Universidade Católica conquista títulos em Copa Brasil de Tênis de Mesa

Mais de 220 atletas de 45 clubes dos estados do Amapá, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Sergipe, Distrito Federal, Pará, Amazonas, Goiás, Acre, Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Sul e Pernambuco participaram da Copa Brasil de Tênis de Mesa, realizada em Aracaju entre os dias 6 e 9 de maio. A delegação da Unicap, composta por sete estudantes, conquistou sete medalhas (três de ouro e quatro de bronze).

Os destaques da equipe vão para Iara Borba, Francisco Cavalcanti e Lukas Andrade, que alcançaram a marca de duas medalhas cada. As primeiras medalhas da Católica foram obtidas na última sexta-feira (7), por meio da disputa por pontos no ranking. Francisco Cavalcanti, que cursa Direito na Unicap, conquistou o primeiro ouro no Ranking “H”. Ivo, como é mais conhecido, venceu os cinco jogos disputados e chegou à final com uma atleta da Paraíba, onde a superou pelo placar de 3 x 2 em jogo de tirar o fôlego.

Logo após, Lukas Andrade conquistou a medalha de bronze no Ranking “I”, onde disputou quatro jogos, perdendo apenas nas semifinais para uma atleta do Pará. O placar foi de 3 x 0. Iara Borba, ex-aluna de Química, ficou em terceiro lugar medalha no ranking “A”, perdendo, apenas, para uma jogadora do Amazonas, com o saldo final, também, de 3×0.

No sábado (8), Chen Chuan conseguiu o bronze na categoria veterano, ao ser derrotado por uma atleta do Sport Clube do Recife por 3 x 1. Francisco Cavalcanti garantiu o bronze na categoria juventude (atletas de 19 a 21 anos) com quatro vitórias. Na final, Lukas Andrade ficou em primeiro lugar, com placar de 3×1, na categoria Adulto C, após partida considerada emocionante com uma atleta de Sergipe. Por último, Iara Borba ganhou outra medalha, desta vez de ouro, ao vencer, na categoria Adulto, as quatro e únicas adversárias.

Assim, a Universidade Católica termina a Copa Brasil de Tênis de Mesa em quinto lugar geral, atrás, apenas, dos sergipanos, do Sport Clube do Recife, da Universidade Nilton Lins do Amazonas e da Academia Bahiana. O técnico da equipe, Paulo Matos, destacou a condição que a equipe se encontra ao compará-la com times das Regiões Norte/ Nordeste e Centro-Oeste. “Perdemos, apenas, para Estados do Sudeste, em especial São Paulo, pois possui uma estrutura diferenciada dos demais, além de mais apoio das instituições governamentais, universidades e empresas que investem pesado no esporte.”