Unicap sediou encontro sobre a OBMEP

DSCN8030

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu, na tarde desta terça-feira (15), um encontro sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no auditório G2. Na abertura, houve uma apresentação musical de duas alunas e um professor da Escola Rotary de Nova Descoberta.

DSCN7997

A primeira mesa do evento foi composta por Vicente Francisco de Souza (coordenador regional da OBMEP), Eduardo Góes (Departamento de Matemática da UFPE e coordenador do Programa de Iniciação Científica e Mestrado da OBMEP), Jorge Antonio Vera (diretor do Departamento de Matemática da UFRPE e coordenador do Programa de Iniciação Científica Jr. Da OBMEP), a professora Andréa Câmara (diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Unicap) e Shirley Cristina Malta (Gerente de Políticas Educacionais de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado de Pernambuco).

O professor Vicente de Souza falou sobre os objetivos da OBMEP, que este ano está na sua 10ª edição. Ele disse que é importante incentivar a matemática no Brasil e é interessante porque isso revela talentos. Eduardo Góes explicou que o Programa de Iniciação Científica e Mestrado da OBMEP tem o objetivo de ampliar o crescimento do aluno na área da matemática a nível universitário.

DSCN8020Em seguida, foi a vez de três estudantes falarem sobre as transformações e a felicidade ao ganhar as medalhas da OBMEP. Ricardo Oliveira da Silva, do município de Várzea Alegre (Ceará), João Lucas Gambarra, do município de Quixaba (Pernambuco), que já ganhou sete medalhas, e Pedro Augusto Brasileiro Lins Barbosa, de Recife, que já conquistou seis medalhas.

DSCN7981Ricardo Oliveira, que já conquistou várias medalhas de ouro e prata, falou um pouco sobre sua história de superação. Ele começou a estudar apenas aos 17 anos e era levado para a escola  de carrinho de mão pelo seu pai. “Nós só temos duas opções: ou lutar ou desistir. E eu sempre escolhi lutar. Esse é o caminho. Não existe outro caminho para um jovem, para um estudante se não a educação”, incentivou.

Ao final, houve entregas de medalhas de prata e bronze para alunos que ganharam a OBMEP em 2013.