5

Pedagogia: 22

Psicologia: 3

Secretariado: 7

Sequencial em Administração Hospitalar: 2

Sequencial Gestão de Pequenas e Médias Empresas: 6

Sequencial Marketing Organizacional: 1

Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas - EAD: 3

Tecnologia em Design Gráfico: 2

Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação: 13

Tecnologia em Gestão de Marketing: 5

Tecnologia em Gestão de Marketing para Pequenas e Médias Empresas: 1

Tecnologia em Gestão de Pequenas e Médias Empresas: 2

Tecnologia em Gestão Empreendedora: 2

Tecnologia em Gestão Mercadológica: 2

Tecnologia em Marketing: 2

Tecnologia em Marketing – EAD: 2

Tecnologia em Marketing e Propaganda – EAD: 2

Tecnologia em Processos Gerenciais: 2

Tecnologia em Redes de Computadores: 1

Tecnologia em Secretariado Executivo a Distância: 7

Tecnologia em Sistemas de Internet: 10

Tecnologia em Webdesign: 3

Turismo: 3

Serviço

CIEE-PE

Endereço: Rua do Progresso, 465 – Edf. Villa Empresarial Boa Vista – Boa Vista, Recife/PE

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Telefone para empresas, órgãos públicos e instituições de ensino: (81) 3131 6000

Telefone para estudantes, com serviço 24h: (81) 3131 6100

Site: www.ciee-pe.org.br

Ciências Biológicas vai promover minicursos em abril e maio
Por André Amorim

O curso de Ciências Biológicas, em parceria com o Conselho de Estudantes de Ciências Biológicas da Unicap, irá oferecer minicursos nos meses de abril e maio. As aulas serão realizadas por professores convidados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Veja a programação:

Temática: Gestão Ambiental e Avaliação de Impacto ambiental

Palestrante: Profa. Dra. Jandira Leal - UFPE

Vagas: 60

Dias: 15 e 16 de abril

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 18h às 22h

Temática: Biotecnologia Industrial

Palestrante: Prof. Dr. Marcos Morais - UFPE

Vagas: 60

Dias: 27 e 28 de abril

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

Temática: Bioempreendedorismo

Palestrante: Prof. Dr. João Assis - UFPE

Vagas: 60

Dias: 12 e 13 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 18h às 22h

Temática: Clonagem Gênica e Uso de Células - Tronco na Medicina Regenerativa

Palestrante: Prof. Dr. Humberto Pereira - UFPE

Vagas: 60

Dias: 28 e 29 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas com a representante do Conselho dos Estudantes de Ciências Biológicas, Bruna Cabral, à tarde, na sala 510 do bloco B. Outras informações com os professores Aluízio Bezerra e Bereneuza Brasileiro, ou com a coordenação do curso de Ciências Biológicas pelo fone 2119-4197.

Projeto Horizonte realizará aula-passeio na Praça da República
Por Rebeca Kramer

Os participantes do Projeto Horizonte, coordenado pela professora do curso de Pedagogia da Unicap Tânia Nery, farão uma aula-passeio na Praça da República, neste sábado, às 9h. A atividade será realizada em parceria com a Fundação Fé e Alegria.

Segundo o estagiário de Pedagogia responsável pela atividade de sábado, Jadiel Araújo, os alunos já vinham estudando sobre a história da Praça da República por meio do computador: “Será uma aula expositiva na qual os estudantes poderão interagir com aquilo que viram antes por meio de pesquisas na internet”, informou Jadiel.

O Projeto Horizonte existe desde 1996 e tem como público-alvo crianças com dificuldade de aprendizado e portadores de necessidades especiais, como Síndrome de Down e autismo. Com a ajuda da tecnologia e junto aos computadores, essas crianças e jovens desenvolvem atividades lúdicas e de aprimoramento da linguagem, assim como aprendem a produzir textos com multimídias e a navegar e compreender o mundo virtual.  O trabalho realizado pelo Projeto Horizonte conta com a participação de alunos do curso de Pedagogia e de outras licenciaturas da Universidade.

Pastoral e CCS vão promover excursão para a Paixão de Cristo
Por Tiago Cisneiros

A Pastoral e o Centro de Ciências Sociais (CCS) da Católica vão promover uma excursão para Nova Jerusalém, onde acontecerá o espetáculo da Paixão de Cristo. A viagem será realizada no dia 6 de abril, com saída do campus da Universidade, às 11h. O grupo almoçará na feira de Caruaru e voltará ao Recife após a apresentação.

Os interessados podem se inscrever na Pastoral, localizada no térreo do bloco A (sala 014), mediante o pagamento de R$ 35. A Irmã Rosário, pastoralista da Católica, explicou que a viagem não será, apenas, um passeio. “A ideia é fornecer a verdadeira visão, o verdadeiro significado da Páscoa aos alunos”, disse.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém será encenada de 3 a 11 de abril

Mais informações

Excursão:

CCS - (81) 2119 4173 e Pastoral - (81) 2119 4238.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Site: http://www.novajerusalem.com.br/2009/index.php

Encontro Regional dos Estudantes de Administração acontece em Teresina
Por André Amorim

Teresina, capital do estado do Piauí, será a sede do 13º Encontro Regional dos Estudantes de Administração (Eread), que acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril. Os diretórios acadêmicos das Universidades Católica e Federal (UFPE) pretendem levar, neste ano, 50 alunos das duas instituições. Estudantes da Fcap/UPE também participarão do encontro.

Além de workshops, cases, grupos de discussão, palestras e apresentação de trabalhos científicos, o encontro terá momentos de descontração com apresentações culturais, cine Eread e trilha na natureza.

Estão sendo oferecidos dois pacotes de viagem: o primeiro custa R$ 300,00 e inclui hospedagem em alojamento, transporte, inscrição e três refeições. O outro custa R$ 410,00 e inclui hospedagem em hotel, transporte, inscrição e uma refeição. Para outras informações entrar em contato com o presidente do D.A. de Administração da Unicap, Ricardo Verçoza, pelos telefones 9642-4173 ou 8782-3099.

Última semana para o recadastramento do Fies
Por André Amorim

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para os alunos que têm seus estudos bancados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) realizar o recadastramento na Universidade. Os alunos devem comparecer à Divisão de Ação Social (DAS) que fica na sala 007, no térreo do bloco B, portando o termo de anuência emitido pela própria Universidade ou pela Caixa Econômica Federal. Caso exista alguma pendência, o aluno deve se dirigir à agência da Caixa em que assinou o contrato para solucionar a questão.

A DAS funciona das 9h às 11h30; 14h30 às 17h e das 18h30 às 21h. Outras informações pelo telefone 2119-4158.

DCE da Católica vai promover curso de teatro
Por André Amorim

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Católica de Pernambuco promove, a partir deste sábado (28), um curso de teatro. As aulas, ministradas pelo professor Ednaldo Reis, serão realizadas aos sábados, das 11h às 15h, na sede do DCE.

O curso, que conta com aulas práticas e teóricas, vai trabalhar a história do teatro em Pernambuco e no Brasil, o teatro de rua, a commedia dell’arte, técnicas circenses, técnicas vocais e expressão corporal. Ao término dos seis meses de curso, uma apresentação será realizada no Teatro Valdemar de Oliveira como forma de avaliação do que foi trabalhado.

Os participantes têm um custo mensal de R$ 15,00. O DCE fica na Rua Eduardo de Carvalho, número 86, atrás da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi). Informações pelos telefones 8884-4508 ou 9101-2217.

Revista de Teologia e Ciências da Religião será lançada na Livraria Cultura
Por Tiago Cisneiros

A Revista de Teologia e Ciências da Religião, organizada pela Universidade Católica de Pernambuco, será lançada no dia 31 de março, às 19h, no auditório da Livraria Cultura. O tema da publicação é “O Século de Dom Helder”, em homenagem ao centenário do ex-arcebispo de Olinda e Recife. Na ocasião, também, será realizado o debate “Helder Câmara, o Dom da Paz”.

O evento contará com a presença do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, do coordenador do curso de História, Luiz Carlos Luz Marques, e do professor do curso de História e do Mestrado em Ciências da Religião Newton Darwin de Andrade Cabral.

A revista, organizada pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica e publicada pela Fasa Editora, foi criada em 2002, com uma edição anual. A partir de 2009, a publicação entra em uma nova fase: serão lançados dois números por ano (uma por semestre).

A sétima edição, intitulada “O Século de Dom Helder”, tem editorial assinado pelo Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, além de artigos de professores e teólogos. A revista traz, ainda, resenhas de livros e filmes.

O Conselho Científico da revista possui quatro representantes da Católica: os professores Drance Elias da Silva, João Luiz Correia Junior e Luiz Carlos Luz Marques, e o Reitor Padre Pedro Rubens.

O valor do exemplar da Revista de Teologia e Ciências da Religião é R$ 20. A assinatura anual (equivalente a duas edições) custa R$ 30.

Grupo Hegel promove seminário sobre Karl Marx

O Grupo Hegel/Unicap realiza, nos dias 1º e 2 de abril, o seminário “Por que Marx”, ministrado pelo Prof. Dr. Roberto Martins. O evento vai acontecer no auditório do bloco B, primeiro andar, sala 110. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sala 005, no térreo do bloco B, das 14h às 18h, ao custo de R$ 15,00.

Roberto Martins, sociólogo por formação, foi professor e pesquisador da Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco durante 26 anos. Hoje, colabora quinzenalmente para a página de Opinião do Diario de Pernambuco.

Outras informações pelo telefone 2119-4230.

Prorrogado para o dia 30 o prazo para fazer as carteiras de estudante na Católica
Por Tiago Cisneiros

O guichê da União Nacional de Estudantes (UNE), montado no hall do bloco G da Católica, vai continuar em funcionamento até o dia 30 de março. No local, os alunos da Universidade podem solicitar a confecção das carteiras estudantis de 2009.

A carteira de estudante 2009 custa R$ 12,00. Os interessados devem preencher e entregar o formulário de dados pessoais – disponível no guichê da UNE –, além de fornecer uma foto 3x4 recente e cópias do documento de identidade (RG), do CPF e do comprovante de matrícula deste ano.

A carteira da UNE tem validade nacional e concede meia-entrada em cinemas, teatros, shows, museus e jogos, entre outros estabelecimentos. Mais informações podem ser obtidas no site www.une.org.br.

Encontro de Psicanálise discute amor e desejo feminino
Por Tiago Cisneiros

O Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano do Recife e a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano realizam, nos dias 24 e 25 de abril, o seminário “Amor, desejo e gozo no feminino”, ministrado pela psicanalista Elisabeth da Rocha Miranda. O evento acontece no Hotel Best Western Manibu, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, bairro de Boa Viagem.

Confira a programação do seminário:

Dia 24:

- “A Formação do Analista” – das 19h30 às 21h30. – Entrada franca

Dia 25:

- “Por que não há relação sexual? Posição masculina/posição feminina” – das 9h às 10h30.

- “O gozo feminino” – das 11h às 12h30.

- “Os dizeres do amor – o amor como suplência” – das 14h30 às 16h.

- “A clínica” – das 16h30 às 18h.

No dia 24, a participação no evento é gratuita. Para o dia 25, as inscrições custam R$ 60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes.

Serviço

Informações:

(81) 9114 3874 – Lúcia Carneiro Leão

(81) 9172 4224 – Yáskara Maia

Hotel Best Western Manibu

- Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem - Recife/PE

- Fone: (81) 3084 2810.

Madrigal da Católica vai realizar recital preparativo para a Semana Santa
Por Tiago Cisneiros

O Madrigal Marlos Nobre da Universidade Católica de Pernambuco vai apresentar o recital preparativo da Semana Santa, no dia 6 de abril, às 20h, na capela da Unicap. Na ocasião, serão interpretadas as obras “Missas Brevis”, de J. Haydn; e “Réquiem”, de Gabriel Fauré.

Atualmente, o Madrigal Marlos Nobre é composto por sete tenores, seis sopranos, sete baixos e sete mezzo-sopranos, além do pianista Alisson Ribeiro Queiroz. A regência do grupo é de Lindbergh Pires. Na ocasião, o Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins, vai realizar um discurso introdutório ao “Réquiem” de Gabriel Fauré. “A intenção é estabelecer uma ponte entre a música (‘réquiem’ é um canto composto, especialmente, para os mortos) e a morte de Jesus Cristo”, explicou o regente Lindbergh Pires.

Museu de Arqueologia abre as portas para a 7ª Semana Nacional de Museus
Por André Amorim

De 17 a 23 de maio, será realizada a 7ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus e Turismo”. Em virtude da realização desse evento, o Museu de Arqueologia da Católica estará aberto, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, entre os dias 18 e 22 de maio. Na ocasião, além do museu aberto ao público, serão montadas, no térreo do bloco A, as exposições “Megafauna”, “Cerâmica” e “Evolução do Homem”.

Ainda durante a semana, o projeto “Arqueologia para Crianças” realizará as oficinas de Escavação - de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h ou das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h; Cerâmica e Argila - segunda e quarta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira, das 15h às 17h; Pinturas Rupestres - de segunda a quinta, das 9h às 11h e das 15h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 17h; e Hábitos Alimentares da Pré-história – terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Cada oficina oferece 15 vagas por turno. As inscrições custam R$ 5,00 e podem ser feitas pelo telefone 2119-4192.

Professora da Católica ministra curso de avaliação psicológica
Por Tiago Cisneiros

A professora do curso de Psicologia da Católica Ana Lúcia Francisco vai ministrar o curso “Modalidades de Avaliação Psicológica: objetivos, instrumentos e elaboração de documentos”. A iniciativa é do projeto Lumiar e acontece nos dias 3 e 4 de abril, no Marante Plaza Hotel.

Na sexta-feira (3), o curso será realizado das 18h às 22h; no sábado (4), das 8h às 12h e das 14h às 18h. As vagas são limitadas (40) e as inscrições podem ser feitas na sede do projeto Lumiar (Rua do Sossego, 206 – Boa Vista – Recife/PE).

Serviço

Mais informações:

Fones: (81) 3075 5659 / (81) 9929 7003 / (81) 8732 3357 / (81) 9212 1269

E-mail: projetolumiar@yahoo.com.br

Endereços:

Sede do projeto Lumiar: Rua do Sossego, 206 – Boa Vista – Recife/PE

Marante Plaza Hotel: Av. Boa Viagem, 1070 – 1º. Jardim – Boa Viagem – Recife/PE

Católica está com inscrições abertas até 31 de março para 18 cursos de especialização

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de abril de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:

1. Administração Esportiva

2. Catequese

3. Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil

4. Coordenação pedagógica

5. Patrimônio Histórico: Preservação e Educação

6. Ciências Criminais

7.Direito Processual Civil

8. Direitos Humanos

9. Educação Especial

10. Educação Infantil

11. Ensino de Matemática

12. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia

13. Gestão Educacional

14. História e Cultura Afro-brasileira

15. Relações Internacionais na Era da Globalização

16. Serviço Social na Área de Saúde

17. Sexualidade Humana

18. Tecnologia Assistiva

Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, a partir de abril, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.

As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.

A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).

Segundo a Profª Drª Maria de Lourdes Nóbrega, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.

Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.

Os documentos exigidos são:

  • Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.
  • Originais e cópias do documento de identidade e CPF.
  • Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato. 

Serviço

Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br

Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.

Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.

Católica lança primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste, respaldado por estudos e pesquisas específicas desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) locais.

No Brasil, há oferta apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As perspectivas de médio e longo prazos da Indústria do Esporte no Nordeste já justificam cursos formadores de gestores especializados.

O mercado esportivo pertence à industria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e pelo maior número de empregos no mundo. O futebol mundial movimenta mais de 250 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela FGV (Maio 2002), o número estimado da indústria de esporte está por volta de 25 bilhões de dólares e o crescimento anual deste setor ultrapassa os 10%.

O objetivo do curso é capacitar graduados para a utilização dos conceitos, métodos e técnicas da administração na gestão esportiva – Clubes de Futebol, Associações Esportivas, Universidade e Faculdades, Instituições Públicas e Academias. O curso busca ainda, formar especialistas em Administração Esportiva visando atender a um mercado em crescente desenvolvimento. A Indústria do Entretenimento, em particular a dos Esportes, vista como um negócio rentável irá requerer, cada vez mais, gestores profissionais capazes de obter resultados econômico-financeiros em associações esportivas, de acordo com seus objetivos estatutários.

O Corpo Docente será constituído por professores e pesquisadores (doutores, mestres e especialistas) vinculados à Universidade Católica de Pernambuco e a outras IES locais, os quais, além da formação acadêmica, possuem experiência profissional relativa às suas correspondentes áreas de concentração.

O curso será realizado no bloco J, em salas climatizadas, com data-show, TV e som. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de 18 mensalidades de R$ 290,00.

O certificado de pós-graduação em Nível de Especialização "Lato Sensu" de Administração Esportiva será fornecido pela Universidade Católica de Pernambuco aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecida no regulamento do curso.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.unicap.br. Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Administração Esportiva pelos telefones (81) 2119.4134 e 2119.4244 e pelo e-mail: salesvidal@unicap.br.

Inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos vão até 3 de abril
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, a partir do dia 27 de abril, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 3 de abril. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 8 de abril.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 13 a 17 de abril, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 824 - bloco B   

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B

Quem não se comunica se complica
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Francisca Maria Alves Mota
Início do curso: 18/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Introdução à Microinformática
Vagas*: 20
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G

Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: Laboratório 03 do CTI

Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A

(Re)visitando o centro: veja o Recife com outros olhos
Vagas*: 40
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Júnior
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Sacramentos: sinais de vida e de esperança
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B

Igreja: da construção de pedra à comunidade viva
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Nascimento do Cristianismo: Introdução ao Novo Testamento
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

No princípio era o mito: a dimensão simbólica da vida
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Ética e Bioética: desafios atuais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Ermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Maria Eduarda de Albuquerque, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MARÇO




ABRIL









MAIO



 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000