Universidade não tem idade promove a terceira edição do curso “Ativando a memória: Você se lembra?”

Na sala 44, no segundo andar da clínica – escola Corpore Sano da Universidade Católica de Pernambuco, está sendo realizado o curso “Ativando a memória: Você se lembra?”, ” do programa Universidade não tem idade. O curso, que está na sua terceira edição, este semestre acontece desde o último dia 4 de novembro e vai até o próximo dia 22. As aulas são ministradas pela coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Católica, Márcia Crócia, e  pela professora Mauricéa Tabosa, que desenvolvem atividades para avaliar a habilidade para otimização do uso da memória e de outras funções cognitivas. “Aqui vemos como é o funcionamento da memória de diversas formas, entre elas fazemos atividades de raciocício lógico e capacidade de resolução de problemas” , explica a professora Márcia Crócia.

O curso atende a idosos com média de idade de 65 anos. O objetivo é que o aluno conheça o próprio corpo e suas funções. Segundo a professora Márcia Crócia,  o importante do curso é que os alunos entendam e aprendam as estratégias ensinadas e as utilize no dia a dia. ” Ensinamos métodos e estratégias, como usá-las melhor e obter qualidade de vida. Por exemplo, ao decorar um número de telefone, não memorizamos ele por completo, então, se dividirmos o número de dois em dois a memorização será melhor”, diz.

Um fator importante lembrado pela professora é a questão do preconceito da própria pessoa que sofre com esquecimentos.  “É importante que quando percebidas falhas na memória, que procure auxílio de um profissional especializado. Não ter vegonha é essencial para iniciar um tratamento adequado”, disse. Ainda segundo Crócia, quanto mais atividade o idoso tiver, melhor será para as funções cognitivas dele. Jogos como sete erros, palavras cruzadas, leitura diária de jornais, além de ler livros e procurar participar de grupos que busquem uma boa qualidade de vida.

De acordo com a professora, há clínicas no Recife especializadas no caso. Clínica da Memória e o Centro de Educação Cerebral da Igreja de Casa Forte são duas ótimas sugestões. O curso acontece desde o primeiro semestre de 2009 e, em média tem 15 alunos por turma. As aulas são realizadas às segundas e quintas-feiras, das 14h às 17h.