XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários terá lançamento de livro sobre Linguagem & Direito

A programação da XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Católica vai ter o lançamento do livro Linguagem & Direito: caminhos para linguística forense. A obra organizada pela Profª Drª Virgínia Colares é resultado de um trabalho coletivo elaborado por juristas, linguistas e jornalistas que busca estabelecer uma interface entre esses dois campos do conhecimento.

Publicado pela Cortez Editora, o livro é composto por três partes. A primeira reúne textos a partir de estudos da linguagem como evidência e os linguistas como peritos na justiça. São abordadas questões que vão desde a aplicação forense da linguística até plágio. A segunda trata de aspectos de direitos linguísticos, mídia, gênero e poder, entre outros . A última parte discute o processo judicial e linguagem a partir da interpretação dos textos legais em uso nos eventos comunicativos do Judiciário.

O livro faz ainda uma homenagem ao analista do discurso e linguista forense britânico Macolm Coulthard, ex-docente da Birmingham University “onde atuou por 37 anos antes de assumir a primeira cátedra no mundo de Linguística Forense na Aston University”, de acordo com a apresentação assinada pela pesquisadora Viviane M. Heberle. “Os capítulos investigam a interface entre a Linguagem e o Direito a partir da Análise Crítica do Discurso Jurídico”, explica Virgínia.

Em co-autoria com seu orientando no Doutorado em Direito da Unicap, Vinícius de Negreiros Calado (também professor da Católica), ela assina artigo intitulado Negligência Informacional: Uma Análise Crítica do Discurso Jurídico de precedente do STJ. “O estudo busca demonstrar que uma nova forma de negligência médica vem sendo reconhecida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ)”, diz a abertura do texto.

A obra também traz trabalhos apresentados durante os congressos da Associação de Linguagem e Direito (Alidi), que reúne pesquisadores de todo o Brasil e países da comunidade de língua portuguesa interessados em Linguística Forense.  A Unicap sediou dois desses congressos (2012 e 2016).

Com formação em Letras, a professora Virgínia Colares tem mestrado (1992) e doutorado (1999) em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Ela realizou estágio pós-doutoral em Direito, na Universidade de Brasília, em 2011. Atualmente é líder do grupo de pesquisa da plataforma Lattes Linguagem & Direito, surgido no início dos anos 2000. Vinculada ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unicap, Virgínia faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da instituição. Ela também já atuou no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Católica.

Mesa-redonda ‘Linguagem e Direito: caminhos para linguística forense’
Palestrantes: Profa. Dra. Virgínia Colares (Unicap), Profa. Dra. Maria das Graças (UFRN), Prof. Dr. Alexandre Saldanha (Unicap). Mediador: Prof. Me.Fanuel Paes Barreto (Unicap).
Auditório G1 – 20h
Sessão de autógrafos – 21h – Salão Receptivo