Unicap vai participar de estudo sobre depressão em mulheres com Universidades Católicas de quatro países

Professores de cinco Universidades Católicas de quatro países estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (09), na Unicap, para discutir a cooperação das instituições num estudo sobre depressão em mulheres. O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, também participou do encontro.

Estiveram representadas as Universidades Católicas de Pernambuco, Pelotas, Montevidéu (Uruguai), a Universidade Católica Portuguesa, com sede na cidade do Porto, e a Pontifícia Universidade de Comillas (Espanha). As instituições presentes fazem parte da Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc), entidade que reúne mais de 200 centros de ensino superior no mundo.

A base do estudo é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas há 15 anos. Os pesquisadores avaliam aspectos referentes à depressão pós-parto antes, durante e depois da gravidez. O projeto não se restringe apenas às mães, mas também acompanha os filhos no primeiro ano de vida e os maridos. O psiquiatra Ricardo Silva, responsável pela pesquisa, diz que vários aspectos são avaliados nessas mulheres, como o genético ou culturais, o que daria para realizar vários estudos.

As cinco Universidades Católicas se encontraram para definir de que forma cada instituição pode contribuir na pesquisa desenvolvida em Pelotas, inclusive adaptando o modelo para as realidades locais. O sociólogo Pedro Medina, secretário geral adjunto da Fiuc, ressalta que essa parceria permite aos professores debaterem temas específicos do seu interesse, o que traz conhecimento para todos.

Padre Pedro acredita que reuniões como as de hoje favorecem a cooperação entre pesquisadores de campos afins. “Nós já temos convênios com outras universidades da Fiuc de forma ampla, mas agora poderemos participar também de pesquisas com esses núcleos em áreas específicas”, disse. Segundo o Reitor, a inclusão da Católica numa pesquisa multicêntrica sobre depressão agrega importância ao curso de psicologia, cujo doutorado iniciou há um ano.

Pedro Dias, pesquisador da Universidade Católica Portuguesa, diz que não há estudos definitivos sobre as causas de depressão pós-parto em Portugal, mas a atitude da gestante durante a gravidez e o suporte familiar têm repercussão no quadro. A troca de ideias com outras instituições ajudará a esclarecer essas questões.

Um estudo multicêntrico na área comportamental permite avaliar o peso dos fatores culturais sobre o objeto de estudo. O psicólogo Jesús Labrador, da Universidade Católica de Comillas, vê nesse intercâmbio a possibilidade de apontar fatores comuns à gênese da depressão nos diferentes centros, o que promove avanço científico, além da realização de um trabalho em conjunto, o que também é enriquecedor.