Unicap vai conceder título de Doutor Honoris Causa ao arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido
|
A Universidade Católica de Pernambuco irá conceder o título de Doutor Honoris Causa ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A proposta partiu dos cursos de Teologia e Filosofia e faz parte das ações comemorativas pelos 75 anos da Unicap. Ainda não há uma data definida para a solenidade, mas a expectativa é de que aconteça no segundo semestre deste ano.
O diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e coordenador do curso de Filosofia, Prof. Dr. Danilo Vaz, destacou a trajetória de Dom Saburido ligada à promoção da justiça e paz como uma das justificativas para a concessão do título. “Ele tem uma incansável luta pela justiça social e isso se percebe em diversas obras da Arquidiocese como a Santa Casa, o Movimento Pró-criança e a Fazenda da Esperança”, disse Danilo. A propriedade rural a qual ele se referiu desenvolve um trabalho de recuperação de dependentes químicos.
O coordenador do curso de Teologia, Prof. Dr. Sérgio Cezino, destacou também como justificativa para a proposta de concessão do Doutor Honoris Causa o empenho de Dom Saburido no processo de canonização de Dom Helder Camara junto ao Vaticano que, curiosamente, foi quem o ordenou presbítero.
“Outro ponto forte dele é a preocupação com a ação missionária da Igreja, a busca por uma Igreja em Saída com opção preferencial pelos mais pobres”, destacou Sérgio. Ele chamou a atenção também para o bom relacionamento entre a Arquidiocese e a Unicap. “Dom Saburido deu o incentivo para trazer a formação dos futuros presbíteros para a Unicap, gesto seguido por outras ordens e congregações religiosas”.
Ainda de acordo com o professor Sérgio, a Universidade recebe futuros presbíteros das dioceses de João Pessoa, Floriano (Piauí), Petrolina, Pesqueira, Nazaré da Mata, Palmares e Afogados da Ingazeira.
A proposta de conceder o Honoris Causa a Dom Saburido partiu do curso de Teologia seguida da graduação em Filosofia e do próprio CTCH. A iniciativa foi apresentada aos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Pleno (Consepe) da Unicap que aprovou a proposta por unanimidade em reunião nesta quarta-feira (2).
História – Dom Antônio Fernando Saburido nasceu em 10 de junho de 1947, no distrito de Jussaral, Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Ele cursou o Ensino Fundamental e Médio em Vitória de Santo Antão e no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no bairro da Várzea, concluindo no Colégio Estadual Oliveira Lima, também no Recife.
Em 1975, ingressou no Mosteiro de São Bento de Olinda, tendo sido recebido pelo abade Dom Basílio Penido, onde recebeu a formação monástica e cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica do mesmo mosteiro. Em 21 de março de 1978, professou votos religiosos como membro da Ordem de São Bento (beneditinos), sendo ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983. No Mosteiro de São Bento, entre outras atividades, foi celeireiro (ecônomo) no período de 1980 a 1988 e professor do Colégio São Bento.
Na Arquidiocese de Olinda e Recife, exerceu as funções de administrador e pároco das Paróquias de Nossa Senhora de Guadalupe e São Lucas (Ouro Preto), em Olinda; Vigário-geral e coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Fez parte do Conselho Presbiteral, Colégio dos Consultores e Conselho Econômico da Arquidiocese. Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado no dia 20 de agosto de 2000.
Em julho de 2002, Dom Fernando Saburido tornou-se presidente do Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília-DF. Na ocasião, Dom Fernando substituiu Dom Antônio Soares Costa, bispo de Caruaru, que morreu um mês antes.
O Papa Bento XVI nomeou, no dia 18 de maio de 2005, Dom Antônio Fernando Saburido como o novo bispo da Diocese Vacante de Sobral (CE). No Regional Nordeste 1 da CNBB foi secretário regional e bispo referencial da Pastoral Familiar. Em Sobral, Dom Fernando fez importantes trabalhos pastorais, destacando-se à implantação das Comissões Diocesanas de Pastorais e implementação das Santas Missões Populares, iniciando assim a década de preparação da diocese para o ano centenário em 2015. Construiu o Seminário da Imaculada Conceição na cidade de Fortaleza para acolher os estudantes de Teologia provenientes de Sobral e a Fazenda Esperança São Bento, que tem por missão recuperar jovens com dependência química.
Dom Saburido é o 8º arcebispo metropolitando do Recife e Olinda e o 32º bispo a ocupar o sólio olindense. Ele foi nomeado em 1º de julho de 2009, sendo empossado no dia 16 de agosto do mesmo ano. Como arcebispo, foi eleito membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília, membro do Conselho Episcopal de Pastoral e Econômico do Regional NE2 e bispo de referência da Pastoral da Saúde. Integra ainda a Comissão Episcopal Nacional do Movimento de Educação de Base – MEB, com sede em Brasília.
No dia 8 de maio de 2014, Dom Fernando foi eleito para a função de presidente do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A escolha do epíscopo aconteceu durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Em 2015 foi reeleito presidente do Regional NE2, para o quadriênio 2015-2019. Esta é a terceira vez que ocupa o cargo.