Universidade Não Tem Idade promove curso de inglês para idosos

A primeira aula do curso Inglês para Idosos aconteceu na tarde desta quarta-feira (07) e reuniu 30 alunos que mostraram não haver idade para se aprender um novo idioma. O curso é uma realização do programa Universidade Não Tem idade, promovido pela Pró-Reitoria Comunitária da Católica.

O  encontro foi marcado pelas saudações e apresentações. Com a ajuda da professora Regina Lins, os alunos aprenderam a dizer e perguntar seus nomes, em inglês, claro. Engana-se quem pensa que num curso para idosos os alunos são sérios e calados. A descontração do grupo era tanta que dava a impressão de que todos já se conheciam há muito tempo.

Regina Lins é formada em Letras e é professora da Católica há 35 anos. Ela diz que o curso surgiu como uma ideia de se fazer um trabalho com a comunidade. O projeto inicial era de aulas para crianças, mas depois ela optou por planejar um curso para idosos, pois as crianças poderiam ter ainda muitas outras oportunidades.

Segundo a professora, o principal objetivo das aulas é manter a socialização entre os idosos e permitir que eles se mantenham ativos. Regina, que tem um parente com Alzheimer, observa que atividades como essa ajudam a manter a saúde mental de pessoas nessa faixa de idade.

Entre os participantes  está o casal Manoel Farias e Joana d’Arc, ambos de 65 anos. Manoel, que é construtor, diz que o interesse surgiu porque uma filha já esteve na Inglaterra e os netos também falam inglês. Joana, formada em pedagogia, diz que estudou inglês nos tempos de colégio, há mais de 40 anos. A filha do casal presenteou os pais com o curso. Eles estão aproveitando todos os momentos e consideram a professora “maravilhosa e espetacular”.

A socióloga Cleide Vieira, 59, pretende viajar ao Canadá, acompanhando a filha que vai estudar por lá. Ela também teve os últimos contatos com o idioma quando estava na escola. “Com certeza é importante aprender não só o inglês, como qualquer outro idioma”, disse.

O curso Inglês para Idosos acontece todas as quartas-feiras até o dia 16 de junho. Mais informações sobre o programa Universidade Não Tem Idade pelos telefones 2119-4140 e 2119-4146