XV Cine Chinelo NoPE comemora 10 anos com cinco dias de festival
|Entre os dias 9 e 13 de dezembro, acontece no Recife o festival de audiovisual mais democrático do país, o XV Cine Chinelo NoPE. Em 2014, o evento completa uma década e segue com a proposta de desglamourizar o cinema, abrindo sua tela para curtas-metragens de qualquer lugar, reunindo realizadores profissionais e amadores. Não há curadoria, a ordem de inscrição determina a sequência da exibição. As produções podem ter no máximo 20 minutos de duração e cada dia serão 150 minutos de sessão.
Para comemorar os 10 anos do festival, este ano serão cinco dias de atrações. Com a demanda de inscrições crescendo a cada edição, a produção do evento ampliou a chamada Sessão Caldo de Cana Nacional em dois dias, realizada este ano em 9 e 10 de dezembro. As inscrições aconteceram entre os dias 3 e 7 de novembro e a produção recebeu mais de 50 filmes, pertencentes a 11 estados brasileiros de 18 cidades diferentes. Agora, os primeiros 300 minutos inscritos participarão da Sessão Caldo de Cana Nacional. Mas ainda é possível participar das sessões dos dias 11 a 13 de dezembro, quando serão aceitos filmes de qualquer nacionalidade, no entanto, as inscrições são presenciais, poucas horas antes da Sessão Caldo de Cana.
O nome Sessão Caldo de Cana brinca com a ideia de que a programação deve ter um caráter vivo e as imagens não devem ser guardadas na geladeira, uma vez prontas, devem ser exibidas. Promover um diálogo com a produção de conteúdo audiovisual independente é o que move o evento ao longo deste período. “Durante esses 10 anos sempre confiamos nas pessoas que fazem e levam filmes para o Cine Chinelo NoPE. Para essas pessoas e para seu público é que existe o Cine Chinelo NoPE e por isso permanecemos há 10 anos com a mesma proposta, porque essas pessoas nunca deixarão de existir. Uma tela de anseios, de sonhos, de vislumbre, de começo. É assim que queremos por mais uma década”, define Gê Carvalho, idealizador do festival.
Os filmes concorrerão ao Troféu Cineclubista – Melhor Filme Para Reflexão, outorgado pela Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC. Em 2013, 54 curtas foram exibidos nos três dias do evento e o premiado foi o filme de Nova Iguaçu (RJ), O dia que a Terra não acabou, dirigido por Getúlio Ribeiro. Além das exibições, o Cine Chinelo NoPE realiza shows musicais e intervenções de artes visuais. O festival acontece a céu aberto, em um cenário histórico do bairro do Recife, a Rua da Alfândega, corredor formado por paredões da igreja Madre de Deus e do Paço Alfândega. E o público poderá acompanhar o evento pela transmissão via streaming no site – www.cinechinelonope.com.br.
As inscrições e o acesso ao evento são gratuitos. O Cine Chinelo NoPE é uma realização da Nano Produções, com incentivo Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco. Parceria FEPEC, Paço Alfândega, TVPE, TVU. Apoio Prefeitura do Recife, Brotfabrik, Estúdios Quanta, Just Kone, Bar Teatro Mamulengo, Recanto da Moeda, Casa da Moeda, Cult Hotel, Pousada Alto Astral, Café São Braz.