Workshop no Recife debate relações internacionais

O workshop Novos caminhos para a integração regional: o projeto da Unasul reuniu diplomatas e jornalistas no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. O evento foi promovido pela Universidade Católica de Pernambuco em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, da Alemanha.

Os participantes discutiram, além da integração, a questão energética, segurança e conflitos políticos da região. Entre os debatedores do dia estavam o assessor para Relações Internacionais e Interinstitucionais da Católica, Thales Castro, o professor do curso de Jornalismo da Unicap Marcelo Abreu e os embaixadores José Botafogo Gonçalves, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, e Harry Nawbatt, da Guiana.

A América do Sul é tida por seus habitantes como uma região bastante conflituosa. No entanto, o professor Francisco Carlos, da UFRJ, pontuou que essa impressão é um engano. Na Ásia, África, e mesmo na Europa, os conflitos são mais comuns do que pensamos.

Dentro dessa temática, a mesa “Conflitos políticos e segurança regional” discutiu a situação militar dentro do continente. O professor Thales Castro ressaltou a necessidade de haver confiança entre os países, baseada em cooperação e reciprocidade. Ele chegou a citar Dom Helder Câmara, quando se referia à formação de uma ideologia voltada à paz. “Devemos fortalecer as instituições, quando se fortalecem as pessoas pode haver toda série de problemas”, disse. Já o embaixador Fernando Petrella ironizou os pretextos apresentados pelos países para se armarem. “As armas são defensivas e os bombardeios humanitários”, falou. Ainda nessa perspectiva foram abordadas as questões das fronteiras por onde o tráfico e a pirataria se infiltram.

A mesa sobre energia e infraestrutura reuniu o embaixador Rubem Corrêa, assessor do Ministério de Minas e Energia, e o assessor jurídico da usina hidrelétrica de Jaciretá, Marco Caballero. A usina foi construída entre  a Argentina e o Paraguai. Seu representante defendeu o direito do Paraguai vender a seus parceiros a energia a que tem direito dentro dos acordos estabelecidos com o Brasil.

O embaixador lembrou, entre outros assuntos, que o Brasil ainda é altamente dependente da energia elétrica, fato evidente no “apagão” que atingiu o país no dia 23 de março. A professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco e coordenadora do grupo de Gestão Ambiental de Pernambuco (Gampe), Soraya EL-Deir, também apontou a necessidade da Unasul debater fontes alternativas de energia, como a biomassa ou a energia eólica. Segundo Rubem Corrêa, esses aspectos já são contemplados pela União.

Ao final do encontro, o assessor político da Fundação Konrad Adenauer, Jasper Eitze, revelou que o sucesso do seminário foi uma surpresa, visto que o Nordeste está relativamente  longe das zonas de fronteira. Ele diz que, por conta desse fato, não se sabia qual o interesse da mídia local no assunto. O professor Thales Castro também avaliou positivamente o encontro. “O evento colocou o Recife no mapa de grandes debates e fortaleceu a cooperação internacional da Católica”, pontuou. Ele adiantou que em setembro, outubro e novembro haverá outras palestras de pesquisadores estrangeiros, dentro do campo das relações internacionais, economia e direito.