Unicap sedia Seminário sobre Direitos Humanos

No Dia da Consciência Negra (20), a Universidade Católica de Pernambuco sediou  um Seminário sobre Racismo Institucional. O debate contou com importantes nomes do cenário social de Pernambuco. O tema geral das palestras foi Da Segurança Pública aos Direitos Humanos. Além de ter o apoio do Instituto Humanitas Unicap, o evento contou com a cooperação da Prefeitura do Recife, da Secretaria de Defesa Social da Polícia Militar de Pernambuco, da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do estado, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco e do Governo do Estado.

Os debates aconteceram no auditório G1 e foram abertos ao público. Na plateia, quase todos os presentes eram membros da Polícia Militar de Pernambuco. Eles ouviram temas relacionados à Filtragem Racial e ao Racismo Institucional. Entre dados e considerações, os palestrantes foram enfáticos ao afirmarem que ainda hoje existe muito preconceito racial no país.

A primeira mesa de diálogo ocorreu por volta das 9h e contou com a mediação da coordenadora de Formação da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Rosa Marques. Ela estava acompanhada pelo mestre em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco, coronel Geová Barros, e pelo pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco  Carlos Sant’anna.  Eles apresentaram dados e proposições que instigaram a plateia que acompanhava atentamente os debates.

Às 11h, a segunda mesa de diálogo, que foi mediada pela capitã Lucia Helena Salgueiro, contou com a participação do babalorixá da Nação Xambá, Ivo de Xambá, e de uma promotora pública do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Eles falaram da relação entre a intolerância religiosa com poluição sonora e a lei do silêncio.

À tarde, a programação trouxe debates ainda mais interessantes, com as participações da secretária executiva de Direitos Humanos do Recife,  Elizabete Godinho, e da cientista política Rebeca Duarte. O debate foi mediado pela ex-coordenadora do GT Racismo da Polícia Militar de Pernambuco, major Verônica Silva.