A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 16 de Abril de 2009 Ano 8

Alunos de Fonoaudiologia comemoram Dia Mundial da Voz prestando serviço à população
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, durante toda a manhã e tarde desta quinta-feira (16), alunos do sétimo período do curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco estiveram no hall do bloco G orientando professores, alunos, funcionários e demais interessados sobre os cuidados que as pessoas devem ter com a voz.

Os interessados puderam entender como a voz é produzida na laringe, realizar uma análise acústica e receberam orientações sobre o uso adequado da voz. A professora Jônia Lucena, coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia da Unicap, explica que os testes realizados pelos alunos devem ser complementados por uma análise clínica, mas são capazes de identificar problemas na voz da pessoa. Os pacientes que tiveram algum problema identificado foram encaminhados à Clínica de Fonoaudiologia da Unicap, para consultas com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.

Segundo a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Católica, professora Maria Luísa Lopes Timóteo, a procura pelos serviços surpreendeu os organizadores. “Foi excelente. Vieram pessoas que viram a chamada do evento na televisão ou no rádio e muitos professores da rede municipal, que estavam na Católica participando de um evento da Prefeitura do Recife. O professor precisa da voz e sabe bem o que sente na sala de aula”, afirmou.

Suelena Souza da Silva foi uma das professoras da rede municipal de ensino que se interessaram em buscar atendimento dos estudantes de Fonoaudiologia. “Quem trabalha com a voz precisa ter atenção com isso. Eu fazia exercícios e parei, achando que já estava melhor. Acabo de descobrir que, na verdade, estou pior. Agora, pretendo retomar os cuidados e buscar atendimento na Clínica de Fonoaudiologia da Católica”, contou a professora, que soube do evento pela televisão.

João Cosme da Silva, 80 anos, veio de Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, para realizar os testes. “Escutei na rádio que ia ter esse tipo de serviço aqui (Católica), então eu vim”, disse. Seu João destacou a importância desse tipo de ação para os que não têm condições de pagar um atendimento médico.

 

Estudante do sétimo período de Fonoaudiologia da Católica Lidiane Feitoza, 27 anos, aprovou a iniciativa do curso. “Foi uma proposta muito interessante, porque a área da voz é muito abrangente. Aqui, as pessoas podem ter um cuidado, fazer o teste para checar a saúde vocal e receber orientações. Nós, alunos, ficamos felizes porque o curso está sendo divulgado”, declarou.

Após um dia inteiro de atividades, mais de cem pessoas passaram pelos testes e orientações oferecidos pelos estudantes do curso de Fonoaudiologia. Segundo a coordenadora Maria Luísa Timóteo, vinte pessoas com queixas mais graves foram encaminhadas para avaliação com os otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos da Católica.

Alunos de Publicidade participam de palestra sobre criatividade
Por André Amorim

Criatividade em Publicidade. Esse foi o tema da palestra realizada pelo publicitário André Muhle, na manhã desta quinta-feira (16), na sala 510 do bloco A. O encontro foi voltado para os alunos do curso de Publicidade e Propaganda que estão cursando do 4º período em diante.

Muhle exibiu para os presentes uma grande quantidade de campanhas publicitárias consagradas com a intenção de mostrar que a criatividade é algo inesgotável. “Tudo pode ser melhor, mais bonito e diferente”, disse. Ao término da palestra, o publicitário abriu espaços para perguntas e falou sou o “Pasta - workshop de criatividade”, curso voltado para publicitários da área de criação, que será realizado de 22 de abril a 8 de julho. As aulas serão ministradas por André Muhle, Ricardo Rique e André da Hora.

Ciências Biológicas promove minicurso de Gestão Ambiental
Por Rebeca Kramer  

“Quando o homem cuida da natureza, cuida dele mesmo”, afirmou a doutoranda na área de Geologia Sedimentar e Ambiental da UFPE, a professora Jandira Pedrosa Leal, convidada pelo Curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pernambuco para ministrar dois dias de minicurso com o tema ‘ Gestão Ambiental’. Os encontros, que aconteceram às 18h30 dos dias 15 e 16 de abril, na sala 824 do bloco B, foram mediados pela professora de Ciências Biológicas da Unicap Bereneuza Brasileiro.   

A gestão ambiental ou a administração do meio ambiente tem por objetivo evitar ou reduzir os danos causados pelo homem ao ecossistema, por meio do planejamento e do controle no uso dos recursos naturais. Assim, esse ‘cuidado’ com a natureza é fator determinante para um desenvolvimento sustentável.  A administração ambiental também pode funcionar como um ponto de estratégia, inclusive, para grandes empresas que se utilizam dos recursos naturais para sua produção.

Segundo Jandira Leal, a gestão ambiental, embora uma prática muito recente, vem ganhando bastante espaço. “A gestão do ambiente é fator determinante do desenvolvimento sustentável. Portanto, é um tema que não remete só à biologia, mas a todos os cursos, como medicina, direito e arquitetura, que já tem obrigatoriamente essa disciplina”, informou Jandira. E complementou: “Afinal, uma boa gestão dos ecossistemas conduz a uma redução de custos: a redução do desperdício de água, de energia, de matérias-primas e de possíveis indenizações por danos ambientais”.

Confira a programação dos próximos minicursos:

Temática: Biotecnologia Industrial

Palestrante: Prof. Dr. Marcos Morais - UFPE

Vagas: 60

Dias: 27 e 28 de abril

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

Temática: Bioempreendedorismo

Palestrante: Prof. Dr. João Assis - UFPE

Vagas: 60

Dias: 12 e 13 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 18h às 22h

Temática: Clonagem Gênica e Uso de Células - Tronco na Medicina Regenerativa

Palestrante: Prof. Dr. Humberto Pereira - UFPE

Vagas: 60

Dias: 28 e 29 de maio

Sala: 824.  Bloco B. 8º andar

Horário: 14h às 18h

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas com a representante do Conselho dos Estudantes de Ciências Biológicas, Bruna Cabral, à tarde, na sala 510 do bloco B. Outras informações com os professores Aluízio Bezerra e Bereneuza Brasileiro, ou com a coordenação do curso de Ciências Biológicas pelo fone 2119-4197.

Cineclube Revezes debate a violência contra a mulher no cinema pernambucano
Por Rebeca Kramer

O Cineclube Revezes, formado por sete estudantes de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco sob a supervisão do professor Alexandre Figueirôa, comemorou os 10 anos do grupo com um debate sobre “Gênero, sexo e violência no cinema pernambucano”, na noite desta quarta-feira (15). O encontro teve como convidada a ex-aluna de Jornalismo da Unicap e produtora de cinema Silvana Marpoara. Na ocasião, foram exibidos trechos de três filmes pernambucanos: ‘Cinema, aspirinas e urubus’, ‘Amarelo Manga’ e ‘Baixio das Bestas’.

Segundo um dos integrantes do Revezes, o estudante de Jornalismo Otávio Portugal, o interessante do Cineclube é que, além de exibir os filmes, também os discute. Assim, durante a conversa, sempre surge algum argumento novo. Sobre o tema escolhido para a comemoração dos 10 anos do Cineclube, Otávio afirmou: “Apesar de haver políticas que defendam e lutem pelas causas femininas, ainda existe muita violência contra elas. A exibição dessas montagens de filmes de hoje, por exemplo, servirá de estímulo ao menos àqueles que os assistirem”. De acordo com Silvana Marpoara, a imagem da mulher no cinema é o reflexo do que ela é na sociedade: “O meu mestrado envolve estudos sobre as pescadoras de Itapissuma. Muitas delas amam cinema. Assim, como a gente pode observar, cinema não é só pra quem faz cinema”, destacou Silvana.

Ainda segundo Silvana, a história do Cineclube Revezes surgiu quando o professor Figueirôa retornou de seu doutorado com a ideia de montar um grupo com o intuito de falar sobre cinema. A escolha do nome deu-se, portanto, por votação: cada um sugeriu um nome e o escolhido foi ‘Revezes’ (título de um filme de 1927, do diretor Chagas Ribeiro, sobre conflitos entre camponeses e um senhor de engenho), sob a sugestão de Luiz Joaquim, um dos componentes do cineclube. “O interessante é que até termos uma sala na Católica onde pudéssemos passar os filmes, a gente se reunia sempre na casa de um ou de outro, até do professor. Foram muitas as nossas idas ao cinema do shopping também”, comentou.   

Os encontros do Revezes acontecem sempre duas vezes ao mês, na sala 510 do bloco A, às 19h. Os temas a serem discutidos, bem como as pessoas para debatê-los, são escolhidos pelos próprios componentes do Cineclube. Mas, claro, aceitam sugestões.

Segue um resumo dos capítulos dos três filmes pernambucanos abordados no debate: 

Capítulo 6 do filme ‘Cinema, aspirinas e urubus’, de Marcelo Gomes.  

Uma mulher espera triste e chorosa na estrada por uma carona. Dois homens no caminhão. Um, o alemão que veio ao interior nordestino fugido da Segunda Grande Guerra Mundial na qual seu país estava inserido. O outro, um matuto. Os dois, grandes amigos. O que seria capaz de abalar essa amizade? O capítulo 6 do filme ‘Cinema, aspirinas e urubus’ tem dois momentos essencialmente marcantes: a mulher, ainda no caminhão, durante a carona, aparentemente abalada, logo se recompõe com a atenção que lhe foi atribuída pelos dois rapazes. Assim, uma conversa sobre signos se inicia. Ela diz: “Sou câncer”, e vocês? –E o matuto responde: “Sou escorpião”. Ela rebate: “Escorpião tem um fogo...”. Que contradição foi essa que, em tão curto espaço de tempo, uma mulher aparentemente abalada e incapaz de emitir tal comentário,foi cometida? 

Logo mais à noite, podiam-se observar os dois moços sem conseguir dormir. Por que será? Há tanto tempo na estrada... Sozinhos. Quem ficaria com a moça? Quem suportaria não matar o sono e ficar acordado para poder matar outro tipo de necessidade? De repente, gemidos. E a cena abre. O matuto está deitado na rede, virando pra cá e virando pra lá. Era a insônia. O alemão tinha matado primeiro.  

Capítulo 13 do filme ‘Amarelo Manga’, de Cláudio Assis. 

Uma mulher. Nem tanto como os padrões de beleza costumam exigir. Era alguém com problemas respiratórios. E a cada falta de ar da ‘gordinha’, nebulizações e tosses. Tosses e nebulizações. Ela se divertia nebulizando o nariz. Falava alguma coisa, mas mal se compreendia. Ela também estava feliz porque alternava nebulizações em seu nariz e em seu órgão sexual. E subia. E descia. E a cena acabava sem explicação. Em seguida, uma moça loira, cumprindo o perfil de beleza tão exigido. Ela se despe de frente ao espelho e, sob seu olhar melancólico, a cena tem seu fim. 

Ainda no capítulo 13 do filme Amarelo Manga, uma outra mulher. A morena, que caminhava nas ruas, foi chamada grosseiramente para que entrasse num carro: - “Entra!”, falou o motorista do veículo, por sinal, mais velho que ela. Pobrezinha... Poder-se-ia pensar: “Ela é vítima desse homem! Ele se aproveita dela...”. Repentinamente, o susto. O quarto. O sexo. A pobre moça abre sua bolsa. Tira uma escova de cabelos. E... Enfia no ânus do pobrezinho do homem! E bate nele, e puxa... Que perfis de mulheres exatamente Cláudio de Assis quer abordar? 
 
Capítulo 10 do filme ‘Baixio das Bestas’, de Cláudio Assis.  

Uma menina, 13 anos. Um corpo de mulher. De repente, a fila. “Ela é de primeira qualidade”, afirmou um dos homens que esperavam. E, de repente, começa a sessão: uma mulher encarregada da menina, tira a única peça de roupa que revestia o corpo da garota.. Assim, começaram os pagamentos. “Só pega nela quem pagar”, afirmou a mulher. Era um comércio.  

Uma outra cena marcante do capítulo 10 do filme Baixio das Bestas, remete à prostituta. Ela não deve, nem devem nada a ela. Três homens divertem-se vendo a mulher dançar e despir-se para eles. Ela também gosta. O clima de excitação de ambas as partes acaba. Um dos homens pega um pau. Os outros dois, seguram a prostituta. Ele enfia o pau onde encontrava possibilidade. Ela se debate, esperneia, pede pra parar. Ela cai aparentemente desmaiada. Eles vão embora pra algum lugar.

Professor da Católica participa de encontro nacional de Jornalismo
Por Tiago Cisneiros

O professor da Católica Ricardo Mello vai participar do 12º Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo, que acontece em Belo Horizonte, neste final de semana (de 17 a 19 de abril). Durante o evento, ele lançará a segunda edição do livro “Comunicação de interesse público”, publicado pela editora Bagaço.

O encontro, organizado pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), pretende discutir a revisão das diretrizes curriculares do curso e a exigência do diploma para o exercício da profissão. Além disso, busca promover a troca de experiências entre os profissionais e apresentar as recentes pesquisas sobre comunicação.

Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), o professor Ricardo Mello considera que a divulgação do encontro é importante para reforçar a atenção sobre as diretrizes curriculares do curso e a exigência do diploma para os profissionais da área. No sábado (18), ele lançará a segunda edição do livro “Comunicação de interesse público”.

Como diretor regional Nordeste 1, Ricardo Mello participará, também, na segunda e terça-feira (20 e 21 de abril), das reuniões de planejamento para as novas ações do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.

A conferência de abertura do 12º Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo abordará o tema “O ensino de jornalismo no Brasil e as diretrizes curriculares: idas e vindas de um processo de consolidação do jornalismo como campo acadêmico”. A palestra será ministrada pelo professor Alfredo Vizeu, da Universidade Federal de Pernambuco, que integra a comissão do Ministério da Educação para a revisão das diretrizes curriculares do curso de Jornalismo.

Paralelamente ao 12º Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo, serão realizados o 3º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, o 2º Colóquio Íbero-americano de Ensino de Jornalismo do FNPJ, o 5º Colóquio Andi, o Pré-fórum Fenaj e o 8º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo.

Mais informações sobre o 12º Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo podem ser obtidas nos sites http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/index.php?cf=18 e http://www.fnpj.org.br/index.php

BiblioSesc chega ao Espaço Criança Esperança de Olinda
Por Jaime Mitchell

A BiblioSesc, Caminhão Biblioteca do Sesc, vai chegar ao Espaço Criança Esperança de Olinda (ECEO), na terceira etapa de Rio Doce, no dia 27 de abril, às 9h. As crianças e os adolescentes do ECEO farão, no dia da chegada da BiblioSesc, apresentações dos Grupos de Capoeira, Percussão e Teatro. A apresentação do Grupo de Teatro terá como tema o gosto pela leitura com uma colagem de vários textos da literatura. Junto com o caminhão virão Mateus e Catirina para fazer a animação da garotada.

Em torno de 3 mil livros são oferecidos pelo Caminhão Biblioteca do Sesc, que circula pela Região Metropolitana do Recife. Além dos jovens do Espaço, as pessoas que moram na vizinhança poderão se cadastrar e pegar os livros emprestados por quinze dias. O caminhão irá ao local de quinze em quinze dias, até o fim do ano, para fazer empréstimos e devolução.

O Espaço Criança Esperança de Olinda é gerido pela Universidade Católica desde outubro de 2008, sob a coordenação do professor Alcivam Paulo de Oliveira, coordenador de Extensão da Unicap. 

Católica vai realizar 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá de 2 a 5 de junho a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário (MiradasDoc). Serão exibidos documentários com o intuito de compreender e observar os processos sociais que se fazem presente em todo o planeta.

Além da exibição de documentários, a mostra realizará o Primeiro Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A frase “Sertão. O senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, de Guimarães Rosa, retirada da obra Grande Sertão: Veredas, será o tema do concurso. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre o tema, levando em consideração as questões sociais a que nossa sociedade está subjugada.

A 1ª Mostra Internacional de Cinema (MiradasDoc) oferecerá, ainda, palestras e oficinas de roteiro, produção de documentário e crítica cinematográfica. Outras informações através do site www.unicap.br/eventos/mostra

Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1o a 5 de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.

Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.

Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G2 da Católica, local da exibição, será gratuito.

1o DIA – 01o de junho de 2009 (segunda-feira)

Horário

ATIVIDADES

Local

19h

ABERTURA OFICIAL

 

 

 

 

Auditório G2

 

Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.

Prof. Msc. Pe. Hugo Ara

Alejandro Krawietz

20h

FILME

GERAÇÃO 65: AQUELA COISA TODA

Luci Alcântara / 90’ / 2008 / Brasil

 

22h

COQUETEL PARA CONVIDADOS

2º DIA – 02 de junho de 2009 (terça-feira)

Horário

FILMES

Local

19h

1ª Sessão

ROUGH CUT / PRIMER CORTE

Firouzeh Khosrovani / 22’ / 2007 / Iran

Melhor curta-metragem no Festival MiridasDoc 2008

 

 

 

 

 

 

Auditório G2 

THE FORGOTTEN WOMAN / LA MUJER OLVIDADA

Dilip Mehta / 90’ / 2008 / Canadá

Prêmio Direitos Humanos no Festival MiradasDoc 2008

 

CELIA THE QUEEN / CELIA LA REINA

Joe Cardona, Mario de Varona / 84’ / 2008 / EUA

Prêmio Canal + no Festival MiradasDoc 2008


3º DIA – 03 de junho de 2009 (quarta-feira)

Horário

FILMES

Local

19h

1ª Sessão

SILENCIO DE PIEDRA

Krzysztof Kopczynski / 51’ / Polonia-Afeganistão

Melhor Ópera Prima no Festival MiradasDoc 2008

 

 

 

 

 

 

 

Auditório G2

 

ONE GOAL

Sergi Agusti / 26’ / 2007 / Espanha - Serra Leoa

Prêmio do público no Festival MiradasDoc 2008

 

ROSARIO MIRANDA

David Baute / 26’ / 2004 / Espanha

LA VIDA SEGÚN ERA

José Ángel Alayón Dévora / 55’ / 2007 / Espanha

FELICES FIESTAS

Víctor Moreno / 5’ / 2008 / Espanha

EL ÚLTIMO MINUTERO

Elio Quiroga / 20’ / 2004 / Espanha


4º DIA – 04 de junho de 2009 (quinta-feira)

Horário

FILMES

Local

19h

1ª Sessão

POR MIS HIJOS

Aymée Cruzalegui Bazzetti / 16’ / 2007 / Espanha

Menção especial / 2008

 

 

 

 

 

 

 

Auditório G2

 

TAPÓLOGO

Gabriela González Dewar, Rally Gutiérrez Dewar / 94’ /

Espanha – Africa do Sul

Melhor nacional / 2008

 

CANARIAS, CRÓNICA DE URGENCIA

David Baute / 5’ / 2007 / Espanha

SEMILLAS QUE EL MAR ARRASTRA

Samba Sarr / 40’ / 2007 / Espanha

LA MUERTE NO TIENE AMIGO

Ayoze O’Shanahan / 39’ / 2007 / Espanha

ARROZ, RÚCULA Y PEREJIL

Julio Rodríguez, Marcel Díaz e Roberto Fernández / 5’5” / Espanha


5º DIA – 05 de junho de 2009 (sexta-feira)

Horário

FILMES

Local

19h

1ª Sessão

THE NOT DEAD / LOS NO MUERTOS

Brian Hill / 75’ / 2007 / Reino Unido

Melhor longa-metragem / 2008

 

 

 

 

 

 

 

Auditório G2

 

UNDER CONSTRUCTION

Zenchen Liu / 10’ / 2007 / França - China

Menção especial / 2008

 

SHIT AND CHIKS

Kees van der Geest / 10’ / Holanda - Ghana

Menção especial / 2008

L22 RADIO LA COLIFATA

Carlos Larrondo / 93’ / 2007 / Argentina

Melhor longa-metragem do Festival MiradasDoc 2008

Concurso

Durante a Mostra Internacional de Cinema Documentário, será realizado o 1o Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A competição tem, como tema, a frase “Sertão. O Senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, escrita por Guimarães Rosa, no livro Grande Sertão: Veredas. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre esse assunto, levando em consideração as questões sociais, raciais, econômicas e culturais às quais a sociedade está subjugada.

As inscrições para o concurso poderão ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra/oficina.html , durante os meses de abril e maio. A divulgação dos vencedores da competição acontecerá no dia 5 de junho, no encerramento da Mostra Internacional de Cinema Documentário. A banca examinadora será formada por Padre Hugo Ara, Alejandro Krawietz e pelos professores da Católica Alexandre Figueirôa, Cláudio Bezerra e Aline Grego.

Oficinas

A 1ª MiradasDoc oferece, ainda, aulas sobre crítica, roteiro e produção de documentário e  captação de som direto no audiovisual. O investimento nas oficinas é de R$ 50 (R$ 30 para alunos da Universidade Católica de Pernambuco). O pagamento deve ser efetuado na agência do Unibanco na Unicap. As inscrições já podem ser feitas pelo site http://www.unicap.br/eventos/mostra/oficina.html .

Confira os detalhes das oficinas a seguir.

Crítica de Documentário

Ministrante: Marcelo Costa

Horário: das 9h às 12h

Carga horária: 12 horas (confere certificado aos participantes)

Local: auditório G4 – 3º andar do bloco G4

Vagas: 30

Roteiro para Documentário

Ministrante: Marcelo Pedroso

Dias: 2 a 5 de junho

Horário: das 13h às 17h

Carga horária: 16 horas (confere certificado aos participantes)

Local: auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) – 1º andar do bloco B

Vagas: 30

Produção de Documentário

Ministrante: Luci Alcântara

Dias: 2 a 5 de junho

Horário: das 13h às 17h

Carga horária: 16 horas (confere certificado aos participantes)

Local: sala 102 do bloco G – 1º andar

Vagas: 30

Som direto no audiovisual

Ministrante: Gustavo Rocha

Dias: 1º a 5 de junho

Horário: das 9h às 12h

Carga horária: 15 horas (confere certificado aos participantes)

Local: Estúdio de TV – 5º andar do bloco A

Vagas: 30

Palestras

Durante a mostra, também serão promovidas palestras sobre a produção de documentários no Brasil e a importância social desse gênero cinematográfico. A participação no evento é gratuita, e as inscrições para as 80 vagas disponíveis devem ser feitas no site http://www.unicap.br/eventos/mostra/oficina.html .

Veja os detalhes das palestras:

O documentário como ferramenta de diagnóstico social

Palestrante: professor Ricardo Mello (Unicap)

Data: 2 de junho

Local: auditório G4 – 3º andar do bloco G4

Horário: das 14h às 16h

Carga horária: 2 horas (confere certificado aos participantes)

Vagas: 80

O panorama do documentário brasileiro

Palestrante: professor Cláudio Bezerra (Unicap)

Data: 4 de junho

Local: auditório G4 – 3º andar do bloco G4

Horário: das 14h às 16h

Carga horária: 2 horas (confere certificado aos participantes)

Vagas: 80

Serviço

1a Mostra Internacional de Cinema Documentário

Data: De 1o a 5 de junho de 2009

Local: Universidade Católica de Pernambuco – auditório G2 – 1o andar do bloco G

Mais informações no site http://www.unicap.br/eventos/mostra

Católica vai promover Semana do Jornalismo
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco vai promover, de 22 a 24 de abril, debates, palestras e exposições dedicadas aos estudantes e profissionais da informação. A “Semana do Jornalismo: leituras contemporâneas” coloca em pauta as tendências da comunicação no século 21.

Na tarde da quarta-feira (22), serão realizadas, na sala 510 do bloco A, a mesa-redonda “Formação e Ensino de Jornalismo” e exibições e debates de filmes (projetos experimentais) dos alunos da Católica. À noite, a diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazzarollo, participa da mesa “TV Digital: mudanças no jornalismo?”.

“A fotografia hoje” é o tema da mesa-redonda que acontecerá na quinta-feira (23), das 15h às 16h30, no auditório G1 da Católica. A professora da Universidade Renata Victor mediará o evento, que terá a presença dos fotógrafos Geórgia Quintas, Alexandre Belém, Inês Campelo (Diario de Pernambuco) e Ivan Alecrim (Agência Comunique). Na ocasião, Geórgia Quintas lançará um livro sobre o fotógrafo norte-americano Man Ray, responsável por inovações artísticas na fotografia da década de 1920.

Também na quinta-feira, das 19h às 22h, será realizada a mesa “Existe jornalismo na Blogosfera?”, com a participação dos professores de Jornalismo da Católica Marcelo Abreu, Alexandre Figueirôa e Paulo César Fradique. O evento, que acontece na sala 510 do bloco A da Universidade, vai discutir os caminhos da comunicação na era dos blogs.

No dia 24, a mesa “Jornalismo, Movimentos Sociais e Mídia Alternativa” reunirá o Padre Francisco Assis Gabriel, um representante do Movimento dos Sem-Terra (MST) e a professora da Católica Ana Veloso (integrante do Fórum de Mulheres de Pernambuco). O evento - que terá mediação da coordenadora do curso de Jornalismo, Paula Reis – será realizado na sala 510 do bloco A, das 15h às 16h30.

Encerrando a programação da Semana, a professora da Católica e editora da revista Continente Multicultural, Adriana Dória, vai ministrar a palestra “O Jornalismo Cultural e a Revista Continente”. A apresentação acontece na sexta-feira, das 20h às 22h, na sala 510 do bloco A da Universidade.

Durante os três dias de evento, o hall do bloco A receberá as exposições de fotografia “Novos Olhares sobre o Mercado de São José”, de Ivan Alecrim, e “Uma Revolução Silenciosa” (sobre os municípios que melhoraram a situação das crianças através da alimentação e da educação, com apoio da Unicef), de Inês Campelo.

A programação completa da “Semana do Jornalismo: leituras contemporâneas” será divulgada nos próximos dias, no Boletim Unicap.

Curso de Ciências Contábeis vai promover ciclo de palestras
Por Tiago Cisneiros

O curso de Ciências Contábeis da Católica vai promover, nos dias 28 e 29 de abril, o “Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas”. Os encontros, patrocinados pela editora Atlas, serão realizados das 19h às 22h, no auditório G2 da Universidade.

No dia 28 (terça-feira), a professora Umbelina Cravo Teixeira Lagioia vai ministrar a palestra “Impacto da crise financeira na contabilidade”, além de lançar o livro “Fundamentos do Mercado de Capitais”. No dia 29, o professor paulista José Hernandez Perez Junior falará sobre os “Aspectos Contábeis da Medida Provisória 449”, responsável por alterações na legislação contábil brasileira, e lançará o livro “Contabilidade Avançada”, elaborado em co-autoria com Luís Martins de Oliveira.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Católica, professor Josiel Barbosa, o evento é fruto das recentes modificações na contabilidade brasileira. “Nos finais dos anos de 2007 e 2008, tivemos profundas mudanças na legislação da área. Em 2010, adotaremos as normas internacionais de contabilidade. Com tantas alterações, aliadas à crise mundial, o mercado contábil está em polvorosa”, explica.

Sobre a iniciativa da Católica em promover o ciclo de palestras, Josiel enfatiza: “Por sermos um dos maiores cursos de Pernambuco, precisamos estar antenados com a nova realidade brasileira”. Ele destaca, ainda, que o evento é destinado a todos os públicos e não, exclusivamente, aos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade.

As inscrições para o “Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas” poderão ser feitas no site www.unicap.br , no valor de R$ 62. Os inscritos receberão, durante as palestras, um exemplar de cada livro lançado no evento (“Fundamentos do Mercado de Capitais” e “Contabilidade Avançada”), além de um certificado de seis horas de carga complementar.

Serviço

Ciclo de Palestras Contábeis Contemporâneas

Dias/horários: 28 e 29 de abril, das 19h às 22h.

Local: Auditório G2 da Católica

Dia 28:

Palestra “Impacto da crise financeira na contabilidade” – Umbelina Lagioia

Lançamento do livro “Fundamentos do Mercado de Capitais” – Umbelina Lagioia

Dia 29

Palestra “Aspectos Contábeis da Medida Provisória 449” – José Hernandez Perez Junior

Lançamento do livro “Contabilidade Avançada” – José Hernandez Perez Junior e Luís Martins de Oliveira

Católica vai promover Semana Indígena
Por André Amorim

Em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril), a Universidade Católica de Pernambuco realizará de 28 a 30 de abril a I Semana Indígena da instituição. O evento se propõe a discutir, com a sociedade civil, as múltiplas questões relacionadas ao índio: exploração, lutas, direitos e cultura, nas mais diversas expressões. Palestras, mesas-redondas, painéis e atividades culturais estão incluídos na programação. Acompanhe:

Dia 28/04/09

Abertura: Reitor Padre Pedro Rubens

Local: Auditório G1 – Bloco G

Horário: 19h

Mesa-redonda - O Movimento Indígena no Brasil: Desafios e Avanços.

Horário - 19h15 às 20h30

Tema 1 - A violência histórica contra os povos indígenas

Participantes - professor Edson Heley Silva e lideranças indígenas

Tema 2 - Desafios: Direitos, Educação, Cultura e Terra

Participantes - professor Clóvis Antunes (Comissão Pró-índio do Nordeste)

              professora Eliene A. de Almeida (Centro Luiz Freire)

Coordenação da mesa - Padre Antonio Mota (Coordenador da Pastoral da Unicap)

Dia 29/04/09

Mesa-redonda - A Condição dos Povos Indígenas no Brasil

Local - Auditório G1 – Bloco G

Horário - 19h às 20h15

Tema 1 - A Realidade da Vida Indígena

Participantes - Evilásio Pereira da Silva (índio Caroba)

           Expedito A. Cabral (índio Xucuru e vereador de Pesqueira)

           Osvaldo Rosa da Silva Júnior (índio Xucuru)

Tema 2 - A participação da mulher indígena

Horário - 20h30 às 21h45

Participantes - representantes de lideranças indígenas femininas

Coordenação da mesa - professora Janice Albuquerque

Dia 30/04/09

Painel - O Papel do Estado e da Sociedade na Relação com a Questão Indígena

Local - Auditório G1 – Bloco G

Horário: 19h às 21h30

Participantes: Representantes da Fundação Nacional do índio (FunaiI); Conselho Indigenista Missionário (CIMI); Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME); Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco e do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra).

Coordenação do Painel: professora Vitória Machado

Atividades Culturais e Artísticas

No dia 28, das 15h às 18h, serão exibidos vídeos e filmes no auditório G1, sob a coordenação da professora Vera Borges. Participam da exibição Daniel Castelo Branco, aluno de Comunicação Social, e Luca Pacheco, produtor de vídeos da Assessoria de Comunicação da Católica (Assecom). No dia 29, o hall do bloco G será palco de apresentações de danças e músicas típicas. Durante toda a semana, uma feirinha com produtos indígenas ficará armada no hall do bloco A, das 9h às 20h, além disso, o Museu de Arqueologia ficará aberto à visitação das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h e a Biblioteca Central da Unicap realizará uma exposição sobre o acervo indígena de que dispõe. O evento será realizado pela Pró-reitoria Comunitária (Procom) em parceria com a Pastoral e o curso de Serviço Social.

Semana de História da Católica vai debater as crises do capitalismo
Por Jaime Mitchell

O curso de História da Católica vai realizar entre os dias 5 e 8 de maio a IX Semana de História da Unicap, que terá como tema “O Brasil e as crises do capitalismo: 1929 – 2009”. Convidados, como o deputado federal Maurício Rands, vão participar do evento, que terá conferências, minicursos, sessões de comunicações e publicações. Outras informações no www.seminariodehistoriaunicap.blogspot.com. Segue abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO 

Dia: 05 de Maio de 2009

17h30 às 18h30 - Conferência de abertura

Tema: "Direito à educação, universidades e estratégias em épocas de crise"

Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J - Reitor 

Dia: 06 de Maio de 2009

14h00 às 17h00 - Aulões e Minicursos

17h10 às 18h30 - Sessões de Comunicação

19h00 às 20h30 - Conferência

Tema: "Longos ciclos do capitalismo, suas crises e seus desdobramentos na política internacional"

Prof. Dr. Thales Castro, Coordenador do Curso de Ciências Econômicas. 

Dia: 07 de Maio de 2009

14h00 às 17h00 - Aulões e Minicursos

17h10 às 18h30 - Sessões de Comunicação

19h00 às 20h30 - Conferência

Tema: "Crises financeiras globais (2008-2009) e os seus desdobramentos para Pernambuco"

Prof. Msc. Valdeci Monteiro dos Santos, Professor de Ciências Econômicas.

Dia: 08 de Maio de 2009

14h00 às 17h00 - Aulões e Minicursos

17h10 às 18h30 - Sessões de Comunicação

19h00 às 20h30 - Conferência de Encerramento

Tema "Há soluções para as crises? E a que custo?"

Deputado Federal Maurício Rands

Alunos de Terapia Ocupacional realizam o Programa Envelhecimento Ativo
Por Lílith Perboire

Alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica de Pernambuco estão realizando o "Programa Envelhecimento Ativo" para adultos e idosos saudáveis. Os encontros acontecem todas as segundas e quintas-feiras na Clínica Corpore Sano, das 9h às 11h.

O curso terá orientações e avaliações para desenvolver as habilidades individuais, além de discussões sobre saúde e doença no envelhecimento. Também, serão feitas oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio lógico, expressão corporal e atividades psicomotoras, artes e criatividade. O objetivo é a construção de um projeto de vida que dará um novo significado para o cotidiano.

A professora Mauricéa Tabósa ressaltou que o enfoque do programa é no sentido de que os adultos e idosos possam ter um envelhecimento ativo. "Este programa tem tido um papel importante na saúde dos idosos. E muitas pessoas estão saindo de quadros de depressão, evitando muitas doenças", afirmou Mauricéa.

Serviço:

O valor de todo o programa é R$ 84.

Para outras informações, os interessados devem telefonar para a Clínica Corpore Sano para agendar sua avaliação (sexta-feira pela manhã).

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 220. Boa Vista. Recife/PE.

Fone: (81) 2119-4490.

Diálogos com a Fonoaudiologia realiza debate sobre geriatria
Por Jaime Mitchell

O curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco vai realizar no dia 23 de abril o “Diálogos com a Fonoaudiologia”. Organizado pelas professoras Elizabeth Coelho e Maria Luiza Lopes, do curso de Fonoaudiologia, o evento promove debates interdisciplinares.

O tema desse encontro será “Saúde do Idoso: perspectivas para atuação interdisciplinar”. Os convidados serão a fonoaudióloga Ana Karênina Amaral, a fisioterapeuta Francisca Mota e o presidente da Sociedade Pernambucana de Geriatria, Alexandre de Mattos.

O evento acontecerá das 17h às 19h, sala de teleconferência, no térreo do bloco G4. Estudantes, profissionais e interessados podem participar. A entrada é gratuita. Mais informações pelo fone 2119.4405.

Encontro Regional dos Estudantes de Administração acontece em Teresina
Por André Amorim

Teresina, capital do estado do Piauí, será a sede do 13º Encontro Regional dos Estudantes de Administração (Eread), que acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril. Os diretórios acadêmicos das Universidades Católica e Federal (UFPE) pretendem levar, neste ano, 50 alunos das duas instituições. Estudantes da Fcap/UPE também participarão do encontro.

Além de workshops, cases, grupos de discussão, palestras e apresentação de trabalhos científicos, o encontro terá momentos de descontração com apresentações culturais, cine Eread e trilha na natureza.

Estão sendo oferecidos dois pacotes de viagem: o primeiro custa R$ 300,00 e inclui hospedagem em alojamento, transporte, inscrição e três refeições. O outro custa R$ 410,00 e inclui hospedagem em hotel, transporte, inscrição e uma refeição. Para outras informações entrar em contato com o presidente do D.A. de Administração da Unicap, Ricardo Verçoza, pelos telefones 9642-4173 ou 8782-3099.

Grupo Hegel Unicap vai promover minicurso sobre Lacan
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel da Universidade Católica de Pernambuco realizará o minicurso “Bases Hegelianas na Psicanálise de Lacan”, ministrado pela professora Ana Cabral (mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco). Os encontros vão acontecer nos dias 23 e 24 de abril, das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH).

As inscrições para o minicurso custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Católica). Os participantes receberão certificado de seis horas de carga complementar.

Flor de Maracujá apresenta show em homenagem a Cartola na livraria Cultura
Por Tiago Cisneiros

O Flor de Maracujá, grupo de choro da Universidade Católica de Pernambuco, vai realizar, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, uma apresentação em homenagem ao cantor e compositor Cartola. O show acontecerá no dia 25 de abril (sábado), a partir das 17h. O acesso ao evento será permitido mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, a ser repassado a instituições beneficentes cadastradas na livraria.

No espetáculo, o Flor de Maracujá apresenta, durante uma hora, os clássicos da obra de Cartola, além da canção “Preciso me encontrar”, composta por Candeia e imortalizada na voz do homenageado. Conheça o repertório:

  • Amor proibido
  • Chega de demanda
  • Tive, sim
  • Corra e olha o céu
  • Autonomia
  • O mundo é um moinho
  • Cordas de aço
  • O sol nascerá
  • Minha
  • Sim
  • As rosas não falam
  • Alvorada
  • Preciso me encontrar

O grupo Flor de Maracujá é composto por alunos, ex-alunos e funcionários da Católica. Além da voz de Marina Duarte, conta com violões de sete cordas, cavaquinho, clarinete, acordeon e instrumentos de percussão.

Projetos de ex-alunos da Católica serão exibidos na Mostra Pernambuco do Cine PE
Por Tiago Cisneiros

Entre os curtas-metragens selecionados para a Mostra Pernambuco do Festival Cine PE 2009, estão os documentários Ô de casa, Ave Sangria e Malunguinho, frutos de projetos experimentais de ex-alunos do curso de Jornalismo da Católica. As obras serão exibidas nos dias 25 e 26 de abril, a partir das 19h, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Ô de casa é uma produção das ex-alunas Julia Araújo, Mirthyani Bezerra e Sheyla Florêncio, sob orientação do professor de Jornalismo Cláudio Bezerra. O filme baseia-se na concepção da moradia como o local de repouso e de abrigo da humanidade. A obra conta a história de cinco moradores, com diferentes perfis, que apresentam suas respectivas casas, convidando o telespectador a conhecer o imaginário do lar.

Os ex-alunos de Jornalismo Raynaia Uchoa, Rebeca Venice e Thiago Barros produziram, também, sob a orientação do professor Cláudio Bezerra, o filme Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés. O documentário trata da trajetória da banda recifense Ave Sangria, ícone da transgressão na década de 1970, em meio ao regime militar. O próprio título do filme foi extraído da canção “O pirata”, composta pelo grupo.

O filme Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema é o resultado do projeto experimental de João Batista Junior, Diego Mendes e Luís Otávio. O trabalho - orientado pelo professor de Jornalismo da Católica Alexandre Figueirôa – recorda Malunguinho, o mais importante quilombola de Pernambuco, líder do Quilombo de Catucá, que existiu de 1817 a 1835, entre o Recife e o município de Goiana.

Serviço

Mostra Pernambuco: exibição dos curtas-metragens selecionados

Cinema da Fundação: Rua Henrique Dias, 609, Derby – Recife.

Horário: a partir das 19h

Ingressos a R$ 8 e R$ 4 (meia entrada)

Ô de casa: 25 de abril

Ave Sangria – Sons de Gaitas, Violões e Pés: 25 de abril

Malunguinho: o guerreiro de Catucá, o rei de Jurema: 26 de abril

Site do Festival Cine PE, para mais informações: www.cine-pe.com.br

Encontro de Psicanálise discute amor e desejo feminino
Por Tiago Cisneiros

O Fórum de Psicanálise do Campo Lacaniano do Recife e a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano realizam, nos dias 24 e 25 de abril, o seminário “Amor, desejo e gozo no feminino”, ministrado pela psicanalista Elisabeth da Rocha Miranda. O evento acontece no Hotel Best Western Manibu, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, bairro de Boa Viagem.

Confira a programação do seminário:

Dia 24:

- “A Formação do Analista” – das 19h30 às 21h30. – Entrada franca

Dia 25:

- “Por que não há relação sexual? Posição masculina/posição feminina” – das 9h às 10h30.

- “O gozo feminino” – das 11h às 12h30.

- “Os dizeres do amor – o amor como suplência” – das 14h30 às 16h.

- “A clínica” – das 16h30 às 18h.

No dia 24, a participação no evento é gratuita. Para o dia 25, as inscrições custam R$ 60,00 para profissionais e R$ 30,00 para estudantes.

Serviço

Informações:

(81) 9114 3874 – Lúcia Carneiro Leão

(81) 9172 4224 – Yáskara Maia

Hotel Best Western Manibu

- Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem - Recife/PE

- Fone: (81) 3084 2810.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, de 30 de abril até 3 de maio,  o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (Ered). Com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, o evento pretende, além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, compartilhar conhecimentos sobre a realidade jurídica de cada estado. O evento vai contar com painéis e palestras, atividades culturais, oficinas, concurso de artigos e atividades esportivas. Confira a programação:

Quinta-feira - 30/04/09

20h - Abertura oficial

22h - Atividade Cultural

Sexta-feira - 01/05/09

8h45 - Painel 1 - “A flexibilização dos direitos trabalhistas frente à crise econômica”

11h30 - Grupo de Discussão (painel 1)

14h - Peça de Teatro: “Ato Público”

20h15 - Mesa Redonda - Trabalho escravo e bóias-fria

22h - Atividade Cultural

Sábado - 02/05/09

8h45 - Painel 2 - Debate “O ensino Jurídico e o Exame da Ordem”

11h - Oficinas

14h - Painel 3 - “Dos Manguezais à transposição do São Francisco”

16h30 - Oficinas

20h15 - Valorização do Regionalismo, A Cultura Consciente e os Movimentos Populares

22h30 - Atividade Cultural

Domingo - 03/05/09

8h45 - Painel 4 – Encerramento

10h - Plenária Final

12h – Entrega dos Certificados

A expectativa é que mais de 500 estudantes da Regional Nordeste II, que reúne os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, participem do encontro. O evento é articulado pelo Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz (DAFESC) e faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Os interessados em participar podem escolher entre dois pacotes: sem alimentação, ao custo de R$ 50 até o dia 20 de abril, ou R$ 65 após a data; com alimentação, ao custo de R$ 65 até o dia 20 de abril e R$ 75 após a data. As inscrições podem ser feitas pelo www.dafesc-unicap.com/ered2009 ou no D.A de Direito, 3º andar do bloco G, sala 301.

Católica vai realizar 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá de 2 a 5 de junho a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário (MiradasDoc). Serão exibidos documentários com o intuito de compreender e observar os processos sociais que se fazem presente em todo o planeta.

Além da exibição de documentários, a mostra realizará o Primeiro Concurso UnicapDoc para Desenvolvimento de Roteiros de Documentário em Vídeo. A frase “Sertão. O senhor sabe: sertão é onde manda quem é o mais forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”, de Guimarães Rosa, retirada da obra Grande Sertão: Veredas, será o tema do concurso. As produções inscritas devem propor uma reflexão sobre o tema, levando em consideração as questões sociais a que nossa sociedade está subjugada.

A 1ª Mostra Internacional de Cinema (MiradasDoc) oferecerá, ainda, palestras e oficinas de roteiro, produção de documentário e crítica cinematográfica. Outras informações através do site www.unicap.br/eventos/mostra

Grupo Hegel vai  realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de seis horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos vários cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre abril e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 824 - bloco B

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Francisca Maria Alves Mota
Início do curso: 18/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos, Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro, Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
ABRIL










MAIO







 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000