Unicap vai sediar Comitê Contra a Corrupção Eleitoral

Nesta quinta-feira (12), às 14h, será lançado oficialmente, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o Comitê Contra a Corrupção Eleitoral – Lei 9.840. O projeto é resultado da parceria da  Universidade com a Arquidiocese de Olinda e Recife e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). O espaço funcionará no atendimento a eleitores para orientação sobre a legislação eleitoral e também para receber denúncias de irregularidades cometidas durante a campanha deste ano.

O Comitê ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e vai funcionar no Núcleo de Práticas Jurídicas da Unicap (Astepi), na Rua Afonso Pena, próximo à Católica. O atendimento ao público será feito pessoalmente.  Após receber as denúncias, os estudantes de Direito e advogados da Astepi as enviarão para a OAB-PE, onde será feita a formalização das queixas e posterior encaminhamento ao Ministério Público e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Até o dia 3 de outubro, data do primeiro turno das Eleições 2010, serão distribuídas no Comitê as cartilhas “Vote Limpo”, produzidas pela OAB-PE. Paróquias da Região Metropolitana do Recife também ajudarão na divulgação do Comitê com avisos constantes após as missas.

Para o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, a campanha terá muito sucesso. “Essa experiência eu já vivi em Sobral (CE), onde montávamos um comitê semelhante nas eleições. Sempre foi muito positivo. Tenho certeza que aqui não será diferente. O envolvimento da Arquidiocese de Olinda e Recife mostra que a Igreja está atenta às discussões atuais, já que ajuda a fomentar debates sobre política, promovendo a conscientização da população. Além disso, faz questão de se colocar no combate a crimes eleitorais como a compra do voto”, declarou.

Serviço:

Lançamento do Comitê Contra Corrupção Eleitoral – Lei 9840