XXXII Semana de Filosofia da Unicap foi um sucesso

Quem compareceu à XXXII Semana de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco, que aconteceu na semana passada, encontrou o auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas lotado. Professores e estudantes dos diversos cursos da Unicap marcaram presença para prestigiar os professores de Filosofia da Unicap e o convidado deste ano, o ex-aluno de Karl-Otto Apel e professor da Universidade de Frankfurt, Marcel Niquet.

Durante toda a semana, foram realizadas apresentações de trabalhos de estudantes da Unicap e outras instituições, o minicurso Teoria Realista da Moral, ministrado por Niquet, e, no fim, apresentações dos professores do curso de Filosofia da Unicap.

A abertura, que teve inicio às 18h do dia 24, foi prestigiada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. “Em Portugal encontrei um aluno da Unicap fazendo mestrado por lá, estudando um filósofo brasileiro. É a prova de que cada vez mais este curso está crescendo e levando nosso nome para fora. Também um convite para outros estudantes se dedicarem ao estudo”, ressaltou Padre Pedro, que acaba de voltar da Itália, onde  participou da Conferência Internacional “A Catequese e os desafios da Evangelização hoje”.

O minicurso de Marcel Niquet, um nome importante da filosofia contemporânea, atraiu não só os estudantes de Filosofia, mas também interessados de diversas áreas, como o professor do curso de Ciência da Computação da Unicap, César Siqueira. “Apesar de não ser um grande conhecedor da área, deu para entender muito bem a mensagem da palestra”. Segundo o coordenador do curso de Filosofia da Unicap, Danilo Vaz-Curado, esse entendimento só foi possível porque “Marcel passa com muita habilidade e leveza o conteúdo”.

No último dia do evento (28), a pedido dos próprios alunos do curso de Filosofia, por meio do seu Diretório Acadêmico, representado pela presidente Vivian Oliveira, foi feita uma homenagem aos professores “da velha guarda da Unicap”, como falou Danilo. Sentaram-se à mesa o coordenador da especialização em Filosofia, Karl Heinz Efken, e os professores Severino Dias da Costa Filho, Helio Pereira Lima e o mais novo, com 18 anos como professor da Unicap, Antônio Carlos Santos, que elogiou o evento: “Penso que realizamos uma bonita festa pela socialização dos saberes, do debate, do aumento dos nossos conhecimentos”.

No fim, não foi só a sala cheia que se viu na XXXII Semana de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco, mas um bom trabalho de equipe entre coordenação, professores e estudantes, que rendeu para o curso um ano letivo com vários nomes importantes da área na Unicap, como, por exemplo, Georg Sans, Dom Filipe Silva e Veronique Donard.