Universidade Católica de Pernambuco 75 anos: noite inesquecível no Teatro de Santa Isabel

A solenidade em homenagem aos 75 anos da Universidade Católica de Pernambuco emocionou a comunidade acadêmica e convidados que foram ao Teatro de Santa Isabel na noite do último sábado (29). Professores, funcionários e representantes de instituições parceiras foram homenageados em meio à apresentações de artistas da Católica. O ex-reitor, Padre Theodoro Peters, foi o convidado de honra do evento. O MPB Unicap, que celebra 35 anos, fez a abertura. Na sequência, um vídeo institucional inspirado na poesia A tarde no Recife, de Joaquim Cardozo e com interpretação do poeta Antonio Marinho, relembrou a história da Católica. Em seu pronunciamento (leia a íntegra aqui), o Reitor Padre Pedro Rubens destacou a importância da Unicap no Nordeste, no Brasil e no cenário internacional.

Em outro momento, ele chamou a atenção para a vocação comunitária da Unicap. “E, graças à atuação do Instituto Humanitas, nossa alma mater, a Católica de Pernambuco, vai se configurando cada vez mais como uma verdadeira universidade comunitária que não apenas trabalha a integração da comunidade e a transdisciplinaridade acadêmica, mas promove a “troca de saberes” ad intra e ad extra: na verdade, o nosso campus é a cidade e nossa atuação se traduz em cidadania, como tão bem expressam os diversos serviços prestados por todos os cursos”. Padre Pedro também celebrou a avaliação do MEC que concedeu nota máxima à Universidade. “Isso significa, em poucas palavras, que alcançamos o patamar da excelência universitária”.

Padre Pedro chamou a atenção para a inserção da Unicap no cenário internacional quando a Universidade recebeu, em 27 de setembro de 2011 no próprio Santa Isabel, a medalha Ex Corde Ecclesiae, a mais alta condecoração da Federação Internacional de Universidades Católicas. Ele foi o primeiro brasileiro eleito presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC) por dois mandatos seguidos (2012-2018). “Essa experiência não foi apenas pessoal, mas uma liderança de nossa Universidade”.

Em outros trechos, ele destacou a conquista da nota máxima junto ao MEC, mencionou o momento político brasileiro ao ressaltar a inauguração do Instituto Politeia e fez um agradecimento a professores, funcionários, alunos e em especial aos companheiros jesuítas. “Como podem constatar, somos muito diferentes, na personalidade, nas culturas e até na formação recebida na mesma Companhia de Jesus, segundo a história de cada um, tempo e lugar de formação; mas, graças a Deus e a vocês com quem colaboramos, essa missão tem feito de nós uma bela equipe”.

Na sequência, o Madrigal Lindbergh Pires, que celebra 25 anos de existência, executou um concerto especial para ocasião sob a regência do maestro Jadson Oliveira e com a participação do pianista Alison Queiroz. Logo depois, professores, funcionários e instituições parceiras foram homenageadas com a entrega de uma placa comemorativa e de uma xilogravura. No caso dos professores e funcionários, a escolha se deu por indicação de cada um dos centros acadêmicos. Confira logo abaixo.

INSTITUIÇÃO PARCEIRA REPRESENTANTE
Faculdade De Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru Procurador institucional – Wilson Rufino da Silva.
Asces Reitor – Paulo Muniz.
Santa Casa De Misericórdia Do Recife Superintendente geral – Dr. Raul Sacramento Mariz.
Hospital Maria Lucinda Irmã Gilka Jorge Cunha.
Secretaria de Saúde de Pernambuco Diretora da escola de saúde pública de Pernambuco – Célia Borges.
Secretaria de Educação de Pernambuco Secretária executiva de Educação Profissional – Maria Medeiros.
Instituto da Cidade Pelópidas Silveira Diretor executivo de Planejamento da Mobilidade – Sideney Schreiner.
Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, representando Dom Fernando Saburido, Padre Josenildo Tavares.
l’institut Catholique D’arts Et Métiers (Icam).  Gestor de projetos no Brasil – Victor Wuillaume.
CNA Inglês Definitivo Vice-diretora Larissa Bittencourt.
Tribunal de Justiça de Pernambuco Vice-presidente – desembargador Antenor Cardoso Soares Júnior.
Fasa Gráfica Gerente executiva – Izabel Oliveira

Convidado de Honra Ex-reitor da Unicap e presidente da Fundação Educacional Inaciana Pe. Saboya de Medeiros – Padre Theodoro Peters, SJ.

CENTRO PROFESSOR (A)
Centro de Ciências Biológicas e Saúde – CCBS Carmem Barreto (representada pelo diretor do CCBS, Prof. Luiz Vital) e Francisca Mota
Centro de Ciências Jurídicas – CCJ Roque de Brito Alves e Antônio Pedro de Araújo Barreto Campelo, este último representado pela sua filha Maria Helena Barreto Campelo
Centro de Teologia e Ciências Humanas – CTCH Jacques Trudel, SJ. e Karl Heinz Efken
Centro de Ciência e Tecnologia – CCT Romilde Almeida de Oliveira e Reginaldo Lourenço
Centro de Ciências Sociais – CCS Aline Grego e Fátima Breckenfeld

FUNCIONÁRIO/COLABORADOR SETOR
Gilvânia Nascimento Madrigal
Alison Ribeiro Queiroz e Jadson Oliveira Madrigal
Percy Marques MPB Unicap
Mestre Corisco Grupo de Capoeira Chapéu de Couro

Depois das homenagens, o poeta Antônio Marinho declamou uma poesia elaborada especialmente para o evento que foi encerrado com mais um número do MPB Unicap com a participação do mestre Corisco e da funcionária da Pró-reitoria Administrativa e passista de frevo Thiemy Hatori. No mais pernambucano dos ritmos, eles interpretaram o hino de Pernambuco.